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Relacionamento com o cliente: como usar a tecnologia a seu favor

por BulkServices



Atualmente, o relacionamento com o cliente tem se tornado cada vez mais pessoal, ágil e em tempo real. No passado, a comunicação  era mais lenta, visto que as ferramentas eram burocráticas. Mas hoje existem muitos recursos, como redes sociais, e-mail e aplicativos que permitem vários tipos de interação. Quando pensamos em tecnologia, percebemos uma infinidade de oportunidades que se tornam aliadas no relacionamento com os clientes.

Um bom relacionamento com o cliente deve ser prioridade em um negócio e deve ser trabalhado e analisado constantemente. Assim, a empresa consegue entregar valor e criar novas formas de fortalecer o relacionamento com esse público.

Então, para ter um bom relacionamento com o cliente e garantir sucesso no negócio, confira as principais ferramentas e escolha a que melhor se encaixa em sua empresa ou então utilize todas elas. Boa leitura!

E-mail marketing

O e-mail marketing, quando utilizado da maneira correta, pode ser uma ferramenta muito eficaz para fortalecer o relacionamento com os clientes. O que acontece é que muitas empresas fazem um uso incorreto, utilizando-o para enviar informações que não fazem sentido para o público.

Então, em vez de enviar apenas promoções, é importante criar e-mails que conversem de fato com o público, oferecendo a ele conteúdos de grande relevância. É fundamental pensar no e-mail como uma página em branco que deve conter uma mensagem certa para a pessoa certa e, claro, no melhor momento.

Enviar artigos com vídeos, pesquisas ou até mesmo uma mensagem de parabéns na data de aniversário é uma forma de mostrar ao cliente que a empresa o conhece e o valoriza, pois sabe o que ele realmente precisa e contribui para solucionar seus problemas.

Redes sociais

O sucesso que as redes sociais têm em conectar pessoas passou a fazer parte do cotidiano das empresas. As plataformas começaram a ser indispensáveis para manter um bom relacionamento com o cliente.

São diversas vantagens que as redes sociais proporcionam para esse relacionamento, como a agilidade no atendimento, a comunicação de duas vias e, principalmente, a oportunidade de poder monitorar tudo o que é dito sobre o negócio.

Por meio dessas plataformas, a empresa consegue responder dúvidas, reclamações e esclarecimentos diversos sobre produtos e serviços. Ou seja, assim como o e-mail, as redes sociais acabam sendo bastante versáteis. E tem mais: a rede social possui a vantagem de poder falar sobre assuntos privados e públicos em um só lugar.

Chatbots

Sabe-se que as lojas online recebem várias perguntas repetidas durante o dia, seja sobre política de troca, devolução, tempo de envio dos produtos, formas de pagamento e assim por diante. Então, para que não haja o trabalho de contratar muitos profissionais para oferecer as mesmas respostas, o ideal é utilizar os chatbots.

Estamos falando daquela ferramenta de chat que existe no seu site. Isso mesmo! Ela pode ser manuseada por um assistente virtual programado para responder as dúvidas dos clientes.

E quando ele não sabe a resposta? É simples. O questionamento vai para um atendente real. Sendo assim, o atendimento não perde a qualidade, passa a ser mais ágil e o cliente percebe a preocupação que a empresa tem em não deixá-lo esperando.

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo mais usado hoje em dia no Brasil. Ele marca presença de aproximadamente 90% entre os outros aplicativos. Não se pode negar, portanto, o alto poder de alcance que ele tem, visto que essa estimativa representa mais de 115 milhões de brasileiros.

A agilidade de trocar mensagens de voz, de texto e imagens ganhou muitas empresas que buscam facilidade na hora de se comunicar com os clientes. Esse é um aplicativo que possui diversos recursos para manter um relacionamento rápido e eficaz com o público, sem contar que ele está na tela inicial da maioria dos clientes.

Para manter um bom relacionamento com o cliente, portanto, é preciso muito mais do que apenas enviar e-mail de promoções. É necessário investir em boas ferramentas que permitam manter a marca da empresa na mente dos consumidores. A qualidade no atendimento pode conquistar e fidelizar clientes, além de gerar novas oportunidades de negócios.

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