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WhatsApp Business: saiba como ele pode ajudar no seu negócio!

por BulkServices



Você conhece o WhatsApp Business? Também chamado de WhtasApp para Emrpesas. É a versão ideal do aplicativo de mensagens mais conhecido no mundo para instituições. Com ele, é possível estreitar a comunicação com os consumidores para aumentar as vendas e fidelizar os atuais clientes.

Para entender, de fato, o que é essa versão e como usá-la, você verá neste post como a comunicação entre cliente e empresa foi modificada, o que é o WhatsApp Business e quais são as funcionalidades mais interessantes para as empresas.

Quer interagir com seus usuários? Veja agora como o WhatsApp pode ajudar nisso. Boa leitura!

Como a comunicação entre cliente e empresa mudou

Os hábitos das pessoas foram modificados. Antes, prestigiava-se os encontros presenciais. Hoje, o virtual supre a falta de tempo, tanto para conversar com amigos e parentes quanto para se comunicar com as empresas.

No dia a dia corrido, os internautas procuram ser atendidos nos locais em que normalmente estão. Querem resolver problemas, pendências e dúvidas sem nem mesmo sair dos aplicativos usados. Além disso, a expansão dos smartphones proporcionou estratégias para que a interação com a empresa estivesse na palma da mão.

A demanda, porém, nem sempre é percebida e entendida como um investimento. Ainda há companhias que não se comunicam com seus clientes e interessados a partir de aplicativos de mensagens, SMS e redes sociais. Outras, embora estejam disponíveis, não possuem uma estratégia bem definida para fazer com que a comunicação seja agradável e bem recebida pelos usuários.

O WhatsApp, por exemplo, já conta com mais de 120 milhões de usuários no Brasil. Isso significa que é uma ótima via para se comunicar com os consumidores, já que boa parte dos brasileiros estão utilizando o aplicativo.

Mas, a final de contas, o que é o WhatsApp Business? Veja agora!

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo de mensagens feito exclusivamente para empresas e disponível para usuários Android. Como a versão tradicional, tem download gratuito. Ele foi criado para que as necessidades de pequenas e médias empresas fossem atendidas, uma vez que essas instituições adotaram o aplicativo como uma ferramenta de contato com os usuários e de promoção de vendas.

A principal diferença do WhatsApp Business para o aplicativo padrão é a facilidade na interação com os clientes. Ele conta com ferramentas para classificar, responder e automatizar mensagens, o que não está disponível no app para uso pessoal.

Como criar

Para usar o aplicativo, procure e baixe o WhatsApp Business. Para não correr o risco de confundi-lo, há um “B”, referindo-se a Business, dentro do balão da logomarca. Após baixá-lo:

  • toque em “Concordar e continuar”; 
  • permita que o app tenha acesso aos contatos, arquivos e fotos; 
  • insira e verifique o número de telefone reservado para esse atendimento.

Vale lembrar que se você usar um número que já possua conta no WhatsApp tradicional, o aplicativo dará a sugestão para transformá-lo em Business. Caso esse seja seu desejo, basta aceitar a sugestão e tocar em “Continuar”. Feito isso, o aplicativo fará a restauração das mensagens para o atual número de telefone. Você poderá encontrá-lo como o nome de “WA Business”.

É possível usar os dois aplicativos ao mesmo tempo em um mesmo celular. Entretanto, cada um deles deve estar vinculado a um número diferente (ideal para quem utiliza dispositivos com dois ou mais chips). Porém, não é possível ter as duas contas para um mesmo número.

Como utilizar o aplicativo

Para editar e explorar tudo o que o app pode proporcionar, é importante criar o “Perfil comercial”. Lá, é possível incluir informações para seus clientes, como endereço físico (e ainda pode colocar um mapa), descrição empresarial, horários de atendimento, endereço de e-mail e site.

Quais são suas funcionalidades

Veja agora as principais vantagens para as empresas que utilizam a versão Business do programa.

Ter um perfil verificado

Um perfil verificado pode passar mais confiança para as pessoas, mostrando que aquele canal é realmente responsável por resolver as demandas e dúvidas dos usuários com a empresa. Existem três tipos de status: verificada, confirmada e comercial.

Verificada

É o status para empresas que foram verificadas pelo WhatsApp. Significa que a conta é autêntica. Um ícone verde aparece no perfil para indicar a verificação.

Confirmada

Acontece quando o WhatsApp confirmou que o número de telefone é realmente correspondente ao número da empresa. Nesse caso, o ícone é cinza.

Conta comercial

A conta comercial é aquela que ainda não foi confirmada ou verificada. Ela possui um ícone cinza e um ponto de interrogação no perfil.

Vale destacar que não é possível pagar ou pedir para que a conta seja confirmada ou verificada. De acordo com o WhatsApp, apenas algumas empresas são verificadas. Vários fatores influenciam isso, como ter uma marca reconhecida. Além disso, usar um número realmente empresarial também conta. Preencher o perfil da empresa é uma possibilidade para aumentar as chances de verificação ou confirmação.

Permitir respostas automáticas

Em “Configurações da empresa”, é possível configurar mensagens que podem ser entregues automaticamente, como indicações de ausência, quando não há atendentes para conversar com o usuário, ou de saudação, útil para introduzir uma conversa com novos consumidores (ou que já estejam há algum tempo sem interagir com o canal).

Usar etiquetas

As etiquetas são ferramentas importantes para organizar contatos e conversas. Depois, será mais fácil encontrar as pessoas. Para ver as etiquetas existentes, toque em Configurações e, depois, em Etiquetas. As padrões são: novo cliente, novo pedido, pago, pagamento pendente, pedido finalizado. Você pode criar outras, mas a cor é automática.

Poderá ainda usá-as na conversa que desejar. Basta abrir o menu de três pontos e tocar em “adicionar etiqueta à conversa”. Depois, escolha a tag desejada ou crie uma na mesma tela. Sempre que for necessário, você poderá trocá-la. Por exemplo: de “pago” para “pedido finalizado”.

Observar estatísticas

Ao ver as estatísticas, é possível entender o número de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas pelos consumidores. Além disso, o programa também mostra quantas mensagens a sua conta recebeu. Esse recurso é interessante para verificar se a campanha de marketing atingiu aos objetivos propostos. Para acessar a área, entre na tela de configurações, toque em “Configurações da empresa” e, depois, em “Estatísticas”.

Agora que você já sabe utilizar o WhatsApp Business, é hora de se programar para aprender a usar todas as funcionalidades do aplicativo e conseguir estreitar a comunicação com o público para fidelizar e aumentar as vendas.

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