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Lançamento de produto: conheça 3 estratégias essenciais

por BulkServices



Lançamento de produto de forma impactante não é exclusividade das grandes empresas. Você pode atingir muitas pessoas gastando pouco, não importa o tamanho do seu negócio.

O sucesso é diretamente relacionado a um bom planejamento, que tem início muito antes da divulgação do produto ou serviço. Inicia com uma boa pesquisa, passa pela definição da estratégia de lançamento e só termina com o pós-venda.

Após a leitura deste post, você se sentirá mais bem preparado para elaborar uma estratégia de lançamento eficiente e converter muitos leads em clientes. Veja como nos tópicos a seguir:

1. Desenvolva um produto a partir de suas pesquisas

Entender a persona, estudar a concorrência e conhecer os pontos fortes e fraquezas do produto ou serviço a ser lançado é premissa básica para qualquer empresa.

Para isso, você precisa estar munido de dados obtidos por meio de muita pesquisa. Acompanhe:

Detecte uma demanda latente

Procure desenvolver produtos a partir de uma demanda latente. Para isso, entenda quais são as dores do público para qual o seu produto está sendo desenvolvido. Isto é, solucione um problema que as pessoas já têm.

As respostas para as perguntas abaixo podem fornecer uma pista:

  • quais as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia?
  • como seu produto pode ajudá-los?

Pesquise a concorrência

Veja se os concorrentes diretos possuem um produto similar ao que será lançado. Caso tenha, descubra como destacar o seu frente à concorrência. Leve mais benefícios e ferramentas, fazendo com que ele se torne único no mercado.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT (ou FOFA) é uma ótima ferramenta para você avaliar suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Para que o mapeamento seja o mais realístico possível, é preciso considerar o mercado, seus concorrentes e os diferenciais do seu negócio.

2. Crie uma estratégia para o lançamento

Elabore uma estratégia com base no que você descobriu na fase de planejamento:

  • público ideal do seu produto;
  • plataformas que chamariam mais atenção desse público;
  • se as vendas sofreriam oscilações dependendo da época do ano;
  • qual a melhor época para o lançamento;
  • entre outros questionamentos.

A partir de suas pesquisas, determine de que forma você atrairá o público desejado. Para isso, pense com a cabeça do seu consumidor. A escolha dos canais de divulgação está atrelada à sua persona.

Isso significa que se o seu público for de pessoas com idade entre 35 a 55 anos, por exemplo, apenas o uso de plataformas digitais não seria o mais adequado. No entanto, para um público pré-adolescente, promover um produto pela internet é imprescindível.

3. Escolha bem as ferramentas para o lançamento

Chegou a hora de lançar o seu produto. Nesta etapa, é essencial contar com os aliados certos, o que significa escolher adequadamente as ferramentas disponíveis no mercado. Quando bem utilizadas, elas potencializam o alcance das ações de marketing. Vamos a elas:

Redes sociais

As redes sociais representam uma excelente oportunidade de relacionamento com os clientes, pois proporcionam uma segmentação detalhada do público.

Não é preciso estar em todas as redes, mas é recomendável aderir às principais. Facebook, Instagram e Youtube são os queridinhos da publicidade.

Interagir com as pessoas, esclarecer dúvidas e realçar os diferenciais do produto são táticas valiosas para despertar o interesse de potenciais consumidores.

Produza vídeos criativos

O audiovisual é uma ótima estratégia para atrair a atenção das pessoas. Então produza vídeos antes, durante e depois do lançamento.

Esse formato serve para os mais variados tipos de campanha e podem ser postados no YouTube. Portanto, invista em conteúdo criativo e instigue seus seguidores a interagirem com a marca.

Use estratégias como postar vídeos contando as experiências dos seguidores relacionadas ao novo produto ou à marca.

Utilize o SMS Marketing

Os smartphones estão nas mãos de 62% dos brasileiros, e o SMS representa uma oportunidade incrível de atingir o maior número de pessoas em uma campanha de marketing.

Por fazer uso de mensagens curtas e objetivas, sua taxa de abertura é bastante alta. Enviar ações promocionais, cupons de descontos ou mesmo lembretes do lançamento são táticas que contribuem para aumentar a interação com a marca.

Quais erros evitar?

Para conseguir lançar seu produto de forma eficiente, é necessário evitar alguns erros. Confira os principais!

Colocar o produto antes do cliente

Na ânsia de aumentar as vendas, é comum que os empreendedores tentem valorizar mais o seu produto ou serviço do que o consumidor. Quando isso ocorre, a comunicação com o cliente fica chata, uma vez que não há conversa, mas apenas um monólogo.

Uma boa estratégia é aquela que consegue conversar com os clientes, procurando saber quais são as demandas e dificuldades deles. Assim, quando os serviços e produtos forem divulgados, farão parte da solução dos problemas dos consumidores e não será apenas mais um anúncio.

Querer abraçar o mundo

Outro problema comum é querer abraçar o mundo. Para tentar atrair clientes, várias empresas tentam disponibilizar uma grande gama de serviços e produtos aos seus consumidores. Entretanto, ao fazer isso, não conseguem se especializar em nenhuma linha. Dessa forma, o público não verá a empresa como autoridade no mercado.

Além disso, o problema também aparece quando a empresa tenta investir nos mais variados tipos de publicidade, sem o mínimo entendimento se o investimento retornará em lucro para a instituição. Seja como for, a empresa precisa contar com um planejamento em todas suas ações, para garantir que ela crescerá de forma espontânea e saudável.

Ignorar a concorrência

Querer inventar a roda é um grande erro. Os exemplos existem para que a sua empresa seja mais bem estruturada no mercado e consiga atingir os objetivos traçados. Aprender com os erros e acertos da concorrência fará que seu negócio evite problemas comuns do mercado e consiga agir de forma igual ou melhor que as outras empresas naquilo que elas fazem bem.

Fazer queima de estoque sem planejamento

Para evitar que os produtos sejam vendidos com preço muito abaixo do valor de mercado, é necessário ter um controle de estoque. Além disso, evite demonstrar aos consumidores que a loja está louca para fazer a venda. Isso daria a impressão de que os produtos estavam encalhados ou que são de baixa qualidade.

Nesses momentos, é necessário que os vendedores estejam bem preparados para atender com qualidade os clientes. Ou seja, não se deve apenas fazer uma promoção de qualquer jeito. Todas as ações empresariais devem ser acompanhadas de planejamento.

Não divulgar a marca

Nem mesmo as melhores promoções podem sobreviver se não tiverem uma divulgação bem estruturada nos canais em que os consumidores normalmente estão, como o WhatsApp. Da mesma forma, os resultados não serão interessantes se a empresa trabalhar com marketing apenas em períodos de promoções. Deve-se divulgar a marca, entendendo as necessidades dos consumidores e como a empresa pode ajudar a resolver as dificuldades deles.

Fazer o lançamento de produto requer conhecimento, estratégia e planejamento. A empresa precisa definir quais são suas metas e o que deve ser feito para atingi-las. Caso contrário, a instituição dará tiros no escuro, sem saber, exatamente, para onde quer ir.

Entre em contato agora mesmo com a Bulk Services e melhore a forma com que você se comunica com os consumidores. Descubra como podemos ajudar você!

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