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Saiba como aumentar os lucros da empresa com o SMS marketing

por BulkServices



O uso recorrente de dispositivos móveis faz parte do cotidiano da grande maioria das pessoas nos dias de hoje. Diante disso, muitas empresas que visam aumentar os lucros de seus negócios e enriquecer o relacionamento com seus clientes começaram a usar um serviço de envio de SMS marketing.

Mas por que o envio de SMS marketing é uma boa solução para o negócio? É simples: a taxa de leitura é incrível e o usuário vai ler a mensagem nem que seja por curiosidade. Ou seja, a conclusão não poderia ser outra: utilizar essa estratégia como instrumento de marketing é praticamente um imperativo atualmente.

Ficou interessado? Então continue lendo este post e entenda como o SMS marketing funciona e como ele impacta nos resultados das vendas do seu negócio. Boa leitura!

O que é e como funciona o SMS marketing?

O SMS (Short Message Service) marketing é um serviço eficaz que consiste em utilizar mensagens no celular para manter uma comunicação com os clientes. O dispositivo móvel permite que uma empresa se comunique como os seus consumidores de maneira muito eficiente e com um custo baixo, quando comparada à comunicação feita por mala direta, por exemplo.

Mas, como toda estratégia de marketing, só vai funcionar se for usada de forma correta. Aliás, abusos acabam afastando clientes em potencial, em vez de atraí-los.

Então, quando bem utilizado, o SMS marketing se torna uma ferramenta muito valiosa, tanto em termos de alcance quanto de economia. Uma pesquisa aponta que em 4 anos, o número de pessoas que utilizam celular subiu 3,5 vezes. Isso é muito bom, visto que quanto mais pessoas estão conectadas, maior é o raio de alcance.

Vale ressaltar que, assim como no e-mail marketing, é preciso ter uma base de Opt-in e Opt-out, isto é, um sistema em que o usuário possa fazer o seu cadastro e, claro, excluí-lo quando quiser. Essa ação faz com que os SMSs não sejam considerados SPAM.

Qual o impacto dessa estratégia no resultado das vendas?

As mensagens de celular além de serem acessíveis, são diretas e simples, sendo compatíveis com qualquer aparelho. Além disso, possibilitam que uma empresa se comunique com o cliente em qualquer lugar e a qualquer momento, sem exigir internet. Por isso, o SMS marketing se tornou extremamente viável para uma ação de marketing.

Se ainda não pensou nessa estratégia para o seu negócio, fique atento a essas vantagens que ela possui:

Resposta imediata e entrega instantânea

Diferentemente das revistas, televisão e e-mail, por exemplo, o celular está sempre bem próximo dos usuários. Como as mensagens são curtas, elas acabam possuindo maior receptividade do que as chamadas telefônicas.

Como já mencionamos, a reação das pessoas, sempre que recebem mensagens de SMS, é sempre as ler, mesmo que por curiosidade.

Os serviços de SMS, em média, levam menos de 7 segundos após o envio. É uma estratégia de marketing incrivelmente rápida e que coloca a mensagem no bolso dos clientes segundos depois de ser enviada.

Hipersegmentação (a mensagem certa para o público certo)

Um dos grandes segredos para campanhas de SMS de sucesso é a segmentação. Quanto mais se segmenta a base, a chance de entregar mensagens relevantes para o público é maior.

Com o SMS, uma empresa consegue fazer vendas mais ajustadas e assertivas às necessidades e interesses de cada grupo. Por isso é importante manter uma base de contatos organizada e que esteja em sintonia com as ofertas que serão disponibilizadas. 

Personalização

As mensagens podem ser altamente personalizadas. É possível, com o SMS marketing, desenvolver ações para cada perfil de cliente. Tal atitude vai mostrar que a abordagem foi criada diretamente para cada consumidor, e não uma mesma mensagem enviada para diversos contatos.

Dessa forma, a empresa consegue atrair a atenção do seu público, criando uma relação de proximidade. O que, com certeza, vai melhorar o engajamento com os clientes, alcançando sua fidelidade e lealdade. Com isso, o custo com a aquisição de novos clientes é reduzido.

Faz-se necessário, então, ir além da abordagem comercial e oferecer conteúdos úteis, como promoções ou dicas sobre produtos ou serviços.

Custo-benefício

Certamente o custo de utilizar SMS marketing é muito inferior. O mobile marketing custa 300% menos em relação às outras mídias tradicionais. Além disso, as taxas de retorno são três vezes maiores.

Ou seja, além de ter um alcance melhor, o seu custo é baixo. Não há dúvidas de que o SMS marketing impacta positivamente nos resultados no seu negócio, certo?

Como fazer SMS marketing de forma certa e eficiente?

Defina objetivos

Você pensou que era só começar a enviar SMSs? Não é bem assim. Existe uma parte de qualquer estratégia que é preciso dar certa importância: entender o problema a ser resolvido.

É necessário definir os objetivos para as ações de SMS marketing, os quais podem ser: obter feedback do público, manter um relacionamento ou aumentar as vendas, por exemplo. Então, tenha os objetivos bem definidos antes de iniciar a campanha.

Alinhe sua estratégia

Após ter definido o objetivo, é preciso alinhar a estratégia. Um exemplo: você tem clientes inativos e quer recuperá-los.

Como você pode fazer isso com a estratégia de SMS marketing? Oferecendo descontos, comunicando um novo produto ou mostrando que você tem frete grátis? É fundamental definir a estratégia que vai impactar os resultados.

Escolha o software de SMS marketing

Deve-se ter um cuidado extremo no momento de escolher o serviço de SMS marketing. Muitos serviços não permitem que você saiba se os SMSs foram entregues, por exemplo.

Por isso, procure um software seguro e que tenha uma interface que permita que você crie e envie seus SMSs facilmente, personalizados e com relatórios detalhados. Dessa forma, você só vai precisar focar em sua estratégia, nos objetivos e na forma correta de fazer SMS marketing.

Tenha uma base de dados

Antes de iniciar o envio de SMS marketing, é preciso ter uma base de dados. No entanto, não pense que comprando uma você estará fazendo a coisa certa.

Não há quem goste de receber mensagens sem ter autorizado, não é mesmo? Então, para não ter dores de cabeça, prefira criar uma base de dados de maneira correta e responsável.

Não faça SPAM

Muitas pessoas acreditam que o SPAM só acontece no e-mail marketing. Mas, enviar mensagens sem o consentimento da pessoa, seja no e-mail, seja nas notificações push, seja no SMS marketing, é SPAM e precisa ser evitado sempre.

Podemos perceber que os resultados alcançados por meio dessa estratégia podem ser bastante relevantes para um negócio quando se segue algumas dicas preciosas. Em primeiro lugar, é importante identificar a empresa nas mensagens a fim de reforçar o vínculo com o usuário, utilizando uma linguagem clara, simples e direta.

Além disso, é indicado criar o hábito de enviar mensagens em datas comemorativas, como feriados e aniversários, para manter um relacionamento próximo com o público.

Sendo assim, podemos concluir que as empresas que ignorarem o uso do SMS marketing terão que percorrer um longo caminho para alcançar seus concorrentes de mercado e engajar seus consumidores. Essa é uma estratégia de sucesso e que pode garantir bons resultados nas vendas do seu negócio!

Ficou interessado nessa estratégia para aumentar seus lucros? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

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