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SMS para e-commerce: quais as vantagens e melhores práticas?

por BulkServices



O SMS para e-commerce é um canal de marketing que permite que você alcance seus clientes com mais eficiência. Utilizando essa estratégia, você pode enviar diferentes tipos de mensagens para os telefones dos seus clientes ou assinantes.

Embora a ideia de marketing por SMS seja semelhante ao e-mail marketing, os recursos exclusivos das mensagens de texto devem ser levados em consideração tanto ao criar as mensagens como na maneira que você as envia.  

Nesse contexto, você pode usar o marketing por SMS para enviar mensagens automáticas a seus clientes quando um pedido for confirmado ou o pacote for enviado, por exemplo. Também é possível enviar uma mensagem de boas-vindas para um novo assinante.  

Continue a leitura e descubra mais sobre essa ferramenta indispensável para o seu negócio!

Vantagens do SMS para o e-commerce

O SMS proporciona uma série de benefícios para os donos de uma loja virtual. A seguir, relacionamos os principais:   

Cria confiança

Ao comprar de uma fonte desconhecida, os clientes se sentem inseguros. A incerteza leva a dúvidas e inação. É aqui que as mensagens de texto para celular fornecem uma solução. Elas ajudam as empresas de comércio eletrônico a superar a barreira virtual com seus clientes.

Assim, os consumidores se sentem ouvidos e respeitados. Tudo isso contribui para aumentar a confiança necessária para fechar uma transação.

Tem a preferência dos consumidores 

Estudo com 6 mil consumidores na Europa, Ásia e América do Norte mostra que 9 entre 10 consumidores gostariam de poder usar mensagens para falar com empresas. A pesquisa descobriu que 85% dos clientes gostariam de responder uma mensagem de uma empresa ou participar de uma conversa.

Milhões de pessoas, entre seus clientes, usam SMS, WhatsApp, WeChat, FB Messenger e uma série de outros aplicativos de mensagens. É onde os clientes estão, e, portanto, é onde as empresas precisam estar.

Possui maior taxa de abertura

A taxa de abertura do SMS Marketing é de 99% e 94% de todas as mensagens são lidas nos primeiros 5 minutos. Então, é uma boa ideia usar o SMS Marketing para maximizar suas vendas e relacionamento com o cliente.

Essa ferramenta é, sem dúvida alguma, uma das maneiras mais assertivas de conseguir contato com o cliente de forma pessoal e eficiente.

Quem não prestar atenção nesse cenário pode perder espaço para a concorrência, além de diminuir as chances de conquistar novos consumidores.

Além das vantagens mencionadas acima, podemos citar também:

  • aumento das vendas: o SMS tem alta taxa de abertura, com isso, as vendas aumentam naturalmente;
  • segurança e confiança no processo de compra do pedido ao pós-venda;
  • fidelização: por meio do SMS é possível enviar mensagens com promoções e descontos exclusivos;
  • feedback do cliente: o uso dessa ferramenta pode ser essencial para que você  compreenda toda a experiência do consumidor.

SMS para e-commerce na prática

O envio de mensagens de texto é uma maneira perfeita de manter contato com seus clientes a partir do momento em que eles compram um produto até recebê-lo.

Imagine que você acabou de encomendar um novo livro de edição limitada em uma livraria online. Quanto mais precioso for um item que você encomendou, maior é o desejo de obtê-lo. Sendo assim, não seria ótimo receber mensagens de texto com atualizações sobre o status do seu pedido?

Na Amazon, por exemplo, você pode se inscrever em atualizações de SMS. Assim, eles informam sobre as etapas do seu pacote.

Confirmação de pedido

O SMS para e-commerce pode acompanhar todo o processo de compra. Um desses envios pode ser no momento em que o cliente realiza um pedido. Assim, a empresa comunica oficialmente a solicitação e disponibiliza um número para que o consumidor faça o acompanhamento até a entrega.

Confirmação de pagamento

Mandar um SMS de confirmação de pagamento é uma forma de deixar o consumidor mais seguro em relação à transação. Isso torna o vínculo com o cliente mais próximo, o que pode ser um diferencial para que ele compre novamente no seu e-commerce.

Confirmação de entrega

Enviar uma mensagem para que o consumidor confirme que recebeu a mercadoria é uma forma de mostrar preocupação com a pessoa que comprou em sua loja, além de controlar a performance do negócio.

Pesquisa de satisfação

É essencial saber o que seu consumidor pensa a respeito da sua empresa. Para isso, você pode fazer uma pesquisa de satisfação com a ajuda do SMS.

É possível, por exemplo, pedir uma nota para o atendimento ou perguntar se a pessoa ficou satisfeita com a compra. Neste caso, é essencial que você inclua um link para a pesquisa.

Para incentivá-los, prometa um presente exclusivo, frete grátis ou código de desconto que será entregue quando eles concluírem o envio dos dados.  

Pós-venda

Um dos maiores desafios das lojas virtuais é fidelizar o consumidor. Logo, investir em relacionamentos transparentes é essencial, tornando a experiência do cliente a melhor possível.

No SMS para pós-vendas, você pode dar dicas para o cliente aproveitar melhor o produto ou divulgar descontos para as próximas compras.

Recuperação de carrinho

Uma das mensagens automáticas mais importantes que você deve enviar para seus compradores e assinantes é a mensagem de abandono ou de recuperação do carrinho. Normalmente, isso é acionado quando os usuários adicionam itens e abandonam o carrinho ou fazem o checkout sem concluir a compra.

Um aspecto importante das mensagens de carrinho de compra bem-sucedidas é que elas são enviadas no momento certo. Ou seja, se você demorar muito para entrar em contato com o seu comprador você pode perder a venda.

Com esse recurso, é possível enviar uma mensagem de abandono automatizado de carrinho aos seus usuários no momento oportuno.  

Felicitação pelo aniversário

Dê aos seus usuários algo incrível em seu dia especial. Para isso, é crucial que você colete a data de nascimento dos inscritos no cadastro.

Além disso, certifique-se de adicionar um código de desconto para fazer com que eles se sintam especiais ao comemorar o aniversário e se apaixonem pela sua marca novamente.

Vimos que as funcionalidades e vantagens do SMS para e-commerce são inúmeras, com resultados bastante efetivos. Ao colocá-las em prática, você estreita o relacionamento com seus clientes e potencializa as vendas da sua loja virtual.

Então, entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer para maximizar o desempenho do seu e-commerce!

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