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O guia definitivo para fazer disparo de SMS

por BulkServices



O disparo de SMS é um assunto controverso entre vários empreendedores. É comum que vários deles acreditem que a tecnologia é ultrapassada e não consegue mais entregar os resultados esperados. Por outro lado, outras instituições investem nos disparos, mas não conseguem os resultados esperados. Você sabe quais são os maiores mitos sobre uma campanha de SMS marketing?

Para tirar as dúvidas, este guia pretende ajudar você a saber tudo o que é necessário sobre a prática. Inicialmente, você descobrirá se o disparo realmente tem utilidades atualmente. Depois, verá quais são as vantagens que fazem com que a prática seja importante para o seu negócio.

Para quem deseja começar, os primeiros passos serão listados. Por fim, as normas legais serão mencionadas, bem como as práticas que podem fazer com que o tiro saia pela culatra e o relacionamento com os consumidores seja prejudicado.

Quer melhorar o conhecimento em envio de SMS? Então veja o que você precisa fazer. Boa leitura!

Disparo de SMS: o que dizem sobre essa estratégia de marketing?

É comum que as pessoas acreditem que o SMS não gera mais resultados. O motivo para tal pensamento é óbvio: o número de pessoas que enviam esse tipo de mensagem é cada vez menor. Com a popularização dos aplicativos de mensagem como o WhatsApp, as pessoas preferem se comunicar a partir deles, já que não ocorrem cobranças ou limitações conforme o uso.

Por isso, pode-se dizer que estratégias de SMS e WhatsApp caminham de mãos dadas para aproveitar as possibilidades das estratégias de mobile marketing existentes.

Embora muita gente tenha decretado a morte do SMS, ele continua mais vivo do que nunca. As empresas que têm apostado nele para manter um relacionamento com o consumidor conseguem conquistar bons resultados. Alguns dos principais motivos para isso são:

  • o número de mensagens que são consideradas como spam é relativamente baixo — apenas 10%;

  • a maior parte do público (57%) tem interesse em manter um relacionamento com as empresas a partir do SMS;

  • quase 90% das mensagens são abertas e lidas apenas 3 minutos depois do recebimento;

  • o percentual de abertura das mensagens chega a 98%.

Como não há exigência de conexão com a internet para o recebimento das mensagens, a empresa garante que o conteúdo será visualizado mais rapidamente. Ou seja, embora o senso comum acredite que o investimento em SMS é coisa do passado, os dados mostram que ele ainda é muito importante para o relacionamento do público com a marca.

Por que o disparo de SMS é fundamental para o seu negócio?

Para começar, as empresas que desejam crescer no mercado precisam ter uma boa relação com seus consumidores. Quando isso não acontece, a tendência é que a concorrência consiga capturá-los para os lançamentos e as promoções que tiverem. Além disso, com uma comunicação precária, os usuários sentem que não são ouvidos pela marca, já que não têm espaço para contar quais são as impressões que tiveram ao utilizar os produtos e serviços em questão, bem como para resolver possíveis problemas enfrentados.

Por outro lado, quando o consumidor se sente à vontade com a marca, ele pode até fazer críticas, mas sabe que será ouvido e que suas considerações são importantes para a empresa. Dessa forma, ele a defenderá quando alguém criticá-la. É como acontece nas melhores famílias: um membro pode criticar outro, mas quando alguém de fora tenta fazer o mesmo, o integrante da família é defendido.

Quando se fala em relacionamento com o consumidor, o disparo de SMS tem um papel muito importante. Em um tempo em que as pessoas têm um estilo de vida corrido, as informações precisam ser divulgadas com velocidade e objetividade — e é justamente esse um dos principais pontos positivos do SMS.

Como o limite de uma mensagem é de 160 caracteres, as informações são passadas direto ao ponto, fazendo com que poucos segundos sejam suficientes para que o usuário entenda o que a marca quer dizer. Além disso, o conteúdo será entregue mesmo se a pessoa estiver sem internet no momento do envio. Apenas poucos segundos são necessários para que a mensagem chegue ao seu destinatário.

O SMS também é útil para ter uma comunicação mais interativa com o consumidor. É possível lembrá-lo das últimas compras, fazer sugestões conforme seus hábitos, parabenizá-lo pelo seu aniversário etc. Terá uma promoção na loja? O SMS pode mostrar ao consumidor que o produto que ele deseja estará com um preço diferenciado.

A versatilidade é um dos pontos mais fortes. É possível usar SMS para a captação de alunos, aumento nas vendas, divulgação de e-commerces etc. Ou seja, qualquer modelo de negócios pode ser beneficiado quando utiliza corretamente a estratégia.

Como começar com disparo de SMS?

A melhor forma para começar com disparos de SMS é utilizar um serviço de envio em massa. Dessa forma, sua empresa não precisará fazer envios manualmente — o que garantirá a eficácia da estratégia, bem como a otimização do tempo dos funcionários. Além disso, as ferramentas contam com relatórios para que as ações sejam analisadas, sendo possível conquistar resultados ainda mais interessantes no futuro.

Com o serviço de disparo de mensagens, é possível divulgar campanhas, ações especiais e promoções para um público grande e variado. Dessa forma, é possível alcançar os consumidores de maneira eficaz, rápida e com custo baixo se comparado a outras estratégias.

Com o disparo, é possível manter seus clientes informados, potencializando a visibilidade de seus produtos e serviços — tudo isso a partir de uma mesma plataforma. Para tanto, é necessário que você procure um sistema que seja customizado para que a estratégia da sua empresa seja atendida em qualquer tipo de campanha que você venha a executar, tanto no presente quanto no futuro.

Para isso, é necessário que você jogue limpo para obter sua base de dados. Não compre listas prontas nem mande mensagens para os consumidores sem autorização prévia deles (você verá em mais detalhes abaixo por que essas atitudes são problemáticas). É melhor começar com poucos usuários cadastrados a contar com informações de pessoas que não querem se relacionar com a instituição.

Se você deseja aumentar sua base de dados, incentive seus clientes a divulgarem as informações básicas deles, bem como a permitirem a interação com a empresa a partir do SMS. Dessa forma, em vez de ser vista como uma empresa chata, que interrompe as interações sociais dos usuários, a marca será compreendida como uma empresa transparente e que está pronta para ajudar os usuários nas principais demandas e necessidades que eles têm.

Além disso, para começar a fazer seus disparos, é importante contar com uma estratégia benfeita de marketing. Defina como o SMS é útil para que a instituição atinja seus objetivos. Além disso, trace as formas como a estratégia será efetuada.

Quantas serão as mensagens enviadas? Qual será a maneira de se relacionar com o consumidor (formal ou informal, técnica ou próxima ao consumidor)? Quais serão os descontos e as promoções a que os usuários terão acesso durante o ano? Responder a essas perguntas é fundamental para planejar sua campanha.

Quais são as melhores estratégias?

Quer entender como elaborar uma estratégia de sucesso? Então veja em mais detalhes quais são as melhores ações para você conseguir ter o sucesso que tanto espera usando o disparo de SMS.

Planejamento

Você já viu que o planejamento é parte fundamental para as estratégias de SMS — ou qualquer outra. É comum ouvir pessoas dizerem que só se aprende com a prática, mas lidar com o dinheiro da empresa requer técnica e conhecimento. Isso quer dizer que o capital da instituição deve ser empregado com rigor e ciência.

Enquanto existem empresas que brincam em fazer apostas, outras já sabem quais são as melhores formas de investir o dinheiro. Tais empresas estarão sempre à frente daquelas que ainda estão aprendendo.

Mesmo quando souberem o que deve ser feito, elas ainda estarão atrás das outras, que já estarão otimizando seus negócios, com mais know-how sobre as plataformas de disparo e o comportamento típico do consumidor da marca.

Para gerenciar a estratégia, defina se a própria empresa fará o gerenciamento das listas de contato, bem como o envio de mensagens. Há empresas que contam com soluções apropriadas para que os resultados da instituição sejam melhores, fazendo com que o dinheiro seja mais bem investido.

Conhecer o consumidor também é fundamental. Antes de fazer qualquer tipo de ação, defina quem é o seu cliente ideal, desvendando quais são seus maiores sonhos, problemas e dilemas. Entenda o que ele espera ao consumir seus produtos e serviços. Assim, será mais fácil fazer uma estratégia que atinja em cheio o que os usuários esperam da marca.

Objetividade

Uma das maiores dicas sobre as mensagens de SMS é a objetividade. Diferentemente de outros meios de contato com os consumidores, essas mensagens devem ser curtas e claras para fazer com que os usuários entendam rapidamente o conteúdo. Como uma mensagem tem apenas 160 caracteres, produzir SMS longos fará com que o conteúdo fique estranho de ser lido — além de incomodar os clientes com diversas notificações.

Interatividade

Outra ação interessante para obter resultados mais expressivos é ter interatividade. Você pode, por exemplo, enviar mensagens interativas para perguntar como o usuário avalia o último processo de compra efetuado. Caso você tenha algum tipo de atendimento via telefone ou virtual, pergunte o quanto o usuário está satisfeito com o suporte atendido.

Além disso, é possível usar da criatividade para conseguir mais vendas. Pergunte ao consumidor se ele está preparado para receber uma oferta incrível. Caso a resposta seja positiva, mande uma mensagem com boas condições de compra para o usuário. Assim, ele estará mais atento à promoção enviada. Nesse caso, apenas a criatividade dos profissionais poderá limitar sua estratégia.

Segmentação

Nem todo mundo torce para o Flamengo. Nem todas as pessoas gostam de ver novela. Como as pessoas são diferentes, elas devem receber conteúdos variados, não é mesmo? A segmentação garante que cada conteúdo só seja entregue a pessoas que tenham relação direta com ele.

Uma pessoa, por exemplo, que comprou uma câmera digital profissional, pode estar interessada em adquirir um tripé ou cartões de memória. Depois de algum tempo, é interessante alertá-la que há boas opções no mercado para que o usuário consiga trocar seu equipamento e ter melhores resultados (que, no caso, são fotos).

Clientes que têm interesse em materiais esportivos também podem se interessar pela nova promoção de camisas de times de futebol. Enviar mensagens para esse público garantirá que o conteúdo só seja entregue às pessoas que considerem o SMS relevante.

Isso é útil para otimizar os recursos gastos com o disparo das mensagens. Além disso, quando uma mensagem desconectada do dia a dia do consumidor é enviada, ele tenderá a desvalorizar as próximas mensagens. Se você quer melhorar a comunicação com o público, é fundamental que toda mensagem seja relevante e valiosa para o cliente. Não pense que, na dúvida, é melhor mandar um SMS. Ele deve impactar de alguma forma os consumidores.

No caso do SMS para e-commerce, a segmentação é muito importante para que as pessoas cheguem até a loja virtual e consigam fazer as compras.

Mensagens impactantes

Como você viu, as mensagens devem ser impactantes. Além de segmentar sua base, é necessário ter cuidado com a produção do conteúdo. Em ocasiões especiais, o público tende a ser mais impactado, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo.

Nesses momentos, as pessoas gostam de presentear seus amigos e parentes e refletir sobre a vida. As mensagens da empresa podem ajudar o consumidor nessa reflexão e mostrar que a sua empresa está pronta para ajudá-lo a fazer do dia um momento especial.

O cliente está há muito tempo sem realizar uma compra? Lembre-o que ele é muito estimado para a empresa e que ela já está com saudade dele. Remeter aos sonhos e vontades dos usuários é uma das melhores formas de produzir mensagens impactantes. Além disso, coloque a missão da empresa em cada letra e pontuação utilizada. Atualmente, a forma com que uma marca age na sociedade é tão importante quanto os produtos e as promoções que são lançados por ela.

Além disso, aproveite momentos especiais, como o aniversário do cliente. Mostre que a empresa também está comemorando a data e está disposta a fazer uma boa promoção para que ele esteja mais feliz naquele momento tão importante. No caso de restaurantes e prestadores de serviços, é possível oferecer oportunidades para que ele passe o dia, literalmente, com a empresa. Interessante, não?

Dessa forma, será mais fácil para a empresa ser reconhecida pelo público. Da mesma forma que cada pessoa tem sua personalidade, as empresas também têm sua forma de pensar e agir.

A quais cuidados legais é preciso ficar atento?

Embora muitas pessoas não saibam, a Agência Nacional de Telecomunicações tem várias normas para que o SMS Marketing não extrapole alguns limites. Isso acontecia pelo uso indiscriminado que muitas empresas faziam do envio de mensagens de texto.

Como consequência, o usuário pode pedir a qualquer momento para sair da lista da empresa, enviando uma mensagem com a palavra PARE para o número da empresa que faz os envios. Além disso, o próprio usuário tem o direito de escolher se quer ou não receber essas mensagens.

Em registros via internet, por exemplo, normalmente há uma opção perguntando se o cliente aceita receber conteúdos promocionais, bem como novidades da instituição. Quando essa regra não é seguida, a prática pode ser configura como SPAM, o que pode fazer com que a marca tenha problemas com os usuários e com a legislação.

As multas, milionárias, variam conforme a gravidade do caso e podem chegar até R$ 6,5 milhões. Caso os dados pessoais dos clientes tenham sido repassados, a multa pode ser ainda maior. Por isso, a recomendação do Procon é que as empresas sejam transparentes quando usarem os dados dos clientes, respeitando a escolha e a privacidade deles.

Para evitar qualquer tipo de problema, é importante:

  • verificar se a frequência de mensagens é moderada;

  • fazer envios apenas em horário comercial (não enviando em feriados e domingos);

  • utilizar, no máximo, entre 140 e 160 caracteres;

  • identificar-se com o nome empresarial ao fim da mensagem;

  • não disseminar conteúdo político ou religioso;

  • restringir-se ao assunto principal da empresa;

  • oferecer a possibilidade para que o usuário saia do serviço de recebimento de mensagens.

Que erros é preciso evitar?

Além de ficar atento aos problemas com a legislação, é importante não errar e fortalecer seu relacionamento com os consumidores. Para tanto, veja quais são as ações mais importantes a seguir!

Enviar muitas ou poucas mensagens aos consumidores

Veja quantos SMS os usuários querem receber da sua empresa. Se enviar muitos, ele poderá se cansar e pedir o cancelamento da subscrição. Por outro lado, se o contato for esporádico, ele poderá se esquecer da marca.

Enviar mensagens descontextualizadas

Como você viu, a segmentação é fundamental para que os usuários se interessem pelos produtos e serviços da marca. Caso você erre, as chances de que o usuário fique descontente com a empresa são grandes. Ninguém quer receber mensagens sobre produtos em que não tem interesse.

Não verificar se há elementos confusos, incorretos ou de múltiplas possibilidades

A mensagem deve ser objetiva e de fácil entendimento. Caso tenha alguma palavra que o consumidor não consiga entender corretamente, diversos problemas podem ser criados. Além do transtorno de fazer com que os clientes cheguem à empresa esperando um tipo de promoção e encontrar outra, os usuários podem pedir auxílio do poder público.

O conteúdo da mensagem deve ser revisado para evitar a má compreensão do que a empresa deseja informar. Se ainda assim erros forem cometidos, a instituição deve fazer uma errata para informar aos usuários qual é a mensagem correta.

Não pedir autorização

Além de gerar problemas legais para a empresa, enviar conteúdo não permitido pelo usuário faz com que a marca seja prejudicada. Quando o cliente se sente prejudicado, ele tem mais dificuldade em fazer compras no futuro. A empresa deve se lembrar de que pouco aborrecimento é suficiente para que o usuário procure a concorrência. Você não quer isso, não é mesmo? Então trate bem o consumidor para que ele se sinta satisfeito.

Como mensurar os resultados?

Diversas informações devem ser utilizadas para otimizar os resultados obtidos com a estratégia. Dessa forma, é possível rever pontos importantes na periodicidade, no conteúdo, no assunto e nas abordagens adotadas.

Dessa forma, você deve procurar um sistema que consiga produzir relatórios informando quantas mensagens foram enviadas, recebidas, visualizadas e não entregues. Assim, também será mais fácil entender qual é a qualidade da lista obtida e se o engajamento dos usuários tem aumentado ou diminuído com o tempo.

E agora, o que fazer?

Como você notou, embora seja fácil começar os envios de SMS, há diversos pontos a que a empresa deve estar atenta. Um estudo deve ser feito — válido para os principais pontos de contato da sua empresa, como redes sociais e atendimento eletrônico e virtual — para entender como o usuário se comporta e quais são as melhores formas de abordá-lo. Ao ter consciência de quem ele é, fica mais fácil segmentar a base de dados de acordo com o perfil e os interesses que ele tem.

Mais do que isso, a empresa deve saber quais problemas vai encontrar se tentar acelerar o processo e enviar mensagens para pessoas que não estão em acordo com o recebimento de SMS. O abuso no envio também pode gerar consequências para a marca, como multas.

Há outros erros que, embora não tenham impacto legal, podem fazer com que a marca perca relevância no mercado. Por isso, ao tentar melhorar a relação com o cliente, as empresas precisam estar em acordo com as melhores práticas.

Dessa forma, se você deseja começar no disparo de SMS para aumentar as vendas, faz uma ótima escolha! O serviço continua eficaz e é importante para se comunicar com o consumidor. Entretanto, buscar o auxílio de ferramentas e empresas que possam auxiliar em todo esse processo é fundamental. Assim, vários erros serão evitados. Comece agora mesmo a sua campanha de SMS marketing!

Outra estratégia que tem se tornado importante é o WhatsApp Marketing. Você sabe tudo o que é necessário para conseguir bons resultados? Baixe agora mesmo o nosso e-book e fique por dentro de informações importantes sobre essa ferramenta!

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