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WhatsApp marketing: será que funciona?

por BulkServices



O WhatsApp marketing tem crescido nos últimos tempos e se tornou uma opção viável para promover negócios e dar visibilidade a eles. “Mas o WhatsApp não é um aplicativo de mensagens entre contatos?”, você pode se perguntar. A princípio, sim. Mas o interesse em seu uso para negócios fica claro quando percebemos como funciona.

Vamos começar com um dado: o aplicativo tem cerca de cem milhões de usuários ativos só no Brasil.

E como são os hábitos dessas pessoas? Uma pesquisa realizada em janeiro de 2016 verificou que 89% dos usuários de smartphones afirmaram fazer uso do WhatsApp diariamente, sendo que mensalmente esse número chega a 96%. Um app com tantos usuários ativos certamente é uma oportunidade interessante para promover um negócio.

Por meio dessas informações, queremos mostrar que, ao utilizar o WhatsApp marketing em sua empresa, você pode vender mais. E, ainda por cima, reduzindo custos, pois não haverá a necessidade de gastar dinheiro com alternativas de comunicação bem mais caras. Vamos ver um pouco mais sobre esse assunto? Acompanhe!

Como fazer WhatsApp marketing com sucesso?

1. Planeje bem sua estratégia

Para que qualquer técnica de marketing funcione bem, é necessário planejamento. Diversos direcionamentos devem ser feitos para que uma estratégia seja eficiente, e não uma série de tiros no escuro.

Primeiramente, segmentar seu público-alvo é essencial. Saber quem buscar não é apenas algo que deve direcionar uma estratégia de marketing, mas todo o modo como um empreendimento funciona. Para o WhatsApp marketing, isso é importante para saber como e quando abordar os usuários que o seu negócio tenha contato.

Por exemplo, para um público mais jovem, pode ser mais atraente enviar imagens com um design chamativo e mensagens mais curtas e instigantes. Já para um público mais velho e com um perfil profissional mais sério, mensagens mais objetivas, com conteúdos úteis, podem ser mais eficientes.

Ter uma segmentação de público-alvo bem desenvolvida não apenas ajuda sua campanha de marketing a dialogar mais de perto com seus clientes em potencial, como também demonstra que seu negócio é capaz de oferecer soluções bem pensadas e especializadas para esses grupos.

Além disso, não deixe de monitorar o engajamento gerado: número de mensagens enviadas, visualizadas, respondidas e contatos retornados. Isso, aliado às práticas adquiridas por um negócio e ao feedback de clientes anteriores, ajuda a refinar uma estratégia e torná-la mais eficiente.

2. Utilize um conceito similar ao da criação de personas

Normalmente, as empresas estão acostumadas a criar personas (personagens semifictícios) para representar o público que elas desejam segmentar. Para se trabalhar com o WhatsApp marketing, podemos utilizar mais ou menos o mesmo conceito, porém alguém representará o papel dessa persona na vida real.

Você deve estar se perguntando como isso funciona. Simples, o WhatsApp é uma ferramenta que as pessoas utilizam com certa cautela, ou seja, elas o associam a algo mais íntimo. Os usuários do aplicativo geralmente o utilizam para falar com amigos e familiares e trocarem mensagens, vídeos ou conversas mais informais. De modo mais raro, o WhatsApp pode ser até uma ferramenta de trabalho.

Para que sua estratégia tenha credibilidade, aplique o conceito de persona ao seu negócio, mas invertido. Isso porque a persona não será mais tratada como um personagem semifictício destinatário de seu conteúdo, mas como a personificação de sua empresa no aplicativo. Trata-se de dar uma “cara” para o seu empreendimento, para que ele possa se comunicar com maior eficiência pelo app.

Crie uma persona (real) amigável e envolvente para sua marca. Por que isso? Porque as pessoas no WhatsApp não gostam de se relacionar diretamente com empresas. Elas preferem ter contato com pessoas, algo mais pessoal.

Por isso, para que sua estratégia dê certo, entregue aos clientes o contato de uma pessoa que pode gerir o atendimento junto a eles. Pode ser de um gerente, vendedores, empresas sérias de comunicação, ou mesmo o de um dos gestores ou diretores de marketing do negócio.

Isso fará com que os usuários percebam que estão falando com pessoas reais e não com uma marca qualquer. É um sinal importante de transparência.

3. Ofereça algo de valor para aumentar seu número de contatos

Precisa aumentar seu número de contatos? Então, ofereça algo que agregue valor à vida das pessoas em troca de seus números de telefone. Incentive o engajamento e as interações entre visitantes e a página de seu negócio, seja por meio de sorteios, download de brindes, promoções ou mesmo uma demonstração grátis.

Essa técnica é excelente para chamar mais atenção nas redes sociais, pois as pessoas adoram compartilhar quando ganham algo.

Além do mais, essa estratégia de WhatsApp marketing fará com que o cliente não só entregue seu contato, mas também manterá o seu em mente por ter se beneficiado diretamente da oferta realizada — ou pela chance de se beneficiar ao ganhar um eventual sorteio.

4. Entregue conteúdos relevantes

Conseguiu o contato do cliente? Então, você pode aproveitar outra estratégia muito utilizada pelo marketing digital, que se chama marketing de conteúdo.

Estude o perfil de seus consumidores em potencial e entregue a eles um conteúdo que realmente seja relevante aos seus interesses. Quais são os problemas que essas pessoas costumam enfrentar? Quais são seus objetivos? Se seu negócio já adota o marketing de conteúdo, pense em como traduzir um post de blog ou de redes sociais em uma breve e instigante mensagem de texto.

O marketing de conteúdo é uma forma de educar seu público, passar informações sobre sua marca de maneira mais sutil e motivar engajamento com clientes e consumidores em potencial por mais tempo.

Suas campanhas com WhatsApp marketing podem ser consideravelmente aperfeiçoadas com essa estratégia, sendo um meio interessante de gerar leads qualificados e mais vendas para seu negócio.

5. Use os formatos disponíveis a seu favor

Um dos motivos pelos quais o WhatsApp é uma ferramenta de marketing tão interessante é a diversidade de formatos de mensagem que ele comporta.

Ao contrário do SMS, que possui limite de caracteres e só comporta texto, o WhatsApp facilita o envio de mensagens de texto maiores, bem como imagens, vídeos, áudios, arquivos e pastas.

Apesar do fato de que enviar arquivos e pastas em um primeiro contato possa gerar certa desconfiança, usar imagens, vídeos e mensagens de áudio pode servir para chamar um pouco mais de atenção para o que está sendo oferecido.

Por exemplo, você pode enviar uma imagem com a identidade visual da empresa, com os pontos principais da mensagem, ou até com um infográfico, por exemplo.

Saber utilizar os formatos compatíveis de modo eficaz ajuda a tornar o conteúdo oferecido mais atraente, correndo muito menos risco de passar despercebido pelo usuário do app que o visualiza.

6. Foque o pós-venda

Naturalmente, o WhatsApp pode ser uma ferramenta extremamente útil para a fidelização de clientes, usando-o no momento pós-venda. Ao realizar uma venda online ou presencialmente e obter o número de telefone do consumidor, adicione-o a uma base de dados e faça contatos periódicos.

Nessas comunicações, é interessante pedir feedback sobre a compra, divulgar promoções e marcar presença em datas importantes.

Se, junto ao número de telefone, você obteve a data de aniversário do cliente, envie uma mensagem de felicitação. Natal, Páscoa e Dia das Mães, entre outros, também são momentos válidos para um contato, mantendo seu negócio na memória do público e sutilmente promovendo o negócio e incentivando a publicidade boca a boca.

7. Prefira o relacionamento à publicidade

Um serviço de envio de mensagens via Whatsapp é interessante para fazer um primeiro contato com várias pessoas simultaneamente, comunicando alguma informação útil do negócio. Mas o WhatsApp, como aplicativo de mensagens que é, não é utilizado no máximo de seu potencial, a menos que haja interações entre os usuários.

Portanto, pense bem em que tipo de conteúdo pode gerar alguma forma de engajamento, seja por meio de um número ou e-mail, ou mesmo respondendo à mensagem enviada. Dê às mensagens enviadas uma aparência mais pessoal e próxima, mais informativa do que publicitária.

Retorne contatos, responda a dúvidas e dê preferência a uma comunicação pessoal. Ao agir dessa forma, você faz um WhatsApp marketing mais leve e torna as vendas uma consequência natural do bom relacionamento com seus clientes em potencial.

8. Faça WhatsApp marketing com profissionalismo

Utilizar o aplicativo como ferramenta de marketing exige certos cuidados. É preciso ter ética e adotar boas práticas na hora de trabalhar com ele.

Ninguém gosta de spam. Por isso, cuidado com o excesso de mensagens e atente-se para que elas não fiquem muito impessoais, publicitárias. Lembre-se do relacionamento como um pilar importante do WhatsApp marketing.

Cuide para que o nível de suas campanhas seja bastante profissional e menos invasiva possível. Moderação com essa ferramenta é o segredo para fidelizar clientes.

Se sua empresa é nova nesse assunto, talvez o ideal seja trabalhar com agências de comunicação que entendam como otimizar o WhatsApp marketing e possuam plataformas que possibilitem a ativação e o relacionamento com o público. Além disso, é importante fazer o controle de suas campanhas corretamente, para que seu negócio não corra o risco de queimar sua imagem no mercado.

E então, gostou de conhecer melhor sobre os benefícios do WhatsApp marketing para sua empresa? Assine nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos relevantes e essenciais para o seu empreendimento!

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