Logo Bulk Services

Vejas dicas e modelos de mensagens de final de ano para clientes

por BulkServices



O período de festas é uma boa oportunidade para enviar mensagens de final de ano para os clientes, não só pela tradição de Natal e Ano-Novo, mas também com a inserção de dias de compras como a Black Friday e a Cyber Monday.

Mais do que apenas realizar ofertas, para chamar a atenção do público que está disposto a comprar é necessário estar preparado. Por isso, adotar as melhores estratégias de marketing e práticas para suas campanhas é essencial.

Neste post, separamos dicas infalíveis para potencializar seus resultados ao adotar essa estratégia de enviar mensagens de final de ano. Vamos começar?

Confira sua lista de clientes

Antes de começar a campanha do envio de mensagens de final de ano, verifique se seu banco de dados está preenchido e atualizado. Analise:

  • Há quanto tempo você está em contato com esse público?
  • Como os clientes respondem ao envio de mensagens?
  • Qual é o nível de engajamento da sua lista?

Todos esses fatores são bons indicativos para saber como e por onde segmentar. Assim, é possível criar campanhas de reengajamento ou privilegiar os contatos que mais interagem com as suas mensagens com um desconto especial ou a possibilidade de comprar antecipadamente.

Crie mensagens de final de ano personalizadas

Nessa época, recebemos muitas mensagens de Natal e Ano-Novo da família, de amigos e empresas. Algumas são tão gerais que passam batidas.

Frases de agradecimento ao cliente são uma demonstração de educação muito bem-vinda. Porém, fique atento para não pecar pelo excesso de formalidade ou optar pelo óbvio.

Reflita antes de enviar uma mensagem escrita com frieza ou de forma automática. Procure ser o mais espontâneo e sincero possível.

Seja qual for o meio de envio, use o nome do cliente e jamais escreva “Prezado cliente”. Se preferir utilizar papel em vez de um canal eletrônico, peça para todos que participaram do projetor assinar o conteúdo da carta.

Utilize as informações dos destinatários para personalizar suas mensagens, determinar o conteúdo que será apresentado a ele e fazer uma comunicação one-to-one. Essa é a melhor tática para tratá-los como indivíduos únicos.

O segredo é mostrar que você gosta do que faz e se sente bem ajudando as pessoas a resolverem seus problemas.

Após o envio das primeiras mensagens de final de ano, analise os resultados gerados e crie novas segmentações levando em conta a interação dos usuários com o material recebido. 

Gere conteúdo relevante

Entender o que o cliente quer para o próximo ano ajuda a pensar em conteúdos inovadores, relevantes e oportunos. Enviar apenas “cumprimentos pela data” de forma genérica para os e-mails de clientes e parceiros ou exagerar na extensão da mensagem não funciona mais.

Invista em design ou escrita criativa, o link de um vídeo ou outro conteúdo rico. Essa é a melhor forma de atingir o público e engajar. Você pode enviar, por exemplo, guias com dicas de temas de interesse do seu consumidor, gerando um diferencial para a sua empresa.

Capriche no design

A disposição das informações e a qualidade das fotos são extremamente importantes para tornar uma peça visualmente atraente. Afinal, o design agrega valor em todos os produtos, independente do seu segmento.

Lembre-se de desenvolver um layout que chame a atenção e que atinja o público da maneira certa. É importante, por exemplo, diferenciar o e-mail marketing de Natal dos outros enviados ao longo do ano.

Para isso, pense em um novo design, na comunicação, no call-to-action, nas imagens e nas mensagens. Não se esqueça de evidenciar a sua marca, colocando o logotipo na imagem ou utilizando a paleta de cores do seu negócio.

Seja objetivo

Lembre que, no final do ano, as pessoas estão mais atarefadas e sem tempo para assimilar mensagens muito extensas. Por isso, mostre qual é o diferencial da sua empresa de maneira sucinta. 

O cliente dará preferência para quem oferecer as maiores vantagens e melhor relação custo benefício. Ele precisa saber por que deve optar pelo seu produto ou serviço e não por outros. 

Explore o WhatsApp

Quando se trata de potencializar o alcance de suas mensagens, o WhatsApp é a melhor opção. Hoje, já se sabe que a taxa de abertura das mensagens e interação é superior a do e-mail marketing. Isso acontece porque o aplicativo caiu nas graças do público por permitir receber textos curtos, além de imagens, gifs e vídeos.

A multiplicidade do WhatsApp e a facilidade de manuseio é o preferido na hora de se comunicar com o público por meio de SMS Marketing, estreitar relacionamentos e aumentar o engajamento com a marca.

Modelos para se inspirar

Agora que você conheceu as melhores práticas para o envio de mensagens de final de ano, selecionamos 3 modelos para servir de inspiração!

Primeira sugestão

Um ano é feito de dias, semanas, meses e, principalmente, da colaboração daqueles que se empenham para o sucesso de uma ideia, objetivo ou negócio.

É feito de Clientes, Colaboradores e Amigos dedicados em tornar nosso dia a dia mais simples para que possamos aproveitar momentos felizes em família.

A você [NOME], nossos mais sinceros votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Segunda sugestão

Mais um ano chega ao fim. Este é o momento de fazer uma retrospectiva, olhar para traz e rever os planos, o caminho percorrido, as metas e os objetivos alcançados.

Também é tempo de olharmos para frente, renovar nossa esperança, buscar por novos horizontes e abrir o coração para possibilidades inéditas.

Nós queremos agradecer a oportunidade de fazer parte da sua história e poder ter contribuído na sua jornada. Esperamos que essa parceria continue ainda por mais tempo, [NOME].

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Terceira sugestão 

Querido [NOME], você é mais que um cliente, você é um amigo especial.

Você nos prestigiou durante todos esses meses que passaram e é a razão de existirmos. Por tudo o que você tem representado para nós, desejamos a você e sua família um Natal e Ano Novo repleto de realizações, amor, paz e muito carinho.

Felicidades!

Esses são somente alguns exemplos de mensagens de final de ano. Use a sua criatividade para personalizar a comunicação com a audiência e oferecer algo único para eles.

Se deseja criar textos ainda mais direcionados a seu público-alvo, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo!

Comentários

Comentários