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O guia do WhatsApp marketing: tudo o que você precisa saber

por BulkServices



Você já tem uma estratégia de WhatsApp marketing? Se não tem, deveria pensar com carinho para elaborar uma. Como é possível usar o WhatsApp em massa para o envio de mensagens, são várias as oportunidades para você melhorar o relacionamento com os clientes e ainda aumentar as vendas.

No Brasil, o aplicativo já possui mais de 120 milhões de usuários. Isso significa que a maior parte da população tem uma conta ativa. Dessa forma, aproveitar que tanta gente está presente nesta mídia aumenta as chances de crescimento do seu negócio.

Pensando nisso, neste post você verá como o disparo em massa é útil para sua empresa e como ter uma estratégia bem definida é importante para que a empresa consiga os resultados esperados.

Quer adotar as melhores práticas? Então, veja agora o que você precisa fazer. Boa leitura!

1. Conheça o disparo em massa pelo WhatsApp

Existem plataformas que permitem o envio em massa de mensagens pelo WhatsApp. Com elas, é possível disparar de acordo com a necessidade da sua empresa, atingindo mais usuários e aumentando as possibilidades de venda.

Nesse caso, você poderá gerenciar as campanhas, bem como listas de contatos e assinantes. Além disso, para maior comodidade, você terá acesso a gráficos de envio para compreender se os seus resultados têm obtido o que era desejado pela empresa. Você pode verificar qual a quantidade de mensagens entregues, lidas e inválidas.

Dessa forma, será mais fácil saber sobre a saúde da sua lista de contatos. Caso a quantidade seja grande, significará que é interessante tentar renovar os dados dos consumidores.

Além disso, muitas plataformas também contam com gerenciadores de templates de mensagens, o que fará com que seja ainda mais fácil escrever seu conteúdo. É claro, ela deverá ser condizente com o público que você possui.

As possibilidades são imensas. Além do tradicional texto, você pode incluir mensagens de marketing multimídia, imagens, texto e áudios.

1.1 Como funciona essa estratégia?

O funcionamento, normalmente, é simples. Para começar, basta adquirir créditos na empresa escolhida. Depois, deve-se definir a lista de contatos que será utilizada. O próprio sistema é apto para checar quais são os telefones válidos pelo sistema e validar os números ativos no dispositivo.

Após isso, é a hora de criar a campanha e escrever a mensagem. Depois disso, com os gerenciadores de campanha, é possível acompanhar o disparo e o detalhe dos envios, acompanhando os relatórios de entrega e os gráficos de envio.

Normalmente, as empresas só são cobradas quando as mensagens são entregues. Além disso, de acordo com o volume utilizado, pode ser dado um desconto na tabela. 

Vale lembrar que as empresas devem ficar atentas com os termos de conduta mais utilizados no mercado. Caso o WhatsApp entenda que a conta está praticando spam, ela pode ser banida e você perderá parte do trabalho que teve até então. Ou seja, todo cuidado é pouco na hora de escolher uma empresa. Ela deve ter bases firmes e muita experiência de mercado.

Outro ponto que você deve observar, é se as empresas de envio em massa têm desenvolvido pesquisas para melhorar sua comunicação com os consumidores. Quando isso acontece, sua marca será destacada no mercado e você ocupará primeiro o espaço. Quem chega primeiro conquista mais clientes.

2. Saiba quem pode se beneficiar dela

O disparo de mensagens é útil para os mais variados tipos de empresas. Veja agora alguns exemplos!

2.1 Agências

Usar toda a criatividade que a agência possui para conseguir mais clientes, a partir do WhatsApp é uma estratégia importante. Dessa forma, todo o potencial do marketing digital empresarial será atingido, completando os resultados que as outras mídias já geram para a instituição.

Você pode realizar promoções, convidar os usuários para participar de eventos, enviar testes e simulações de projetos, confirmar atendimento e promover campanhas. Apenas a criatividade da equipe limitará as possibilidades de uso.

2.2 Call Center e SAC

Esse tipo de serviço também pode ser beneficiado pelo disparo em massa. Nesse caso, as mensagens podem ser de lembretes e ativações, por exemplo. Além disso, várias ferramentas possibilitam integrar o sistema de call center com a plataforma de disparo. O envio é útil para divulgar serviços, lançamentos, produtos e até mesmo para enviar comprovantes.

2.3 Pequenas e médias empresas

Se o seu desejo é aumentar as vendas, o WhatsApp é uma das ferramentas ideais para apoiá-lo nisso. Já pensou em gerar cupons de desconto e enviar imagens, links, áudios e vídeos para divulgar suas promoções diretamente para o aparelho do consumidor?

Além disso, você pode ser pró-ativo e lembrá-lo de dadas e ocasiões que a empresa julgue interessante. Manter um relacionamento com os consumidores é uma das melhores formas para fazê-lo vestir a camisa da empresa e aumentar a fidelização.

2.4 Seguradoras

Se você acha que as seguradoras não se beneficiariam dessa estratégia, está enganado. Com ela, a equipe pode ser mais ágil e se comunicar mais facilmente com o público (tanto interna quanto externamente). As notificações, promoções e alertas são opções que normalmente agradam esse tipo de empresa. As mensagens são entregues imediatamente e podem ser acessadas em qualquer lugar.

2.5 Campanhas eleitorais

Ainda que o ano não seja de eleição, é bom começar a interagir com os possíveis eleitores antes que o pleito inicie. Assim, as pessoas não poderão dizer que são procuradas apenas no período eleitoral.

Para isso, é necessário contar com uma ferramenta que seja capaz de realizar campanhas eficazes e garantir que as mensagens serão entregues. Um eleitor perdido poderá significar a derrota do candidato. Por isso, é importante também enviar vários tipos de conteúdos, como áudio, vídeos e imagens. 

3. Entenda porque o WhatsApp marketing é tão importante

A quantidade de usuários do WhatsApp tem crescido nos últimos anos. Inicialmente, os usuários passaram a se conectar mais facilmente com seus familiares e amigos. As mensagens começaram a ser respondidas mais rapidamente, o que aumentou a interação entre as pessoas.

Entretanto, isso não ficou restrito à área pessoal. As empresas também começaram a explorar as possibilidades existentes.  Além disso, as pessoas não querem mais receber o mesmo tratamento que recebiam das empresas como antigamente. 

Em vez de esperar por longos minutos para ser atendido pelo call center e, frequentemente, não conseguir o atendimento que desejava, os clientes esperam resolver suas dificuldades rapidamente.

Mais do que isso, abre-se uma possibilidade para que a empresa possa comunicar as principais novidades com os consumidores, de forma rápida e precisa. É possível apresentar lançamentos, promoções e até mesmo descontos para que o cliente volte à empresa e faça mais compras.

Consumidor 4.0

Como você viu, o cliente de hoje não tem as mesmas expectativas que tinha há 5 ou 10 anos. Para entender melhor como o Consumidor 4.0 pensa, precisamos entender como a ideia de Indústria 4.0 e Marketing 4.0 mudaram a relação entre a empresa e cliente.

Com a Indústria 4.0, fica mais difícil separar o que é virtual e o que é real. A tecnologia da informação faz com que os dois modelos, anteriormente distintos, se misturem. Além disso, as soluções de informática fazem com que as marcas tenham melhor entendimento de quem são os clientes. Assim, fica mais fácil projetar melhorias nos processos de produção, vendas e atendimento. O pensamento do consumidor assume o protagonismo dentro das empresas.

Por outro lado, a ideia de Marketing 4.0 se refere as estratégias de propaganda que foram desenvolvidas para que esse novo modelo de negócios da indústria pudesse ser desenvolvido e alcançasse o público de maneira mais eficaz.

Como a conexão com a Internet deixou de ser um fator limitante, a quantidade de informações disponíveis na rede modificou a forma com que o marketing é realizado. Os publicitários passaram a dedicar mais tempo e ações para acompanhar o funil de vendas e a jornada de compra dos consumidores, o que fez com que as marcas tivessem mais êxito em suas campanhas.

O novo usuário deseja mais do que ser fidelizado. Ele quer acompanhar e se envolver com as principais causas que a instituição tem. Com isso, diferenciar fidelização e engajamento torna-se necessário. Enquanto a fidelização preocupa-se em manter os hábitos dos clientes (como comprar os mesmos produtos em um mesmo local), o engajamento se torna participante nas causas da empresa, como se fosse convocado para vestir a camisa da instituição e ajudá-la a crescer.

Ele apenas fará isso por convicção. Comprar os itens ou adquirir serviços tendem a acontecer com mais reflexão. Por isso, é fundamental conhecer quem são essas pessoas para introduzi-las, de alguma forma, nos processos empresariais. Informações como locais de trabalho, filosofia de vida, bem como escolhas éticas são essenciais para alcançar esse consumidor, que se caracteriza pelo olhar crítico e pela desconfiança.

Então, as empresas devem aproveitar todas as funcionalidades que as ferramentas disponibilizam. Assim, ficará mais fácil descobrir o que os consumidores desejam e esperam, funcionando como uma prévia de como os clientes se comportarão no futuro.

Por isso, 2017 foi o ano em que o investimento em publicidade digital foi maior do que na TV. Isso mostra o quanto a Internet está sendo utilizada para anunciar a marca e também para melhorar o relacionamento dos consumidores com a empresa. 

Se as empresas quiserem crescer, precisarão se ater mais a uma administração focada em resultados, tomando decisões objetivas e claras. Os processos devem ser organizados e gerenciados com qualidade. Nesse sentido, veja como é importante ter uma estratégia bem alinhada para obter bons resultados. 

4. Saiba porque é importante ter uma estratégia bem alinhada

Entretanto, nem tudo são flores. Para colher os resultados esperados para o WhatsApp marketing, é necessário planejar todas as ações que serão realizadas. O primeiro passo é definir quais são os objetivos que a instituição deseja atingir com a campanha. É comum que os empreendedores apenas escolham mais um canal para se comunicar com os consumidores, sem fazer uma estratégia para conseguir resultados que sejam realmente eficazes.

Para tanto, você deve se perguntar quais são as metas que específicas que a empresa espera atingir tanto com o marketing digital quanto, especificamente, com o WhatsApp. Quem não sabe aonde espera ir, pode chegar em qualquer lugar.

Após isso, é o momento de decidir quais ações podem ser realizadas para que as metas sejam atingidas. Em vez de realizar o planejamento, muitas empresas resolvem apenas imitar o que outras já fazem (que, muitas vezes, nem são da mesma categoria). Nesse caso, os resultados não serão os mais apropriados para sua instituição.

De acordo com seu planejamento, é possível:

  • enviar cupons de desconto;
  • fazer promoções sazonais;
  • convidar o público para visitar a loja;
  • enviar lançamentos para os consumidores.

Essas são apenas algumas possibilidades, já que o WhatsApp pode atender as mais diversas demandas do seu negócio.

4.1 Marketing como um todo

O WhatsApp não deve ser visto como uma ferramenta isolada das demais. É preciso que a marca desenvolva suas ações conjuntamente. Isso significa que todas as mídias selecionadas devem agir juntas em prol do crescimento da empresa.

Quando as ações são bem planejadas apenas em uma das mídias, os resultados obtidos são menores do que os que foram projetados, uma vez que o consumidor avalia sua experiência como um todo, e não apenas isoladamente.

Por outro lado, quando o planejamento visa levar ao usuário os melhores serviços e produtos, atendendo as necessidades e problemas dos consumidores (quando existirem), os clientes se sentem satisfeitos e preparados para vestirem a camisa da empresa e defendê-la nos momentos necessários. 

5. Confira as boas práticas para disparo de mensagens

Veja, agora, quais são as melhores práticas para você aproveitar o potencial do WhatsApp.

Definir o número máximo de mensagens

Embora se comunicar com os clientes seja necessário, você deve ter em mente que as mensagens não devem ser excessivas. Pouco conteúdo poderá fazer com que o consumidor esqueça da sua marca. Por outro lado, muitos envios fará com que ele não queira mais interagir com a empresa. 

A dificuldade, então, é definir qual é a quantidade que seu cliente acha ideal (em um dia, uma semana e um mês). Para tanto, não basta tentar adivinhar o que ele pensa. Você só terá resultados sólidos se conhecê-lo de fato. Por isso, peça ajuda a ele e pergunte qual espaço entre as mensagens ele considera ideal.

Pedir permissão para o usuário

Embora possa parecer desnecessário falar, nunca é demais dizer que você só deve enviar mensagens em massa para os usuários que permitiram que esse tipo de relacionamento aconteça.

Caso você apenas compre listas de contatos disponíveis na Internet, possivelmente a imagem da marca será arranhada com esse público que ainda não tem contato direto com a empresa. Ou seja, a instituição terá dificuldades para conquistar esse usuário no futuro.

Além disso, o próprio WhatsApp pode identificar que a sua conta tem enviado mensagens para usuários que não estão interessados em receber o conteúdo.

Faça testes

Por mais que você planeje, sempre é possível conquistar mais clientes. Então, lembre-se de que mesmo campanhas que já apresentam bons resultados podem melhorar. Por isso, tente sempre fazer pequenas modificações e observar qual é o comportamento do público.

Você pode:

  • modificar a estrutura da sua mensagem para verificar se os usuários preferem conteúdos diferentes (é possível contar histórias, interagir com conteúdos do jornal e da tevê, etc.);
  • mudar cores e tamanhos de textos utilizados em vídeos;
  • diminuir ou aumentar o volume do áudio enviado;
  • trocar o horário em que as mensagens são enviadas.

Vale lembrar que apenas um item deve ser modificado por vez. Assim, você saberá qual deles foi responsável por trazer as mudanças na quantidade e qualidade do atendimento prestado.

Utilize o WhatsApp Business

Muitos empreendedores não sabem da existência de uma versão especial do WhatsApp para os pequenos e médios negócios. Por isso, eles continuam usando a versão tradicional do aplicativo. Embora eles não sejam impedidos de fazer isso, a atitude pode trazer maiores dificuldades para o negócio.

Pensando nas necessidades exclusivas das empresas, o aplicativo desenvolveu uma versão com mais funcionalidades, permitindo que o atendimento seja mais seguro, rápido e eficaz. Além de preencher um perfil com os dados essenciais do seu negócio, também estão disponíveis as etiquetas de classificação das conversas (de acordo com momento da venda, ou personalizadas, como tipo de chamado) e estatísticas sobre o recebimento de mensagens, o que é útil para afinar a estratégia de marketing do negócio.

Fazer parte disso é fácil. Basta procurar em sua loja de aplicativos pelo WhatsApp Business. A configuração é parecida com a versão tradicional e é realizada em poucos minutos. Lembre-se de que, mesmo sendo um aplicativo diferente, você só pode ter um número ativo.

Então, caso você já possua uma conta no aplicativo pessoal, o WhatsApp Business o convidará a migrar para a nova conta empresarial. Você não perderá nada com isso. Entretanto, se você quiser ter dois números distintos, um pessoal e outro corporativo, é possível ter as duas contas em um mesmo aparelho.

Responda rapidamente

Uma das grandes necessidades dos usuários que procuram ou recebem conteúdos por WhatsApp é ser respondido rapidamente quando ele fazer algum questionamento. Se a demanda for maior do que a sua equipe pode administrar,  pense em aumentar o número de colaboradores 

Além disso, utilizar algumas funções existentes no WhatsApp Business fará com que o tempo de resposta seja menor. Com as etiquetas, por exemplo, é mais fácil classificar o atual estágio do consumidor. Assim, retornar as conversas é ainda mais fácil. 

Seja educado e cortês

Alguns usuários podem ter algumas dúvidas que parecem ser bobas. Outros, aparentemente, não prestam atenção nas respostas que já foram dadas, fazendo perguntas que já foram respondidas. Independentemente disso, seja educado e cortês. Repita as informações quantas vezes for necessário para que o consumidor entenda. 

Uma palavra mal colocada pode fazer com que a estratégia perca o vigor e o cliente não deseje mais manter o relacionamento com a marca. Mais do que isso, ele pode espalhar para seus amigos e familiares como a instituição lida negatividade com os consumidores.

Saiba lidar com as reclamações dos usuários

Muitas vezes, os consumidores utilizam o canal para fazer reclamações. Qualquer pequeno problema pode ser suficiente para fazer o usuário ficar insatisfeito. Por isso, a forma com que você lidará com isso determinará se a empresa o recuperará (e ainda o tornará um promotor da marca), ou o perderá para a concorrência, dificultando o trabalho para reconquistá-lo.

Além de demonstrar que as opiniões dele são valiosas para a instituição e que elas serão utilizadas na tomada de decisões no futuro, é interessante contar com uma estratégia própria de recuperação. Nesse sentido, o WhatsApp é uma poderosa ferramenta.

Para começar, as etiquetas podem classificar o usuário com alguém que deve receber um tratamento diferenciado. Assim, conteúdos diferenciais serão enviados para ele, aumentando a ideia de que ele é importante para a empresa.

Além disso, esses mesmos consumidores podem receber promoções e descontos para realizarem uma nova compra. Com isso, além de incentivarem que eles voltem a se relacionar com a empresa, isso ajudará a aumentar o faturamento da empresa. Não se esqueça de enviar uma mensagem de pedido de desculpas, junto à oferta, para estreitar os laços.

Em uma estratégia de marketing bem-feita, há espaços para as mais variadas tecnologias. Tudo dependerá das necessidades dos consumidores, bem como seus principais interesses. Até mesmo o SMS, muitas vezes desprezado pelos empreendedores, ainda é um canal útil para se comunicar com o consumidor de maneira efetiva e rápida. Ou seja, é importante estar atento às novidades do mercado para saber como a sua marca pode incorporá-las para aumentar o faturamento e forma com que a marca é vista pelos consumidores.

Uma das formas para conseguir bons resultados é com o envio de WhatsApp em massa. Isso permite que um grande público seja alcançado rapidamente, sem deixar de lado a segmentação e a personalização das mensagens. Entretanto, para usar o WhatsApp Marketing você precisará de um plano de ação bem definido, facilitando a execução das operações.

Quer aproveitar esse momento? Então, entre em contato agora mesmo conosco e saiba como podemos ajudá-lo a adotar uma estratégia de marketing com o WhatsApp. Esperamos seu contato!

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