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Relacionamento com clientes por meio de SMS e Whatsapp para a sua estratégia!

por BulkServices



É fato que os clientes estão cada vez mais exigentes e mais informados. Com as mídias sociais, é possível encontrar clientes que buscam a qualidade tanto nos produtos e serviços oferecidos quanto no atendimento prestado pelas empresas. Por isso vamos falar aqui sobre como utilizar SMS e WhatsApp para que você tenha uma estratégia de relacionamento mais eficaz.

Hoje em dia, o cliente vive grudado na tela do smartphone. A intenção é que tudo possa ser resolvido por ele, apenas com um clique. Portanto, é fundamental que as empresas se esforcem para oferecer soluções compatíveis com essa ferramenta.

Um dos grandes benefícios de usar o WhatsApp e o SMS como uma solução para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é justamente essa praticidade. Quer saber como ser mais estratégico com os recursos mencionados? Então confira as nossas dicas!

Peça permissão

Assim como acontece com o envio de e-mails, é indispensável que o usuário demonstre o seu interesse ou permissão para que sua empresa envie SMS ou mensagem no WhatsApp para ele.

Se não seguir esse caminho, você pode provocar o efeito inverso, pois além da insatisfação gerada, os consumidores vão entrar em contato para reclamar do envio de mensagens indesejadas. Então não deixe de pedir permissão aos clientes para fazer o envio de mensagens

Faça um planejamento da campanha

Avalie as opções de uso e pense nas dores do seu negócio. Procure responder às seguintes perguntas: De que maneira posso otimizar o trabalho da minha equipe de atendimento? Quais são as principais dúvidas dos meus compradores sobre meu produto ou serviço? Quais informações posso enviar de modo automático? Você pode, por exemplo, perceber que se a sua empresa for da área da moda, é possível enviar lembretes um dia antes de um dia especial, como dia das mães, para reduzir as ligações.

Caso seja um e-commerce, você ainda consegue enviar mensagens com as informações do pedido do cliente para evitar o acesso ao chat. Ter um bom planejamento vai ajudar muito no uso do SMS e do WhatsApp em sua campanha.

Programe o atendimento

A partir da segmentação do seu público, programe horários, datas, formas de envio, etc. Somente a partir da organização para o envio é que o início da uso do WhatsApp e do SMS se torna indicado.

Informações sobre pedidos, mensagens de cobrança ou outros assuntos, quando enviados de maneira desordenada, podem acabar com a credibilidade e com a reputação do seu negócio, além de provocarem irritação nos clientes.

Personalize mensagens

Você acabou de fazer uma venda, mas ainda não agradeceu o cliente por ter escolhido a sua loja? Chegou a hora de mudar isso e aproveitar os recursos que o WhatsApp e o SMS oferecem para seu negócio.

Para fidelizar os consumidores e conseguir passar uma boa imagem, envie mensagens personalizadas agradecendo por escolher os seus produtos ou serviços.

Agindo assim, você certamente vai garantir uma aproximação com seu cliente, correndo menos riscos de ele optar por outra empresa. Só não se esqueça de personalizar essas mensagens, ou seja, sempre chame o cliente pelo nome.

Tire dúvidas por meio dos áudios

Já imaginou parar o seu trabalho toda vez que um cliente tem alguma dúvida? Em todo setor de vendas é muito comum que dúvidas sobre produtos ou serviços apareçam, mas para que você não perca o dia respondendo a elas, prefira gravar áudios padrões que expliquem, pelo menos, as perguntas realizadas com mais frequência.

Além de facilitar o seu dia a dia na empresa e tornar o atendimento mais rápido, os áudios vão deixar o relacionamento com o cliente bem mais descontraído, permitindo que eles não fiquem sem respostas.

Envie promoções

O seu comércio vai realizar uma promoção para atrair mais clientes? Por meio do WhatsApp e SMS você pode enviar mensagens com as promoções do seu negócio, lembrando que pelo WhatsApp você consegue enviar imagens, áudios e vídeos.

Por isso, mantenha sempre o cadastro dos seus clientes atualizado, assim você consegue enviar mensagens para um grande número de consumidores, sem precisar gastar com isso, e não se esqueça de conseguir as permissões para fazer o envio.

Além disso, ao contrário do que acontece com o panfleto, por exemplo, as novidades promocionais que são enviadas pelo WhatsApp acabam sendo mais eficientes, pois os clientes vão ter a chance de visualizar os conteúdos e recorrer aos seus serviços.

Monte um grupo

Os grupos, no WhatsApp, são sempre ótimas oportunidades para atrair mais clientes e, claro, para manter o relacionamento mais duradouro. No entanto, não se esqueça de enviar somente conteúdo que realmente vão fazer sentido para os consumidores, evitando enviar mensagens desnecessárias para não ser inconveniente.

Como mencionamos, o uso do desse aplicativo é fundamental para manter e melhorar o relacionamento com o cliente, ou seja, peça indispensável da sua empresa. Outra dica muito importante é contar com ferramentas de disparo de mensagens.

Lembrando que são consideradas ferramentas de disparo em massa o SMS, o WhatsApp e também o e-mail. O envio de mensagens automáticas ocorre com a realização de um agendamento prévio ou de forma instantânea.

Você vai criar mensagens de texto, cadastrar números de celulares (dos consumidores que deram a permissão obviamente) e realizar a programação pelo sistema de disparo automático. Com esse recurso, você consegue deixar mensagens registradas e ainda selecionar a frequência na qual elas vão ser enviadas.

O disparo automático é fundamental para empresas que contam com um número médio a grande de clientes e que precisa de um atendimento rápido. Comércios, call centers, centrais de cobranças, empresas que vendem produtos e que prestam serviços diversos, podem de beneficiar. Afinal, você cria mensagens e faz um disparo em massa.

Seja para lembrar de algum agendamento, seja para passar uma informação importante ao seu cliente e até mesmo para lembrar de uma fatura vencida. É útil também para avisar sobre alguma ação promocional, enviar algum cupom de desconto, entre outras possibilidades.

Com o disparo automático tudo é muito mais ágil, eficiente e barato. E, além disso, você ainda pode conquistar melhores resultados nas campanhas de marketing do seu negócio. Ainda não está satisfeito? Então confira algumas vantagens de usar ferramentas de disparo de mensagens no atendimento da sua empresa:

  • economia com chamadas convencionais;
  • atendimento de uma quantidade maior de consumidores;
  • demanda atendida com agilidade;
  • não há a necessidade de contratar novos funcionários para o atendimento;
  • redução do tempo médio de contato com clientes;
  • otimização da rotina de atendimento;
  • você se certifica que todos os consumidores receberam a informação enviada;
  • os operadores ficam livres para atender outras demandas;
  • fidelização de clientes com campanhas de marketing direto.

Enfim, todas essas dicas apontadas aqui devem ser consideradas para que você possa garantir um ótimo relacionamento com clientes por meio de SMS e WhatsApp. Não se esqueça de investir em ferramentas de disparo de mensagens para contribuir ainda mais com a sua central de atendimento e impulsionar o crescimento da sua empresa, afinal, um bom atendimento é imprescindível para o seu sucesso!

Ficou interessado e quer investir em ótimas ferramentas para melhorar o atendimento no seu comércio? Então entre em contato conosco agora mesmo e confira os nossos serviços!

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