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WhatsApp marketing para restaurantes: como usá-lo para atrair clientes

por BulkServices



Definitivamente o WhatsApp entrou no gosto do público. No Brasil, são mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente. Diante desse cenário, milhares de gestores sentiram necessidade de descobrir como atrair clientes para restaurantes. Afinal, com a melhora da experiência do consumidor, os resultados internos tendem a aumentar.

O WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para aqueles que atuam nessa área. O aplicativo pode ser útil como meio de divulgação, comunicação, marketing, entre uma série de outros benefícios. É justamente por esse motivo que resolvemos trazer, no post de hoje, algumas dicas de WhatsApp marketing para restaurantes. Confira a seguir!

1. Envie alertas para o público

A primeira dica para quem deseja usar o WhatsApp marketing para restaurantes é imaginar esse tipo de ferramenta como um meio de comunicação com o público. Normalmente, os restaurantes possuem pratos especiais para o dia, que variam desde as sobremesas até os próprios pratos principais.

Quer oportunidade melhor para atrair clientes para o seu restaurante? A maioria das pessoas não sabe exatamente o que vai sair para comer. Mas o seu restaurante pode ser diferente e colocar os pratos do dia bem à frente dos olhos do cliente.

O WhatsApp pode ser um bom veículo para realizar avisos ao público e atraí-lo ao seu estabelecimento. O melhor de tudo é que, com a ajuda da tecnologia, os envios podem ser feitos automaticamente.

2. Realize a divulgação do restaurante

Outra funcionalidade do WhatsApp marketing para restaurantes é a própria divulgação. Com a ferramenta, podemos enviar conteúdos promocionais, por exemplo. Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado como um meio para explorarmos outras ações desenvolvidas pela empresa, como eventos em datas comemorativas.

Certamente, essa pode ser uma plataforma muito efetiva para conseguir a atenção do cliente para o foco que desejamos, principalmente considerando que, hoje, ninguém fica mais sem o celular por perto.

3. Cuide da qualidade das mensagens

Na hora de descobrir como atrair clientes para restaurantes, muito se pensa no conteúdo em si, e não tanto na forma. Ou seja, o planejamento está muito mais focado no tema da mensagem que na linguagem utilizada para transmiti-lo.

Mas é essencial que se pense nas duas coisas. E isso começa com uma boa análise do público-alvo: é preciso que se pensa quais são seus interesses e o modo como essas pessoas falam.

A partir desse estudo, será possível saber exatamente quais temas abordar e como fazer isso. Você poderá incorporar gírias e maneirismos de seu público na linguagem, tornando-a mais natural e mais próxima. Lembre-se de verificar a gramática e ortografia das mensagens. Não existe nada pior do que um texto sem sentido e com erros de português.

4. Promova a fidelização de clientes

O WhatsApp pode ser um excelente meio para promovermos a fidelização dos clientes. Além do envio de mensagens individuais, também podemos criar grupos para interagir com os fregueses, promovendo promoções especiais para eles. Assim, os clientes se sentirão mais prestigiados e, além de se tornarem participativos no seu grupo, certamente se sentirão estimulados a visitar o seu restaurante.

Pode ter certeza de que esse senso de coletividade promovido pela ferramenta gera a personalização ideal para fomentar a fidelização. Afinal, o cliente precisa se sentir valorizado para realmente “vestir a camisa” do seu restaurante, voltar sempre e indicar para amigos e familiares!

5. Planeje com antecedência os envios

Por falar em planejamento, se possível, crie um calendário de envios para conseguir melhores resultados com sua comunicação, tanto por WhatsApp quanto por outras mídias. Assim, fica mais claro quando criar, ou não, novas promoções, uma vez que se torna mais simples de controlar a periodicidade entre elas.

Fora o controle de promoções, também é possível visualizar lacunas e planejar o envio de mensagens de forma que seus clientes sempre se lembrem de seu restaurante. Quanto aos horários, é propício aproveitar os períodos em que seu público-alvo costuma se preparar para as refeições. Se a maior parte de seus clientes é composta por executivos, por exemplo, considere o horário comercial e envie mensagens próximo ao meio-dia para divulgar combos especiais.

Outro benefício do planejamento prévio é a possibilidade de acertar no tom das mensagens, uma vez que há tempo para ser mais criativo, fora que há menos chances de deixar alguma data especial passar em branco.

6. Crie respostas automáticas

Aposto que você já passou pela situação de mandar mensagem para alguém por WhatsApp e ficar sem uma resposta. Isso não é muito agradável, correto? Então não deixe que seus clientes se encontrem nessa posição.

Uma das ferramentas disponíveis do WhatsApp é a mensagem automática. Você pode programá-la para relembrar o horário de atendimento e avisar que, assim que possível, algum atendente retomará o contato.

7. Capriche nas imagens promocionais

Você sabe no que consiste o marketing sinestésico? Esse campo busca desenvolver estratégias capazes de explorar os cinco sentidos humanos na hora de vender: tato, olfato, visão, audição e paladar.

Ao ver uma foto bem tirada de um prato bonito, automaticamente nos lembramos do gosto da comida e isso é o suficiente para, pelo menos, considerarmos a compra. Pense então no poder que reside num GIF de queijo derretido.

Por isso, contrate um fotógrafo ou agência para criar composições com seus produtos. Hoje em dia, você encontra, inclusive, profissionais especializados em gastronomia. Um bom designer para desenvolver as peças que serão enviadas pelo WhatsApp também faz grande diferença no resultado de suas imagens.

8. Faça um bom pós-venda

Muitas vezes, o esforço de comunicação recai sempre na atração de novos clientes, sem pensar na fidelização e no poder do boca a boca para novas indicações. Aproveite o WhatsApp para fazer ações de pós-venda, pedindo um feedback sobre o próprio trabalho não só para manter o relacionamento como também para descobrir pontos de melhoria.

9. Desenvolva o atendimento ao cliente

Por fim, o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para realizar o atendimento ao cliente. Podemos gerar mais comodidade para o consumidor recebendo pedidos por meio da ferramenta, isso quando o sistema de delivery está ativo. Assim, ambas as partes podem ganhar: o cliente em comodidade e o restaurante em vendas.

Espera, mas o que isso tem a ver com o marketing? Tudo! Para o consumidor, o atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade do produto. Pelo menos esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Essa pode ser uma forma de atrair clientes promotores, ou seja, aqueles que divulgarão o seu espaço para outras pessoas, realizando o famoso marketing boca a boca.

Saber como atrair clientes para restaurantes pelo WhatsApp pode ser um respiro para as vendas, principalmente para os locais que também usam a ferramenta para aceitar pedidos. Portanto, coloque essas dicas em prática o quanto antes, sempre adaptando-as para a sua clientela.

Já sabe por onde começar? Então entre em contato conosco para conhecer nossa ferramenta de envios de mensagens por WhatsApp.

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