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WhatsApp para empresas: tudo que você precisa saber!

por BulkServices



O WhatsApp inovou a forma de comunicar-se com o seu público e vai resolver um dos maiores problemas reclamados pelos usuários: separar a conta particular da conta empresarial. Surge, então, o WhatsApp para empresas, uma versão dedicada exclusivamente aos negócios e que já está disponível no Brasil.

Conhecido como WhatsApp Business, o aplicativo conta com respostas automáticas para solicitações e dúvidas, oferecendo informações mais detalhadas sobre a empresa. Além disso, esse aplicativo oferece outras novidades, como as estatísticas, que permitem que as empresas tenham mais dados sobre o seu próprio serviço de atendimento.

Ficou interessado e quer saber como essa versão funciona e quais são as vantagens para o negócio? Então continue a leitura deste post!

O que é WhatsApp Business?

Podemos defini-lo como uma versão do famoso aplicativo de mensagens voltada para a comunicação entre as empresas e seu público. A ideia é facilitar a comunicação entre ambas as partes, além de torná-la mais segura, já que o cliente vai ter a certeza de que está se comunicando com um perfil profissional.

Vale destacar que, de acordo com o escritório do WhatsApp no Brasil, os profissionais que fazem parte do programa MEI (Microempreendedor Individual) também vão poder criar perfis Business.

Lembrando ainda que o serviço vai permitir ao dono da conta Business o acompanhamento das estatísticas sobre as mensagens lidas pelos clientes, a fim de determinar quais são as estratégias de comunicação que realmente funcionam.

Por enquanto o serviço se mantém gratuito, mas o WhatsApp afirma que funções adicionais poderão ser pagas no futuro.

Qual é a diferença entre o WhatsApp Business e o convencional?

O que exatamente o WhatsApp para empresas traz de novidade quando comparado ao app convencional? Vejamos:

WhatsApp Web

Não podemos dizer que usar o aplicativo no computador é uma novidade. No entanto, saber que o WhatsApp corporativo poderá ser usado no computador já é um grande alívio, uma vez que facilita o gerenciamento da conta.

Tipo de conta

A conta vai ser listada como um perfil de empresa. Dessa forma, todos os contatos vão saber que estão se comunicando com uma conta corporativa. A ideia é de que o selo de autenticação esteja em todos os perfis empresariais com o tempo.

Informações

Quantas mensagens foram enviadas? Quantas foram entregues aos usuários? Quantas delas foram lidas? Com o WhatsApp Business você vai ter acesso a todas as informações sobre o uso da sua conta, o que permite um controle maior das interações.

Perfil empresarial

Assim como acontece com o perfil particular, a empresa vai ter o perfil criado, com todas as informações necessárias: tipo de empresa, localização, descrição, endereço de e-mail e site. O mais interessante é que será possível migrar as conversas do perfil pessoal para o perfil profissional.

Automatização de respostas

As respostas poderão ser programas para aqueles contatos que procurarem a empresa fora do horário de atendimento. É possível formatar as respostas, além de agendar as mensagens que serão enviadas.

Outras configurações dessa versão são a de ausência e de saudação. A de ausência é usada para quando não estiver alguém disponível para interagir com o cliente, e a de saudação é enviada a todos os consumidores que entram em contato após 14 dias de inatividade ou pela primeira vez.

Quais são as vantagens de utilizar esse novo recurso?

Perfil empresarial

No WhatsApp para empresas, alguns campos de informações estão disponíveis para o perfil do usuário — os quais não se encontram no WhatsApp convencional. Entre eles estão:

  • e-mail;

  • endereço;

  • horário de atendimento;

  • área de atuação;

  • site oficial.

Migração segura da antiga conta

Se você estava preocupado com o fato de poder perder todo o histórico de contatos e de mensagens da sua conta antiga, saiba que a versão do aplicativo para empresas foi desenvolvida para que a antiga conta faça uma migração com segurança, mantendo os históricos de contatos e de conversas.

Estatísticas

Com essa nova versão você vai ter a possibilidade de conferir todas as informações de estatísticas do aplicativo para saber quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues aos destinatários, quantas foram lidas e recebidas de clientes ou contatos.

Confira um passo a passo para que você saiba como visualizar tais estatísticas no WhatsApp para empresas:

  • abra o aplicativo e clique/toque em opções “ícone de três pontos”, localizada no canto superior direito da sua tela;

  • acesse a opção “configurações”;

  • em seguida, acesse a opção “configurações da empresa”;

  • na próxima janela, clique/toque em “estatísticas”.

Etiquetas

No WhatsApp Business é possível criar etiquetas para os clientes. Esse é um recurso essencial para as pessoas que já vendem pelo WhatsApp, uma vez que é possível sinalizar o status do consumidor. As etiquetas padrão são:

  • novo pedido;

  • novo cliente;

  • pago;

  • pagamento pendente;

  • pedido finalizado.

No entanto, você também pode criar as suas próprias etiquetas a fim de facilitar a organização dos seus contatos. Para marcar os clientes com a etiqueta, basta que você clique e segure no contato desejado. Em seguida, selecione o penúltimo ícone que vai aparecer no canto superior da sua tela.

Se você quiser visualizar todos os clientes que receberam etiquetas, clique em opções e acesse as etiquetas. Você vai ver quantos clientes estão em cada etiqueta!

Respostas automatizadas

Essa talvez seja a novidade mais bacana e a grande sacada do aplicativo! Agora é possível definir respostas automáticas caso a empresa receba alguma mensagem fora do expediente.

Dessa forma o WhatsApp Business disponibiliza um calendário, onde você vai poder escolher os dias e horários em que não há atendimentos. Uma mensagem padrão será adicionada para que os consumidores recebam de modo automático caso entrem em contato nesse período.

Vale frisar que todos os recursos que se encontram disponíveis no WhatsApp convencional também estão no WhtasApp Business. Caso você queira acessar mais de uma conta, como o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business, você deverá acessá-los em dois navegadores distintos (no caso do computador). Vale ressaltar que não é preciso fornecer CNPJ para utilizar o aplicativo.

O grande benefício de usar o WhatsApp para empresas é ter um canal legítimo para falar com os seus clientes. Assim como nas demais redes sociais, vai haver um selo de conta verificada para transmitir confiança ao cliente. É uma maneira excelente para que os empreendedores separem um contato profissional do pessoal, além de contar com outras funcionalidades específicas. Então não perca mais tempo, organize a empresa e defina uma ótima estratégia para usar essa nova versão!

O que você achou deste post sobre o WhatsApp para empresas? Ficou interessado nessa novidade e quer investir no seu negócio? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços agora mesmo!

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