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Mobile marketing: conheça essa estratégia que está ganhando espaço!

por BulkServices



O mobile marketing é uma das principais estratégias que proporcionam os resultados desejados por uma empresa nos dias atuais. Um dos principais motivos que tornaram essa ferramenta tão desejada é a quantidade de usuários que é possível atingir em segundos.

Investir em marketing é uma necessidade para qualquer marca, a grande concorrência junto com a disputa pela conquista do cliente transformou o modo como os planejamentos são estruturados.

Neste texto, você vai aprender o que é essa estratégia e como ela se transformou em uma técnica de sucesso para atingir novos públicos e fidelizar clientes!

O que é o mobile marketing?

O avanço da tecnologia permitiu a criação de novos dispositivos como smartphones, tablets e celulares de última geração com acesso instantâneo a internet. A partir dessas inovações os usuários começaram a interagir a qualquer momento e de qualquer lugar com diferentes amigos, familiares e até mesmo, marcas!

Aproveitando esses avanços as empresas notaram a oportunidade de melhorar os seus relacionamentos com os consumidores por meio de uma comunicação mais próxima e direta. Essas ações promoveram o crescimento nas vendas e clientes fidelizados. Com os resultados alcançados essas estratégias começaram a aparecer cada vez mais, iniciando o mobile marketing. 

Sendo assim, podemos resumir o mobile marketing em ações promovidas pelas empresas buscando aproximar os seus relacionamentos com os clientes e gerar receita a partir da utilização das ferramentas de dispositivos móveis.

Como ações de marketing usando o mobile ganharam espaço no mercado?

Agora que você entendeu o significado do mobilie marketing vamos explicar como essa estratégia conseguiu promover tantos resultados positivos para as empresas e se transformar em uma das principais táticas para alcançar o público-alvo.

Separamos os principais motivos que transformaram os dispositivos móveis em uma grande oportunidade de crescimento para as marcas, confira:

Crescimento nos índices de consumo mobile

Os smartphones já representam 33% das compras realizadas na internet, isso significa que os celulares com redes de dados e Wi-Fi são os principais aparelhos utilizados por um usuário na hora de adquirir um produto online.

A facilidade da compra com apenas alguns toques na tela e a praticidade de não precisar sair de casa ou do emprego para adquirir um produto são apenas duas, das principais vantagens que convenceram o consumidor a optar por esse meio de consumo.

Benefícios oferecidos pela estratégia mobile

Além da praticidade, existem outros benefícios que podem ser aproveitados pelas empresas que aplicam o marketing por meio dos dispositivos móveis. Especificamos os principais para que você consiga compreender essas vantagens.

Segmentação

Por meio do mobile marketing é possível definir exatamente o público-alvo que vai ser atingido pela campanha. Diferente das mídias tradicionais que alcançam muitas pessoas, mas sem a garantia de que elas são possíveis consumidoras dos seus serviços ou produtos.

Com o mobile marketing é possível segmentar o público por idade, gênero, localização, profissão e preferências. Dessa maneira, é muito mais fácil obter resultados positivos a partir de ações direcionadas exatamente para quem tem interesse ou pode vir a se interessar pela sua empresa.

Interatividade

O imediatismo faz parte do mobile, as pessoas estão interagindo com amigos, familiares e marcas o tempo inteiro, em todos os períodos do dia. Sendo assim, as empresas precisam seguir esse mesmo ritmo e planejar estratégias para atender essa demanda de agilidade.

Com o marketing em dispositivos móveis essa interatividade fica mais prática com ferramentas de mensagens instantâneas, SMS, redes sociais, aplicativos e tudo o que possa permitir o contato imediato do usuário com a sua empresa.

Acesso aos dados do cliente

Utilizando essa estratégia as suas chances de conseguir informações de contato, interesses e desejos dos consumidores é mais fácil. Ao oferecer algum conteúdo exclusivo ou disponibilizar cupons de desconto em troca de nome, e-mail e telefone, por exemplo, você consegue os principais elementos para construir uma relação com esse possível comprador.

Fácil mensuração

Com o mobile marketing as métricas de resultados são fáceis de analisar e o cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento) permite comprovar se as ações realizadas alcançaram os seus objetivos. Dessa forma, você consegue avaliar se o investimento está direcionado no caminho certo ou quais mudanças precisam ser feitas para aprimorar o retorno do consumidor.

O surgimento do WhatsApp e a possibilidade de gerar resultados

Um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais famosos do mundo também se tornou um dos principais aliados das estratégias de mobile marketing. Com mais de 120 milhões de usuários, só no Brasil, a ferramenta pode significar crescimento e melhoria de atendimento para a sua empresa.

Utilizando o WhatsApp uma marca consegue entrar em contato diretamente com o usuário desejado, enviar mensagens para todos os seus contatos ou apenas determinados grupos por meio das Listas de Transmissão.

Tendências no comportamento do consumidor

O surgimento das novas tecnologias causou mudanças na maneira em que os clientes buscavam as marcas, essas transformações trouxeram desafios para as empresas que precisaram modificar as suas ações de atração, aquisição e fidelização para manter os seus lucros.

Compreender como o consumidor se comporta nas redes sociais e quais são os seus métodos de compra é a melhor estratégia para traçar um planejamento de mobile marketing e investir no sucesso da empresa.

Quais as melhores estratégias para usar o mobile marketing?

Elaborar um plano de ação utilizando os dispositivos móveis para alcançar os objetivos de uma marca pode ser mais fácil do que aparenta. Queremos ajudar você na conquista dos resultados, portanto, separamos algumas dicas de como trabalhar para desenvolver essas estratégias.

Criar páginas responsivas

O primeiro passo para começar a investir em mobile marketing é oferecer aos seus consumidores a possibilidade de acessar os conteúdos digitais da empresa em qualquer aparelho.

As páginas responsivas são aquelas criadas e programadas para se adequarem em qualquer tamanho de tela, seja um computador, notebook, tablet ou smartphone. Com isso você proporciona uma experiência de navegação positiva para o consumidor e transmite a mensagem de que a empresa está preparada para atender as demandas de uma sociedade cada vez mais conectada com esses aparelhos.

Enviar SMS marketing

Disparar mensagens com alerta de promoções exclusivas, parabenizar o cliente em datas especiais, disponibilizar cupons de desconto, agradecer compras e informar notícias importantes são apenas algumas das inúmeras possibilidades de conteúdos que podem ser criados com o SMS marketing. 

Usar o QR Code

O código de barras bidimensional que pode ser escaneado utilizando apenas a câmera do dispositivo móvel é uma ótima estratégia para disponibilizar conteúdos interativos. Além disso, é possível oferecer descontos e mostrar ao consumidor o interesse da marca em se tornar cada vez mais conectada, priorizando a interatividade usando novas tecnologias.

Desenvolver um aplicativo

Apesar de ser um investimento alto, os apps disponibilizam todo o conteúdo da empresa para o usuário com apenas um clique. Essa estratégia de mobile marketing é recomendada principalmente para marcas trabalham com o varejo e comércio.

Com um aplicativo é mais fácil trabalhar um e-commerce e disponibilizar a opção de compra online, facilitando a aquisição dos produtos da sua marca e acelerando o processo de venda, sem precisar que o consumidor vá até uma loja física.

O mobile marketing deve crescer conforme as tecnologias avançam em velocidade recorde para atender as necessidades de um público consumista e que preza o imediatismo. As empresas que conseguirem enxergar possibilidades exclusivas dentro desses avanços vão se destacar no mercado e melhorar os seus números com a preferência do consumidor.

O que você achou deste texto sobre as estratégias mobile? Gostou? Então acesse a nossa plataforma de WhatsApp Marketing para receber maiores informações sobre como melhorar os seus resultados!

 

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