Logo Bulk Services

SMS para escolas: saiba 6 vantagens de utilizar

por BulkServices



As chamadas gerações “Y” (pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990) e “Z” (nascidos entre 1990 e 2010) impuseram às instituições de ensino a necessidade de adequar seus métodos, linguagens e canais de comunicação a fim de alcançar esse novo perfil de aluno, cada vez mais conectado à internet pelas tecnologias móveis.

Diante desse novo cenário, as escolas estão buscando alternativas para melhorar a comunicação com os estudantes. Uma delas é o envio de mensagens mobile. Você já ouviu falar das vantagens do SMS para escolas?

Como uma etapa dessa estratégia de adaptação, várias instituições vêm substituindo as formas tradicionais de comunicação (e-mails, cartas, recados em mural, entre outras) por uma alternativa que, além de se revelar muito mais eficiente e célere, reduz os custos.

É impossível perceber um aviso no celular e não visualizá-lo. São muitos os benefícios do SMS para a sua escola. Ficou curioso e quer saber quais são eles? Acompanhe este post e tenha uma boa leitura!

1. Relembrar os pais da data de pagamento 

Muitos pais não fazem o pagamento da mensalidade da escola de seus filhos por um simples esquecimento. O problema é que os e-mails podem se perder em meio a muitos spams, os boletos podem ser facilmente extraviados e, claro, o envio por meio dos alunos não é totalmente seguro.

O SMS tem uma alta taxa de leitura, considerando que as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas aos seus tablets e smartphones, ou seja, o recado da escola tem muito mais chance de ser entregue aos pais.

Essa lembrança essencial vai poder ser disparada por segmento e poucos dias antes da fatura vencer, reduzindo assim o percentual de inadimplência. Lembrando que as cobranças de atraso também podem ser enviadas por SMS.

Além disso, é possível que os pais solicitem o código de barras do boleto por SMS, o que garante mais comodidade e dinamismo para aqueles que se lembraram do pagamento no último dia de prazo.

2. Enviar mensagens didáticas aos alunos

Um uso muito proveitoso do SMS nas escolas é o envio de mensagens didáticas como uma ferramenta de apoio ao aprendizado. Cronograma de atividades, lembretes de lições de casa e postagens de notas também podem ser realizados automaticamente, por meio de uma plataforma de envio de SMS.

Os professores podem usar essas mensagens para adequar a comunicação e falar a mesma língua dos estudantes hiperconectados.

A época de vestibulares, por exemplo, é um ótimo momento para estreitar os laços com os alunos, os quais, geralmente, ficam tensos com a pressão das provas. Mensagens informativas e encorajadoras, com documentos necessários e datas de inscrições, são sempre bem-vindas.

3. Enviar convites para eventos e reuniões escolares

Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, por exemplo, utilizam e-mails ou até mesmo os bilhetinhos para enviar os avisos de reuniões aos pais.

Os convites para eventos ou avisos de reuniões por mensagens curtas de texto vão oferecer maior segurança de que a comunicação foi realizada com êxito. Isso sem falar, é claro, na velocidade que as mensagens chegam aos celulares dos pais (em menos de um minuto) e no custo muito menor.

4. Realizar campanhas de marketing na época de matrícula

Sorteio de livros, anúncio de convênios com escolas de idiomas, cursos extras, bônus para pagamentos à vista, anúncio de descontos para quem fizer a matrícula com antecedência são alguns trabalhos de marketing que podem ser feitos por SMS, com um grande retorno sobre o investimento.

As escolas brasileiras sabem que os pais acabam deixando para fazer a matrícula no último dia. Como consequência disso, você já analisou o valor da conta telefônica após os funcionários terem ligado várias vezes para cada família convidando-a para ir à escola?

Com a metade desse dinheiro, a escola consegue enviar milhares de SMS e ainda criar estratégias para acelerar o processo, como descontos ou brindes, por exemplo.

5. Enviar mensagens que motivem o aluno com os estudos

Essa é uma estratégia fundamental para as salas de aula. Imagine, por exemplo, mensagens enviadas aos alunos que mostrem a importância de estudar os capítulos que tratam de juros compostos. Não seria bastante estimulante? É indispensável que os alunos entendam o motivo de estarem estudando tal matéria e o SMS é muito útil para essa função.

Não se trata de uma orientação de economia, mas sim de aproveitamento da atividade mais relevante de uma escola: educar! É possível dividir os estudantes em vários grupos e enviar pequenas lições por SMS: links para experimentos de ciências, dicas de gramáticas, vocabulários em inglês etc.

6. Interagir com os pais e familiares

Além de melhorar a comunicação com o público prioritário — os estudantes —, as escolas também podem explorar o SMS para fidelizar o relacionamento com os pais e familiares. Essa tática vai ajudar na construção de uma imagem boa da escola junto à comunidade, demonstrando a preocupação e o interesse das instituições com o bem-estar dos alunos.

Esse canal de comunicação é fundamental para fortalecer os laços. Por meio de uma mensagem, os pais e familiares recebem notícias sobre o desempenho acadêmico dos filhos, lembretes de reunião, avisos sobre eventos e palestras voltados para a comunidade, entre outros recados importantes para aqueles que desejam acompanhar a vida escolar dos filhos.

Além disso, o SMS para os pais também tem a função de otimizar e facilitar as questões burocráticas entre a escola e os familiares.

O método antigo (envio de cartas) custava muito para as escolas, era demorado e ainda exigia o trabalho de vários funcionários das instituições, uma vez que todo o processo de envio da comunicação era feito manualmente. Os estudantes que afirmavam que não haviam recebido a correspondência ainda eram contatados por telefone, o que gerava um custo adicional para a escola.

A solução para esses problemas é, portanto, firmar uma parceria com uma empresa especializada para garantir que os seus objetivos sejam alcançados. Uma companhia que trabalha com soluções de mobilidade e com SMS para escolas vai trazer a oportunidade de enviar mensagens de maneira muito mais econômica, com possibilidade de segmentação e com altíssimas taxas de leitura, além de desocupar os seus funcionários para a realização de outras tarefas.

E aí, gostou deste post? Ficou interessado e quer saber como a sua escola pode economizar usando SMS? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos facilitar a sua comunicação e garantir melhores resultados para a sua instituição!

Comentários

Comentários