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Lançamento de produto: conheça 3 estratégias essenciais

por BulkServices



Lançamento de produto de forma impactante não é exclusividade das grandes empresas. Você pode atingir muitas pessoas gastando pouco, não importa o tamanho do seu negócio.

O sucesso é diretamente relacionado a um bom planejamento, que tem início muito antes da divulgação do produto ou serviço. Inicia com uma boa pesquisa, passa pela definição da estratégia de lançamento e só termina com o pós-venda

Após a leitura deste post, você se sentirá mais bem preparado para elaborar uma estratégia de lançamento eficiente e converter muitos leads em clientes. Veja como nos tópicos a seguir:

1. Desenvolva um produto a partir de suas pesquisas

Entender a persona, estudar a concorrência e conhecer os pontos fortes e fraquezas do produto ou serviço a ser lançado é premissa básica para qualquer empresa.

Para isso, você precisa estar munido de dados obtidos por meio de muita pesquisa. Acompanhe:

Detecte uma demanda latente

Procure desenvolver produtos a partir de uma demanda latente. Para isso, entenda quais são as dores do público para qual o seu produto está sendo desenvolvido. Isto é, solucione um problema que as pessoas já têm.

As respostas para as perguntas abaixo podem fornecer uma pista:

  • quais as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia?
  • como seu produto pode ajudá-los?

Pesquise a concorrência

Verifique se seus concorrentes têm um produto similar ao que você pretende lançar e como você pode se destacar e trazer mais benefícios para os seus clientes.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT (ou FOFA) é uma ótima ferramenta para você avaliar suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Para que o mapeamento seja o mais realístico possível, é preciso considerar o mercado, seus concorrentes e os diferenciais do seu negócio.

2. Crie uma estratégia para o lançamento

Elabore uma estratégia com base no que você descobriu na fase de planejamento:

  • público ideal do seu produto;
  • plataformas que chamariam mais atenção desse público;
  • se as vendas sofreriam oscilações dependendo da época do ano;
  • qual a melhor época para o lançamento;
  • entre outros questionamentos.

A partir de suas pesquisas, determine de que forma você atrairá o público desejado. Para isso, pense com a cabeça do seu consumidor. A escolha dos canais de divulgação está atrelada à sua persona.

Isso significa que se o seu público for de pessoas com idade entre 35 a 55 anos, por exemplo, apenas o uso de plataformas digitais não seria o mais adequado. No entanto, para um público pré-adolescente, promover um produto pela internet é imprescindível.

3. Escolha bem as ferramentas para o lançamento  

Chegou a hora de lançar o seu produto. Nesta etapa, é essencial contar com os aliados certos, o que significa escolher adequadamente as ferramentas disponíveis no mercado. Quando bem utilizadas, elas potencializam o alcance das ações de marketing. Vamos a elas:

Redes sociais

As redes sociais representam uma excelente oportunidade de relacionamento com os clientes, pois proporcionam uma segmentação detalhada do público.  

Não é preciso estar em todas as redes, mas é recomendável aderir às principais. Facebook, Instagram e Youtube são os queridinhos da publicidade. 

Interagir com as pessoas, esclarecer dúvidas e realçar os diferenciais do produto são táticas valiosas para despertar o interesse de potenciais consumidores.

Produza vídeos criativos

O audiovisual é uma ótima estratégia para atrair a atenção das pessoas. Então produza vídeos antes, durante e depois do lançamento.

Esse formato serve para os mais variados tipos de campanha e podem ser postados no YouTube. Portanto, invista em conteúdo criativo e instigue seus seguidores a interagirem com a marca.

Use estratégias como postar vídeos contando as experiências dos seguidores relacionadas ao novo produto ou à marca.

Utilize o SMS Marketing

Os smartphones estão nas mãos de 62% dos brasileiros, e o SMS representa uma oportunidade incrível de atingir o maior número de pessoas em uma campanha de marketing.

Por fazer uso de mensagens curtas e objetivas, sua taxa de abertura é bastante alta. Enviar ações promocionais, cupons de descontos ou mesmo lembretes do lançamento são táticas que contribuem para aumentar a interação com a marca.

Gostou de conhecer essas 3 dicas? Agora, descubra qual o melhor canal de comunicação para a sua empresa.

 

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