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Tire suas principais dúvidas sobre SMS marketing

por BulkServices



Existem inúmeras dúvidas sobre SMS marketing que acabam surgindo em muitas empresas na hora de pensar em implementar essa estratégia. Pensando nisso, reunimos as principais perguntas que aparecem para facilitar o seu trabalho!

O SMS marketing é uma ótima estratégia para as marcas melhorarem os seus relacionamentos, aproximar a comunicação e fidelizar clientes. Esse recurso surgiu junto ao aparecimento do ”Short Message Service” e passou a ser aprimorado com o desenvolvimento de novas tecnologias.

A seguir, vamos solucionar as suas principais dúvidas sobre esse recurso. Confira!

O SMS marketing vai acabar?

Esses boatos surgem a cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, no entanto, não passam de rumores sem fundamento. As mensagens instantâneas são um meio de comunicação rápida e eficiente e as estatísticas provam esse argumento. Além disso, os usuários são extremamente adeptos ao envio de textos usando os seus celulares.

O que realmente pode acontecer é uma migração do envio desses conteúdos em texto para outras plataformas mais otimizadas, como é o caso do WhatsApp, um aplicativo de mensagens instantâneas via internet que cobra os seus usuários.

Sendo assim, não podemos afirmar que o SMS marketing vai acabar. Mas é possível debater que com o surgimento de novas tecnologias, pode ser que essa ferramenta seja aprimorada para que os resultados continuem crescendo.

Posso disparar uma mensagem para diversos usuários ao mesmo tempo?

Sim, essa funcionalidade é uma opção desde que a empresa conte com alguma plataforma de envios ou realize o envio de conteúdos via aplicativos, como o WhatsApp, que permite a criação de listas de transmissão.

Mesmo com os novos recursos, muitas marcas ainda optam pelo famoso SMS e os resultados também são positivos conforme os objetivos de cada envio. Sendo assim, diversos softwares de envios de mensagens também permitem a criação de uma lista de contatos e, ainda, garantem que o conteúdo seja personalizado de acordo com cada usuário cadastrado.

Como consigo uma lista de transmissão?

As empresas precisam construir uma base de dados com as informações dos seus consumidores, com isso, é possível elaborar uma lista de transmissão de qualidade e que proporcione os resultados esperados com as mensagens.

O SMS marketing só pode ser enviado para pessoas que, voluntariamente, aceitaram e forneceram os seus números de contato a uma marca. Comprar dados na internet e disparar mensagens para pessoas que não fazem parte do seu público-alvo e sequer aceitaram receber esses materiais é considerado invasão de privacidade.

A ação de enviar SMS marketing para usuários que não desejam receber esses conteúdos é uma medida que prejudica a imagem da empresa no mercado. Sendo assim, é importante priorizar a aquisição das informações dos clientes de maneira natural, oferecendo algo em troca por esse dado e sempre evitando disparos invasivos ou em horários impróprios, por exemplo, durante a madrugada.

Dica: uma maneira interessante e divertida para conseguir o contato dos seus consumidores é planejando sorteios e promoções, incentivando a participação do público em troca de informações, como número do celular, nome e e-mail.

É possível tirar relatórios das mensagens enviadas?

Esse é outro ponto positivo sobre essa estratégia e soluciona uma das principais dúvidas sobre SMS marketing. Sim, as empresas conseguem elaborar análises a respeito dos conteúdos enviados aos seus consumidores.

A funcionalidade de tirar relatórios varia conforme a plataforma de envios utilizada, no entanto, as marcas podem analisar métricas como:

  • taxas de aberturas;
  • respostas dos usuários;
  • conversões;
  • alcance.

Quais campanhas podem ser implementadas com SMS marketing?

As empresas podem escolher as mensagens que são transmitidas aos usuários cadastrados em seu banco de dados. No entanto, existem algumas ações que auxiliam na aquisição de bons resultados. Veja quais são elas!

Lançamentos de promoções

As marcas podem aproveitar a alta exposição das mensagens para divulgar descontos exclusivos em produtos ou colocar coleções passadas em liquidação. A taxa de abertura de um SMS é de 90% em 3 minutos e isso faz com que uma informação seja entregue ao consumidor rapidamente e com eficácia.

Mensagens personalizadas

As marcas podem aproveitar datas comemorativas para aproximar o seu relacionamento com o cliente, isso significa enviar textos personalizados em épocas que são celebrados:

  • aniversários;
  • Páscoa;
  • Natal;
  • Ano Novo;
  • Carnaval;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Dia dos Namorados.

Existem inúmeras datas que podem ser aproveitadas, por essa razão é muito importante montar um calendário comemorativo para criar esses conteúdos com antecedência e aproveitar os benefícios do SMS marketing.

Horários de funcionamento

Durante períodos de férias e feriados algumas marcas, principalmente no varejo, trabalham com diferentes horários do que o normal. Avisar ao consumidor sobre essa mudança faz com que o cliente fique prevenido e não vá até o estabelecimento e encontre a porta fechada.

Com o SMS marketing é possível enviar mensagem para quantas pessoas?

Em inúmeras plataformas não existe um limite de envio de SMS, essa informação varia de acordo com o plano adquirido e os objetivos estabelecidos pela empresa. Sendo assim, é importante contar com um planejamento de comunicação para conseguir contratar um software capaz de suportar as necessidades da marca.

Qual é o investimento para enviar SMS marketing?

Um dos principais benefícios dessa estratégia é o seu baixo custo, mesmo com um alcance alto. O valor varia de acordo com o plano de mensagens de cada operadora, software de envios contratado para acompanhar e elaborar os relatórios de resultados ou, plano de internet para utilizar aplicativos de texto instantâneos, como o WhatsApp.

Contudo, mesmo com esse investimento o SMS marketing continua sendo uma das estratégias com o menor custo para as empresas. Portanto, é importante considerar esse modelo de comunicação para melhorar o relacionamento com cliente e conquistar a confiança do consumidor por meio de uma aproximação personalizada.

Ao final das suas ações é muito importante calcular o retorno que esse investimento proporcionou para a empresa. Sendo assim, as marcas precisam realizar o cálculo do ROI e comprovar que a estratégia proporcionou os números esperados durante a elaboração do planejamento e estudar melhorias para otimizar ainda mais os resultados!

Agora que respondemos as suas dúvidas sobre SMS marketing, que tal começar a elaborar o planejamento da empresa para colocar em prática esse recurso? Não perca tempo e busque agora mesmo a plataforma que melhor atende as necessidades e expectativas da sua marca!

Este texto foi útil para tirar as suas dúvidas? Então, entre em contato com a gente e saiba como implementar essa estratégia na sua empresa e conquiste resultados surpreendentes!

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