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Notificações, SMS ou e-mail: qual usar nas campanhas de marketing?

por BulkServices



Campanhas de marketing eficientes exigem planejamento e definição clara das estratégias que serão aplicadas para obter resultados satisfatórios. Para isso, é preciso considerar as características e diferenciais das táticas existentes no mercado antes de optar por uma ou outra, de acordo com o objetivo da empresa.

Se você tem dúvidas em relação às funcionalidades de algumas ferramentas do marketing digital, e não sabe como identificar a melhor opção e momento para aplicá-las, leia este artigo até o final e descobra como acertar o alvo e engajar o consumidor. Confira!

Notificações push

Push Notification Service são mensagens enviadas via smartphone, tablet ou diretamente pelo seu navegador. Sempre que enviadas, elas aparecem em destaque nos dispositivos (iOS, Android e Windows Mobile).  

As notificações são entregues por meio do navegador. Mesmo que você esteja realizando outra ação, vai acabar recebendo-as quando acessar a internet. 

O alerta pode ser enviado de forma automática ou manual, e sua frequência depende do objetivo de cada comunicação. Se você tem um conteúdo novo no blog ou começou uma promoção no seu e-commerce, por exemplo, essa é uma forma de notificar seus leitores ou clientes sobre essa novidade o mais rapidamente possível.

A tática também é usada para relembrar sobre os produtos abandonados no carrinho, informar sobre o processo de entrega da compra e divulgar as novidades que acabaram de chegar na loja.

É possível personalizar os limites de caracteres ou linhas e o formato das notificações, de acordo com o sistema operacional. Outra vantagem dessa ferramenta em relação ao e-mail é não seguir para o spam floder ou ficar esquecida no inbox, além de ter o dobro da taxa de abertura. 

Ela também serve como um lembrete para os usuários utilizarem o seu app, uma vez que é comum instalar um aplicativo e nem se lembrar mais que ele existe. Diferente do SMS, as notificações push podem ser encaminhadas apenas para os utilizadores.

No web push, o seu consentimento para fornecer seus dados pessoais é realizado por meio de um pop-up no auto da tela do aparelho durante a navegação.

SMS Marketing

O SMS Marketing é uma ferramenta valiosa para as empresas, já que 58% dos usuários de dispositivos móveis acessam o celular a cada hora, e 90% das mensagens de texto são abertas nos primeiros 3 minutos.

No entanto, para que seu uso seja bem-sucedido, os profissionais de marketing precisam saber exatamente quem é seu público-alvo e quais mensagens são úteis para eles.

O envio de SMS também precisa fazer parte de uma estratégia geral, isto é, não pode ser usado como um canal independente. Deve ser implementado em pontos estratégicos da jornada de compra para complementar outros canais, como o e-mail marketing, por exemplo.

As regras e regulamentos em torno do SMS são rigorosas, e deixar de segui-las significa sofrer punições severas dos órgãos governamentais. Existem boas práticas a se respeitar em todos os setores do marketing, inclusive quando se trata desse tipo de comunicação.  

Se você estiver importando contatos para o sistema de gerenciamento do serviço, deve obter o consentimento expresso por escrito de cada assinante para poder enviar mensagens. Caso contrário, a multa pode chegar a R$ 6,5 milhões, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Para conseguir o cadastro desses usuários, você precisa de uma palavra-chave de opt-in e um código que o lead deverá usar para entrar na sua lista de SMS. O método mais fácil de fazer isso é usar palavras afirmativas + nome da empresa, como no exemplo: (Envie SIM para NOME DA EMPRESA) ou (Envie SIM para 99966).

Lembre-se: a personalização gera altas taxas de engajamento. Sendo assim, use uma linguagem de conversação que não seja muito familiar ou pessoal. Além disso, dedique-se à redação do texto, pois a mensagem é curta e você precisa escolher bem as palavras.

O SMS marketing deve ser reservado para comunicações sensíveis ao tempo, como uma promoção relâmpago. Nesse caso, os leads não se incomodarão ao receber uma notificação da oportunidade. 

Isso porque, diferentemente do e-mail marketing — onde os leads se inscrevem para receber comunicações variadas —, o SMS é muito específico. Portanto, respeite o contrato de autorização. Se o motivo da inscrição não foi receber promoções e novidades, prefira enviar um e-mail.

Um alerta: não envie mensagens fora do horário comercial. Estando atento a essas regras, você pode começar a divulgar sua empresa para o mundo sem medo!

E-mail marketing

O e-mail marketing tornou-se uma das melhores ferramentas de marketing digital por ser um canal extremamente democrático. Com ele, é possível engajar os leads, promover seus conteúdos, nutrir e educar clientes em potencial, além de vender e estreitar o relacionamento com clientes.

A estratégia é uma ótima opção para aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. De acordo com a Radicati, o número de usuários de e-mail pode chegar a 2,9 bilhões em 2019, o que representa mais de um terço da população mundial.

Outra grande vantagem desse canal é que o alcance é previsível. Se você validar 1.000 e-mails para enviar sua mensagem, todos eles receberão seu comunicado na caixa de entrada. Ademais, seu formato é flexível. Isso significa que não tem limites de caracteres, pode conter imagens, Gifs ou somente texto — inclusive mensagens curtas.   

Também pode ser feito com templates, incluir elementos gráficos e diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Porém, fique atento às boas práticas que devem ser seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um e-mail.

Além disso, você só precisa investir em um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e um profissional para executar a estratégia, tendo a possibilidade de gerar um grande volume de receita. No entanto, é preciso escolher uma boa ferramenta, pois existem diversas opções no mercado para atender a todos os níveis de necessidade.

Conheça os tipos de e-mail que sua estratégia precisa ter:

  • atualizações do blog;
  • newsletter;
  • convites para eventos;
  • fluxo de nutrição de leads.

Este post trouxe os principais benefícios e diferenciais do uso de SMS, e-mail ou notificações push, para que você não tenha dificuldades ao escolher a estratégia mais apropriada para a sua campanha de marketing.  

Vimos que as notificações push são excelentes recursos para anunciar as novidades no navegador do usuário, contribuindo para disseminar conteúdos com destaque e agilidade. Já o e-mail marketing é a alternativa mais democrática para nutrir seus leads, com conteúdos diversos e diferentes formatos.

A grande vantagem do SMS Marketing em relação às demais estratégias é possibilitar maior engajamento, utilizando mensagens curtas e mais específicas. Portanto, se você quer que sua mensagem seja aberta nos primeiros 3 minutos, essa é a estratégia para você.

Se você pretende otimizar ainda mais suas campanhas de marketing, entre em contato conosco. É sempre um prazer poder ajudar! 

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