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Marketing sustentável: como o disparo de mensagens preserva o meio ambiente?

por BulkServices



Panfletos, flyers, cartazes: ainda existem aquelas empresas que apostam nessas alternativas para entrar em contato com o público. Entretanto, com a pauta ambiental cada vez mas em alta, vários empresários procuram alternativas de marketing sustentável para entrar em harmonia com os interesses de seus clientes e o meio ambiente.

Por isso, neste post, explicaremos um pouco mais sobre ele, mostrando como uma ação aparentemente simples, como o disparo de mensagens, pode ser uma alternativa melhor para a natureza e para seu negócio. Acompanhe!

A sustentabilidade e as empresas

Um dos pilares da sustentabilidade, e talvez o mais famoso deles, é a preservação do meio ambiente. Nos últimos anos, as mudanças climáticas, os desastres ambientais e a escassez de recursos naturais têm chamado ainda mais atenção do público para o tema. 

Assim como qualquer organização que faz parte da sociedade, muitas empresas também voltam seus olhos para o assunto, adaptando suas práticas e discursos na tentativa de se tornarem melhores não só para as pessoas, mas para todo o ambiente ao seu redor.

A relação do marketing com o discurso sustentável

“Mas como o marketing entra nessa história?”, você deve estar se perguntando. Assim como a produção, o tratamento dos funcionários, a destinação dos resíduos, entre outras coisas, o marketing é uma ação da empresa e, por isso, deve ser coerente com a cultura dela. Dessa forma, se um negócio se propõe a ser sustentável, essa ideia precisa guiar também a forma como a comunicação com o cliente acontecerá.

Nesse sentido, as ações de marketing sustentável, além de mais socialmente responsáveis e melhores para o meio ambiente, contribuem para a construção de uma imagem de confiança e coerência da empresa com seu discurso, o que pode ser uma chave para atrair e fidelizar mais clientes.

O marketing sustentável e o disparo de mensagens

Embora seja um assunto em alta, muitos empresários e gerentes ainda podem achar que práticas de marketing sustentável são coisas difíceis ou inacessíveis. Entretanto, uma ação aparentemente simples, como o disparo de mensagens, é muito mais coerente com o pensamento da sustentabilidade do que outras formas de comunicação. 

Essa ação é muito menos danosa ao meio ambiente do que outras mais tradicionais, além de trazer uma série de vantagens estratégicas. Confira abaixo.

Banco de dados eletrônico

Para o disparo de mensagens, o banco de dados de clientes é normalmente armazenado na nuvem e isso permite que você gaste menos papel, produzindo menos lixo, dinamizando o acesso e economizando espaço físico. Além disso, sua empresa é capaz de armazenar dados muito mais detalhados dos clientes dessa maneira.

Segmentação de público e eficiência

Com dados mais detalhados dos clientes e acesso facilitado a eles pela tecnologia, fica muito mais fácil para sua empresa conhecer e segmentar os diversos perfis de clientes que você tem. Por meio disso, é possível criar mensagens muito mais precisas e direcionadas a cada perfil.

Redução nas despesas com papel e material gráfico

Obviamente, com a adoção de mensagens eletrônicas, as despesas com papel e material gráfico serão muito reduzidas, o que é bom não só para o meio ambiente, mas também para seu bolso!

4. Mais proximidade e facilidade de contato

Mensagens mais direcionadas, que chegam por canais de comunicação em que o mote é o diálogo, como o WhatsApp, fazem com que o cliente se sinta muito mais próximo à empresa, ao mesmo tempo em que ela demonstra maior acessibilidade a ele.

Viu como é possível adotar uma estratégia de marketing simples ao mesmo tempo em que cuida do seu bolso e preserva o meio ambiente?

A Bulk Services é uma plataforma que possibilita o envio de mensagens diretamente a seus clientes por meio do WhatsApp e pode ser uma excelente alternativa para prática do marketing sustentável na sua empresa. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

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