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WhatsApp: uso pelos brasileiros revela potencial para adoção de bots

por BulkServices


Bot WhatsApp

Quão receptivos seriam os brasileiros para conversar com robôs dentro de apps de comunicação instantânea? Ainda não sabemos. Mas uma coisa é certa: os brasileiros já estão utilizando o WhatsApp, por exemplo, para solicitar uma série de serviços que, no futuro, poderão ser atendidos por chatbots. Isso ficou claro nos resultados da mais nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio Móvel no Brasil, cujo relatório será disponibilizado na próxima quarta-feira, 20, para download gratuito.

Tal como na edição anterior, a pesquisa incluiu perguntas sobre o uso de apps de comércio móvel de quatro categorias específicas cuja utilização está mais madura no Brasil: chamada de táxi, delivery de refeição, reserva de hospedagem e compra de ingressos para eventos. Em todas elas, foi solicitado aos entrevistados que citassem livremente qual o app que usam com mais frequência para cada finalidade. Chamou a atenção a presença do WhatsApp entre os primeiros colocados em três dessas categorias.

Em delivery de comida, 8% dos entrevistados que costumam pedir refeição pelo smartphone responderam que o fazem principalmente através do WhatsApp. O aplicativo de comunicação instantânea fica em terceiro lugar, atrás apenas dos líderes iFood e PedidosJá, e na frente de outros apps dedicados a esse mercado, como HelloFood. A explicação é que há restaurantes e até mesmo serviços de quentinha que atendem seus consumidores através do WhatsApp.

Para chamada de táxi, 2% disseram fazê-lo principalmente pelo WhatsApp. E para reserva de hospedagem, 2% usam o aplicativo de mensagens. Novamente, a explicação está na adoção desse canal por taxistas autônomos com sua clientela fiel e por pousadas e hotéis de pequeno porte.

Bots no mundo

Há uma tendência mundial de os principais aplicativos de mensagens instantâneas abrirem APIs este ano para a construção de chatbots – robôs criados por marcas ou empresas para conversar diretamente com os consumidores através dos apps de mensagem e atender a pedidos, como uma chamada de táxi, uma entrega de pizza ou uma reserva de hotel.

Skype, Messenger, Kik e Slack já aderiram à novidade. O WhatsApp ainda não. Mas se mesmo sem permitir chatbots ele já está sendo naturalmente usado para comércio móvel, quando (e se) o WhatsApp abrir uma API com essa finalidade, haverá uma adoção imediata. Vale lembrar que de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil, o WhatsApp é atualmente o aplicativo mais presente na homescreen dos smartphones do País (está em 84,7% deles) e é o aplicativo favorito do brasileiro (se só pudesse ter um aplicativo, 44,9% dos brasileiros escolheria o WhatsApp).

Fonte: MobileTime

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