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SMS interativo: o que é e como funciona?

por BulkServices



As estratégias das empresas estão cada vez mais voltadas para um relacionamento mais próximo com seus consumidores. Visando esse objetivo, surgiu o SMS interativo, uma maneira de se comunicar com clientes de forma diferenciada e próxima.

Imagine a possibilidade de enviar uma mensagem ao público-alvo e receber uma resposta? Essa é uma das principais vantagens da ferramenta que vamos explicar neste conteúdo. Continue acompanhando e entenda como funciona essa estratégia e quais as melhores táticas para implementar o serviço em suas ações. Boa leitura!

O que significa o termo SMS interativo?

Também conhecido como 2 way, essa funcionalidade permite que as empresas enviem as mensagens e os destinatários respondam ao SMS, caso tenham interesse.

Sendo assim, podemos definir o SMS interativo como o começo de um diálogo entre a marca e seu consumidor. A partir disso, é possível aproximar o relacionamento, oferecer vantagens e cativar o cliente.

Quais as funcionalidades dessa ferramenta?

Uma das principais vantagens do SMS interativo é que o consumidor precisa aceitar receber essas mensagens. Ou seja, a empresa não corre o risco de enviar conteúdos indesejados para pessoas que não fazem parte do seu público-alvo.

Com o apoio dessa funcionalidade, as instituições também conseguem dar mais atenção ao cliente, oferecendo um atendimento ágil e rápido, da maneira que o consumidor espera.

Qual é a vantagem de usar o SMS interativo?

Agora, apresentaremos os principais benefícios oferecidos pelo uso dessa estratégia:

Excelentes taxas de leitura

O SMS tem uma taxa de abertura de 98%, por isso, é um dos meios de comunicação com maiores chances de resultados. Cada mensagem recebida por um usuário demora cerca de 3 minutos para ser lida, sendo uma das melhores estratégias para notícias rápidas.

Mensagens personalizadas

As ferramentas de envio de SMS interativo permitem às empresas personalizar seus conteúdos conforme o destinatário. Com isso, a marca pode inserir nome, idade, aniversário ou até mesmo localização geográfica no texto, de acordo com o perfil do usuário.

Possibilidade de mensuração

As métricas para mensurar os resultados dessa estratégia são, muitas vezes, automatizadas e produzem relatórios de acompanhamento instantâneos. Dessa forma, as organizações conseguem acompanhar a taxa de retorno de cada campanha, podendo avaliar pontos a serem melhorados na maneira de se comunicar com seu consumidor.

Ferramentas diversificadas

O SMS interativo disponibiliza diferentes opções de estratégias, como:

  • pesquisas de satisfação;

  • enquetes;

  • mensagens de agradecimento;

  • felicitações em datas comemorativas.

Como a ferramenta pode ser integrada às redes sociais?

Utilizando as funcionalidades disponíveis no SMS interativo, existe a possibilidade de enviar no conteúdo da mensagem um link que direciona o usuário para o endereço da marca no Instagram, Facebook, Twitter ou até mesmo, uma landing page. Sendo assim, a marca integra duas estratégias combinadas em um meio de comunicação com altas taxas de abertura e retorno dos destinatários.

Quais as melhores estratégias para fazer uma campanha de SMS interativo?

Por último, separamos as principais ações para utilizar a ferramenta e conquistar os objetivos almejados. Confira!

Contratar um sistema de qualidade

Contrate um software que disponibilize atendimento de suporte, em caso de dúvidas, e soluções para suas necessidades de forma rápida, prática e ágil, proporcionando o resultado desejado em pouco tempo de investimento.

Planejar o conteúdo

O planejamento é essencial e deve sempre ser valorizado. É fundamental estudar a mensagem que se deseja passar ao cliente, quando o conteúdo deve ser enviado e qual é a melhor maneira de abordar esse consumidor por meio do SMS interativo.

Mensurar os resultados

Acompanhar os efeitos das campanhas de SMS interativo é essencial para estudar como é possível otimizar os números e garantir cada vez mais o crescimento da organização e a melhoria na fidelização dos clientes.

A evolução da comunicação proporciona avanços diários no relacionamento entre empresas e consumidores, por essa razão o SMS interativo está crescendo cada vez mais entre as marcas que desejam crescer, fidelizando seus clientes.

O que você achou sobre o SMS interativo? Gostou? Então continue a sua visita em nosso blog e saiba como fidelizar os seus clientes com 6 estratégias poderosas!

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