Logo Bulk Services

Marketing direto: 6 principais vantagens de adotar essa estratégia

por BulkServices



A cada tecnologia inovadora que faz sucesso surge, praticamente, uma nova estratégia de marketing na tentativa de aproximar mais as marcas de seus clientes. O WhatsApp tem sido um dos recursos adotados pelas empresas para anunciar e construir um relacionamento com eles em um cenário em que cerca de 120 milhões de pessoas utilizam o aplicativo no Brasil. Estratégias como essa podem ser chamadas de marketing direto.

Neste post, explicaremos o que é e listaremos as principais vantagens de incorporá-lo aos esforços de marketing da sua empresa. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é marketing direto?

Como o próprio nome diz, essa estratégia tem como principal característica o endereçamento ao cliente de forma mais pessoal. O marketing direto, em si, não é algo tão recente ou inovador. Algumas modalidades, como e-mail marketing e telemarketing, já existem há algum tempo, mas nem por isso deixam de ser utilizadas pelas empresas.

Nessa modalidade de marketing, as mensagens são direcionadas diretamente para pessoas que já conhecem ou que demonstraram interesse no que o negócio oferta. E, por causa disso, não é necessário que sejam abordadas com apresentações e explicações sobre o produto ou serviço oferecido.

Desse modo, para viabilizar a aplicação dessa estratégia, é fundamental que a empresa disponha de um bom banco de dados com as informações e contatos de quem já comprou ou demonstrou interesse naquilo que ela oferece.

Quais as principais vantagens dessa estratégia?

Agora que esclarecemos o que é marketing direto, apresentaremos para você 6 vantagens de utilizar essa estratégia no seu negócio. Acompanhe!

1. Definição do perfil do público

Como é necessário, para utilização do marketing direto, manter uma boa base de dados com informações dos clientes e pessoas interessadas na marca, essa estratégia auxilia muito no conhecimento do público da empresa. Isso porque, por meio desses dados, é possível estabelecer um perfil das pessoas que se relacionam com ela.

Por meio dessas informações, existe a capacidade de não só melhorar a própria estratégia de marketing direto, como também repensar o endereçamento e discurso das outras campanhas da empresa.

2. Comunicação mais eficiente

Por se tratar de mensagens direcionadas a um público que já tem conhecimento do negócio e seu produto, o marketing direto permite uma comunicação mais eficiente com ele. Isso acontece justamente por dispensar a fase de apresentações do que está sendo oferecido.

Além disso, por meio da definição do perfil do público, é possível enviar para ele informações ainda mais alinhadas com aquilo que desejam, necessitam ou esperam da empresa. O que, sem dúvida, otimiza a comunicação.

3. Personalização

O marketing direto viabiliza a produção e envio de mensagens cada vez mais personalizadas aos clientes. De certo modo, a personalização está ligada a eficiência da comunicação, porém ela apresenta um diferencial a mais que vale a pena ser destacado, tendo em vista as características do mercado atual.

Os clientes de hoje desejam sentir o quanto são importantes para a empresa e a personalização das mensagens é uma forma de demonstrar que, além de conhecer suas reais necessidades, ela preza e se importa com aqueles sem os quais não existiria.

4. Fidelização e conquista de clientes

Uma coisa acaba levando a outra. Se você pensar em todas as vantagens que listamos até agora, verá que elas apontam para o potencial da estratégia de marketing direto em conquistar e fidelizar clientes.

Isso porque, o conhecimento do público, a eficiência da comunicação e a personalização fazem com que as mensagens enviadas aos clientes e possíveis clientes sejam realmente de seu interesse e alinhadas com suas necessidades.

Desse modo, aquelas pessoas que já compraram seu produto ou utilizaram seu serviço terão mais chances de retornar, se tornando clientes fiéis, e aquelas que já se interessavam, poderão se tornar clientes de fato.

5. Diálogo com o público

Um outro ponto a favor do marketing direto é a possibilidade de dialogar diretamente com clientes e outros interessados no seu serviço. Embora para alguns modelos de marketing direto, como o SMS marketing e mesmo o e-mail marketing, isso seja mais difícil, algumas modalidades permitem que a marca tenha um diálogo real com o público.

No caso do WhatsApp marketing, por exemplo, quem recebe uma mensagem desse tipo é capaz de responder na hora, seja agradecendo a comunicação, seja pedindo mais informações sobre o que foi oferecido. Isso possibilita, inclusive, que se avalie, de forma preliminar, a qualidade da mensagem, se faltou informações importantes ou não gerou engajamento.

Além disso, canais como esse acabam facilitando o contato do cliente e sua escuta, o que é fundamental para o aprimoramento tanto dos produtos e serviços da empresa, quanto da própria estratégia de marketing.

6. Construção de relacionamentos

Por último, como resultado disso tudo, fica claro o grande potencial que o marketing direto tem na construção de relacionamento com os clientes. Por meio dele, a empresa é capaz de manter a frequência do contato com o público interessado, além de se mostrar mais aberta ao diálogo.

Tudo isso é fundamental no estabelecimento de verdadeiros relacionamentos, de modo que eles continuem alimentando a empresa com tudo aquilo que ela precisa para crescer, ao mesmo tempo em que ela trabalha para satisfação das necessidades deles e o oferecimento das melhores soluções para seus problemas.

Quais cuidados a empresa deve tomar ao aplicar essa estratégia?

O marketing direto é uma excelente ferramenta quando o assunto é relacionamento e fidelização de clientes, além de permitir, é claro, um conhecimento e contato mais profundos da empresa com o público interessado em seus produtos e serviços.

Por isso, qualquer ação de marketing dessa modalidade deve ser muito bem pensada e aplicada, tendo em vista que, por se tratar de um tipo de abordagem mais pessoal do cliente, a empresa deve estar preparada para atender e responder da mesma maneira.

Nesse sentido, a própria escolha da plataforma é um passo importante e significativo quando falamos de marketing direto. O alcance, a possibilidade de interação e outros fatores são fundamentais na hora de escolher a forma de se comunicar com o cliente por meio dessa estratégia.

A Bulk Services é especializada em soluções de envio de mensagens por WhatsApp. Se você ficou interessado ou quer entender melhor sobre marketing direto por meio dessa plataforma, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Comentários

Comentários