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Marketing SMS e WhatsApp: 5 fatais erros de disparo de mensagem

por BulkServices



Sempre considerou que as suas estratégias de WhatsApp e de SMS eram suficientes para obter resultados satisfatórios, no entanto, algo tem dado errado? O retorno está abaixo do esperado e você não faz ideia do que pode estar acontecendo? É hora de repensar, pois é possível que o seu plano esteja se encaixando em alguns dos erros de disparo de mensagem mais comuns.

O disparo de conteúdos via mobile já não é mais novidade atualmente e, muito menos, um diferencial no marketing. Hoje, ele é praticamente obrigatório para as empresas que desejam ser competitivas, devido à grande quantidade de acessos que provém dos aparelhos móveis.

Cometer erros nesse tipo de estratégia pode ser muito prejudicial, levando você a perder potenciais clientes, oportunidades, tempo e um grande volume de conversões. Pensando nisso, selecionamos alguns erros fatais que devem ser evitados. Continue acompanhando e confira!

1. Enviar spam

É essencial que se tenha a permissão dos clientes para fazer o envio das mensagens. Por isso, pergunte ao cliente ou prospect se ele gostaria de receber os conteúdos, e peça para que ele adicione o seu número. Assim, você garantirá que as mensagens serão relevantes para as pessoas certas, evitando possíveis bloqueios.

Certamente, você não deve gostar de receber mensagens sem a sua autorização, seja via SMS, seja via WhatsApp — o mesmo serve para os seus clientes. Lembrando que, mesmo para aqueles que aceitarem receber os conteúdos, é fundamental que você pergunte de vez em quando se eles desejam continuar recebendo as mensagens.

2. Não respeitar o horário comercial

Se você faz uso do SMS e do WhatsApp como ferramenta, saiba que todas as empresas trabalham em horário comercial. Sendo assim, caso você faça os envios em horários inoportunos, tenha certeza de que o cliente não vai aprovar a sua atitude, entendendo-a como uma invasão de privacidade.

E, claro, se o cliente autorizou o contato em um horário diferente, não permita que isso vire um costume. Afinal, pode acabar se tornando um inconveniente até para você mesmo, pois os clientes também terão o direito de entrar em contato em horários fora do comercial.

3. Lotar o cliente de mensagens

As pessoas estão cada vez mais ocupadas e não têm tempo para ler todas as mensagens que recebem. Então, tente se colocar no lugar delas, em um dia muito corrido, tendo que resolver vários problemas. Receber notificações insistentes no celular certamente não vai ser muito bem-visto.

Busque ser comedido e explorar mais a qualidade do que a quantidade. Tente falar tudo o que for preciso em apenas uma mensagem. Uma boa dica é a elaboração de um cronograma de envio. Não se esqueça também de alternar entre mensagens de texto, vídeos curtos e imagens.

4. Não usar uma plataforma inteligente de disparo

Não contar com uma plataforma de disparo é um grande erro, pois ela pode trazer ótimos resultados para o marketing da sua empresa. Lembre-se de que é fundamental escolher a melhor ferramenta. Afinal, há muitas opções de plataformas que fazem disparo com diferenças que vão do sutil até o mais perceptível.

Portanto, são os recursos que vão determinar a habilidade da plataforma de impactar e integrar conteúdos significativos para o público. O ideal é contar com uma plataforma que ofereça relatórios com suas métricas estratégicas, que permita o envio de material multimídia, como imagens e GIFs animados, e que ofereça, sobretudo, um bom suporte.

5. Esquecer a segmentação de mercado

A falta de segmentação é um dos grandes problemas. É imprescindível que os envios sejam segmentados, pois melhorará ainda mais o potencial de identificação dos clientes. Então, sempre tenha múltiplas listas de contatos com base em algum critério que vai fazer sentido para o seu segmento, como sexo, idade, área de interesse, etc. Em seguida, comece a criar conteúdos que tenham relação com as divisões.

Esses são alguns erros de disparo de mensagem que devem ser evitados a todo custo para que as suas estratégias de Marketing SMS e WhatsApp consigam atingir bons resultados.

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