Logo Bulk Services

Você sabe qual o papel da gestão de base de dados para o marketing?

por BulkServices



Ter uma base de contatos consistente é fundamental para o sucesso de uma campanha de marketing. Hoje é possível capturar e armazenar volumes gigantescos de dados, principalmente no e-commerce. No entanto, às vezes, falta capacidade de analisar todas essas informações, o que torna a gestão de base de dados um fator crucial para suas estratégias. 

Devemos frisar que a grande variedade, tipos e divergência de formatos dos dados cadastrados impedem o seu aproveitamento ao máximo, dificultando ações reais. Para auxiliá-lo nesta tarefa, este post vai mostrar qual o papel e como potencializar o uso dessa ferramenta. Sigamos em frente!

Você sabe o que é Database Marketing?

Database Marketing é o processo de coletar, arquivar e usar conhecimento sobre seus clientes e prospects como ferramenta para tomada de decisões. Serve para que todas as informações, atributos e comportamentos dos clientes sejam mantidos no banco de dados.

Todas as ações que envolvam relacionamento com o cliente precisam ser mantidas pelo Database Marketing e as aplicações vão desde a prospecção de clientes até o pós-venda, passando pelo serviço de atendimento ao consumidor, televendas, telemarketing e atendimento de balcão.

Trata-se de uma coleção de dados inter-relacionados de clientes e transações que permite a busca e uso oportuno daquelas informações para transformá-las em negócio.

Seu objetivo é conhecer o cliente e promover meios para fidelizá-lo, vender novos produtos e melhorar a qualidade do relacionamento entre a empresa e consumidor. Além disso, se preocupa em estruturar o sistema de informações administrativas da empresa que possam atender a alguma necessidade do público.

Veja quais são suas principais funcionalidades:

  • criar informações e condições de análise para podermos visualizar e focar os fatores que influenciam os clientes;
  • criar um canal de comunicação direta e objetiva com o mercado;
  • manter um relacionamento sólido e duradouro com os consumidores;
  • criar campanhas, promoções e eventos de fidelização e conquista de novas audiências;
  • identificar e neutralizar as ações de concorrência;
  • direcionar campanhas e identificar nichos de mercado;
  • garantir um planejamento mais viável para as ações comerciais e de marketing.

Trata-se de uma excelente estratégia para obter sucesso no relacionamento com o cliente. Para isso, é preciso saber utilizar informações sobre seu público-alvo para benefícios deles e lucro seu.

Importância de manter o cadastro de clientes atualizado

A regularidade na manutenção e atualização desses dados poupa o tempo das equipes, facilita a comunicação, evita erros, fraudes e outros prejuízos.

É extremamente importante cuidar para que o cadastro de clientes seja atualizado e para que suas informações estejam sempre acessíveis e organizadas. 

Como esses dados auxiliam nos resultados de marketing?

A boa gestão de base de dados auxilia nos resultados do marketing em diferentes multicanais, como: captação de novos clientes, segmentação correta do público, impulsionamento de campanhas, entre outros.

Saiba que analistas de negócio gastam 80% do tempo unificando, coletando, integrando e convertendo bases de dados isoladas e apenas 20% do tempo realmente analisando as informações geradas.

A gestão adequada dos dados contribui para que as organizações trabalhem baseadas nas ideias e nos insights que as informações registradas proporcionam, além de permitir que os analistas passem a focar 80% do seu tempo em análise e apenas 20% em coleta, invertendo a situação atual. 

A seguir, detalhamos a relação da gestão de base de dados com os resultados de marketing. Confira!

Captação de novos clientes

Conhecer as preferências e necessidades das suas personas e fazer a gestão de dados desse cliente contribui para que você ofereça produtos e serviços relevantes para o seu consumidor, convertendo seus leads em clientes e, posteriormente, fidelizando-os, graças às ações mais efetivas, que atendam — e até superem — suas expectativas. 

Segmentação do público-alvo

Antes de desenvolver uma campanha de marketing é preciso conhecer a fundo o público-alvo para conseguir atingi-lo com precisão. Para isso, pesquise e busque informações sobre o consumidor de seus produtos ou serviços: faixa etária, classe social, interesses etc.

A partir disso, cadastre esses dados no sistema para, então, direcionar suas ações de marketing aos grupos estabelecidos.

Impulsionamento de campanhas

Para que suas campanhas de marketing sejam um sucesso, é preciso considerar as características de cada grupo selecionado, desenvolvendo estratégias específicas para cada segmento.

Se o seu público-alvo for homens e mulheres com idade entre 30 a 45 anos, você pode fazer novos segmentos, selecionando mulheres interessadas em bem-estar, com filhos ou, ainda, homens com interesse em motociclismo, que curtem viajar ou, também, que se interessam por negócios e finanças, por exemplo.

A partir da segmentação das campanhas para os perfis selecionados é possível atingir a mais pessoas, aumentando a audiência e as chances de lead, conversão e fidelização.

A partir disso, é possível enviar mensagens via SMS e WhatsApp para o público-alvo estabelecido.

Uso do WhatsApp Marketing

O WhatsApp é um ótimo canal para aproximar sua empresa dos consumidores, pois detém mais de 1 milhão de usuários no mundo todo e 120 milhões só no Brasil. A taxa de abertura do aplicativo é de 70%, segundo uma pesquisa da plataforma de educação digital, Defynd. 

A comunicação via aplicativo é mais pessoal do que quando feita por e-mail ou outros canais, facilitando a construção de relacionamento com o público, além de gerar confiança e proporcionar atendimentos diferenciados.

potencial do app é bastante valorizado ao enviar informações sobre ofertas e produtos, tirar dúvidas, mostrar-se disponível e criar empatia. Além de ser possível conversar com várias pessoas paralelamente, aumentando a agilidade do atendimento e a troca de mensagens.

O seu grande diferencial é a comunicação com outras cidades e estados gratuitamente. Além do envio de textos, imagens, vídeos e áudios, diversificando as possibilidades de atendimento.

Com o aplicativo, as empresas esclarecem dúvidas e oferecem opções de produtos, o que significa aproveitar o recurso para informar leads e clientes de forma criativa. Sem falar da possibilidade de vender pelo WhatsApp e manter contato direto com quem já é cliente.

Uso do SMS Marketing e SMS Corporativo

Usar relatórios de tendências e de comportamento de consumo pode ser o caminho para as estratégias de fidelização de clientes por meio de aplicativos móveis. Se bem mapeados, permitem criar uma abordagem utilizando SMS para cada grupo e, individualmente, personalizar a mensagem para cada cliente.

O uso massivo de dispositivos móveis faz com que o Mobile Marketing torne-se um aliado para a maioria das empresas e agências de publicidade do país. 

Devido ao crescimento exponencial da quantidade de linhas telefônicas móveis, o SMS Marketing é campeão na preferência dos especialistas no ramo, tanto pelo custo baixo, quanto pelo largo alcance e alto Retorno sobre o Investimento (ROI). 

O que é qualidade dos dados?

Por tratar-se de uma etapa importante no processo decisório, a análise de dados deve ser criteriosa. Logo, as organizações devem se certificar da qualidade dos dados registrados. Isso garante que tais informações sejam relevantes e promovam retorno para o negócio.

Isto é, consulte a procedência dos fatos, verifique a composição dos elementos e avalie a consistência das informações disponíveis dentre outras verificações.

O Data Quality Assurance ou “garantia da qualidade de dados” é um método utilizado para assegurar a eficiência e confiabilidade dos dados. Ele examina os registros, averiguando se existem inconsistências ou irregularidades por meio de um processo de examinação dos dados disponíveis (data profiling), além de “limpar” as bases, removendo ou acrescentando informações, melhorando a qualidade e possibilitando uma leitura e interpretação mais fluída.

Sim, assegurar a origem dos elementos da análise é fundamental, mas não é só isso. Também é preciso escolher a metodologia mais adequada para estudar e interpretar os dados e obedecer a todos os processos do framework (fluxograma do processo) escolhido.

Por isso, é importante que a empresa conte com um especialista em big data para identificar a melhor metodologia e fazer as previsões desejadas com um alto índice de acerto.

A partir da leitura deste texto, a gestão de base de dados da sua empresa com certeza está alinhada às suas estratégias de marketing. Agora, que tal entrar em contato conosco? Temos a solução que você precisa!

Comentários

Comentários