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Tipos de segmentação de marketing: quais são os mais importantes?

por BulkServices



A segmentação de marketing é uma ferramenta muito eficiente para que os profissionais do mercado definam, entendam e atendam ao seu público-alvo. Segmentar torna mais fácil a personalização de campanhas, foca no que é realmente necessário e agrupa os clientes semelhantes em um público específico de forma econômica. Por isso, é tão importante ficar por dentro dos principais tipos de segmentação de marketing!

A segmentação é utilizada por profissionais da área desde o começo do século XX. Por mais simples que ela seja, é de extrema relevância para criar qualquer plano de marketing.

Pensando nisso, vamos apresentar para você o conceito de segmentação, porque ele é importante, especialmente em estratégias no WhatsApp, e quais são os tipos de segmentação! Continue acompanhando e boa leitura!

O que é segmentação de marketing? 

A segmentação de marketing é o processo de fazer a divisão do mercado de potenciais consumidores em grupos e segmentos diferentes, baseando-se em certas características.

Os membros de tais grupos compartilham individualidades semelhantes e, normalmente, tem um ou mais aspectos em comum.

Há muitos motivos para que a segmentação de marketing seja realizada. Uma das principais razões que leva os profissionais a fazer a segmentação é porque eles podem construir um conjunto de marketing extremamente personalizado para cada segmento e atendê-los de acordo.

Quais são os tipos de segmentação de marketing? 

Há quatro tipos distintos de segmentação. Veja quais são eles!

Geográfica

A segmentação geográfica prioriza a localização dos consumidores. Se você está comandando uma empresa internacional, por exemplo, pode fazer a segmentação de clientes conforme o país ou continente do público-alvo. Também, é possível segmentar por bairros, cidade, estado ou região.

Demográfica

Essa segmentação é um dos tipos mais simples e mais utilizados. A maioria das empresas faz uso dela para conseguir a população certa para divulgar os seus produtos.

A segmentação demográfica, normalmente, divide uma população baseando-se em variáveis, tais como:

  • sexo;
  • idade;
  • renda;
  • tamanho da família;
  • ocupação;
  • raça;
  • religião;
  • nacionalidade.

Psicográfica

É aquela segmentação que utiliza o estilo de vida das pessoas, seus interesses, atividades e opiniões para definir um segmento de mercado. É bem semelhante à próxima.

Comportamental

Divide a população com base em seu uso, comportamento e padrão de tomada de decisão. É um tipo de segmentação que está em alta, principalmente no mercado de smartphones.

Por que isso é importante? 

A importância da segmentação é que ela permite que um negócio chegue, com precisão, a um cliente com desejos e necessidades específicas.

Não se esqueça de que a segmentação é extremamente relevante para as estratégias no WhatsApp. Ela deve estar de acordo com a estratégia da empresa para que possa atingir a pessoa certa e no melhor momento.

Além disso, é imprescindível que você ofereça conteúdo relevante, que vai gerar valor para o consumidor no momento do recebimento da mensagem, de modo mais profissional possível.

Como fazer a segmentação de marketing? 

A segmentação não precisa ser complicada para que seja eficaz. Há algumas etapas principais que devem ser consideradas:

  • faça pesquisas preliminares: é fundamental conhecer melhor os clientes fazendo algumas perguntas;
  • determine como segmentar o seu mercado: saiba quais critérios (por exemplo, dados demográficos, psicográficos, geográficos ou comportamentais) você pretende usar para segmentar seu público-alvo;
  • faça a projeção do seu estudo: crie uma mistura de questões e certifique-se de fazer suas perguntas quantificáveis;
  • crie seus segmentos de clientes: não deixe de analisar as suas respostas de forma manual ou com software estatístico para criar seus segmentos;
  • teste e repita: é importante avaliar os seus segmentos, assegurando que eles sejam úteis e usáveis. Se não estiverem, procure segmentar com base em outros critérios.

Agora que você já sabe o que é e conhece os tipos de segmentação de marketing, já pode usá-los para reduzir custos e aumentar cada vez mais as taxas de conversão. Você vai poder ser específico em seu planejamento e, com isso, fornecer melhores resultados.

Gostou do texto, mas ficou alguma dúvida? Então, deixe o seu comentário para que possamos ajudar você!

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