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Influência mobile nas compras: Confira 5 estratégias de marketing

por BulkServices



É preciso falar sobre a influência mobile nas compras atualmente. Afinal, qual é a primeira coisa que as pessoas fazem ao acordar? Provavelmente é olhar o smartphone. O avanço tecnológico acabou trazendo o hábito de usar o dispositivo móvel para várias atividades do dia a dia, e fazer compras por meio do aparelho já é realidade de muitos consumidores.

Compreender esse fenômeno é fundamental para criar estratégias que vão ao encontro das novas necessidades desse consumidor mobile. Estamos falando de um novo público que aproveita a praticidade do smartphone para se informar cada vez mais. Logo, eles exigem que as empresas comecem a investir em estratégias voltadas para o mobile, como ações de marketing digital e sites responsivos.

Além de fazer compras via smartphones, esse novo consumidor também deseja ser atendido da mesma forma. Por isso é importante investir também na qualidade do atendimento em redes sociais e em aplicativos. Continue acompanhando e confira algumas estratégias de marketing para a cultura mobile! Boa leitura!

1. Site amigável

A primeira coisa a ser feita antes de iniciar uma campanha de marketing mobile é fazer com que o seu site se torne amigável, ou seja, adaptado para dispositivo móvel. É preciso ter certeza de que os conteúdos e os menus estarão bem-apresentados para os seus usuários, e obviamente que você não consegue fazer isso a não ser que tenha um tema amigável.

É muito simples fazer isso se você estiver usando o WordPress, por exemplo. Caso o seu orçamento esteja apertado, há temas gratuitos, ou então você pode investir em um tema premium que seja compatível com as plataformas mobile.

Além disso, caso não queira instalar um tema, há uma alternativa: usar o plugin mobile WPtouch, pois assim você faz com que o seu site se torne compatível com aparelhos móveis.

Quer saber como fazer o seu site WordPress se tornar amigável com o WPtouch? Confira esses dois passos:

  • primeiro passo: faça o download e a instalação do WPtouch. Para tanto, acesse o seu site WordPress, clique sobre “plugin” e em “Adicionar Novo”. Na pesquisa, insira WPtouch e, em seguida, clique no link de “upload”;
  • segundo passo: faça o upload e, depois, ative o plugin. Então, vá em WPtouch, em Dashboard e Core Settings, e clique.

Tudo o que você terá que fazer é adicionar o título do seu site. Tirando isso, deixe tudo como está. Desça a barra de rolagem e procure “Salvar alterações”, e clique. Pronto, isso é tudo! O seu site agora está adaptado para dispositivo mobile.

2. Conteúdo direcionado

Crie conteúdo com base no que os usuários mobile precisam enquanto eles navegam. Caso você esteja usando o computador para escrever conteúdo online, você pode pensar que todas as páginas, abas e links são importantes e essenciais. Mas, nessa era mobile, eles não são.

Você tem que ter em mente que grande parte dos dispositivos móveis apresenta conteúdo em uma tela extremamente pequena. O que os usuários realmente levam em conta é o motivo que os fizeram entrar em seu site e não com o tamanho da sua tela.

Escrever bons títulos é uma forma de começar. Quando você está escrevendo para usuários mobile, não há o luxo de uma tela de computador ampla para inserir longos títulos. Então, faça títulos mais persuasivos e bem curtos para mostrar a vantagem do que eles vão ler em seguida.

3. Toque pessoal

Pequenos negócios ainda valorizam o toque pessoal e, claro, as pessoas também. Algumas pessoas que trabalham com SEO (Search Engine Optimization, e em português, Otimização para Mecanismos de Busca) erram ao supervalorizar as palavras-chave, sem levar em consideração os usuários.  Em vez disso, é muito mais significativo oferecer valor e se conectar emocionalmente com os leitores. O melhor modo de fazer isso é personalizando o seu marketing.

Quando você personaliza o seu marketing para esse público mobile, não significa que você simplesmente vai falar de si mesmo ou do que conquistou. Não é isso! Significa que você vai se conectar em um nível mais pessoal, sempre se colocando no lugar dos leitores e respondendo as suas dúvidas.

Então como você pode personalizar o seu marketing? Essa é uma dica simples e que vai fazer você acertar na mosca: busque identificar as necessidades individuais dos seus clientes.

4. Use mensagem de texto (SMS)

Segundo pesquisa, quase metade dos brasileiros verifica os seus smartphones compulsivamente. Eles ficam com o aparelho na mão e sempre estão prontos para usá-los a fim de encontrar alguma informação.

Então, o que fazer para construir engajamento e conseguir aumentar as taxas de conversão das campanhas? A propaganda mobile realmente funciona e você já sabe disso, certo? Mas é preciso que a sua marca esteja na caixa de entrada dos usuários. Essa é a única forma de evitar ruídos e conquistar um retorno sobre o investimento (ROI).

Uma vez que muitos usuários de smartphones usam os seus aparelhos para escrever mensagem em vez de falar, fazer uso do marketing a partir do SMS é muito mais fácil. Confira algumas vantagens do SMS mobile:

  • interatividade: o SMS mobile acaba tornando isso possível ao conseguir um feedback dos seus usuários rapidamente, a partir de um toque rápido no botão de ‘resposta’;
  • plataforma rastreável: é possível rastrear quem abre sua mensagem, saber qual link foi clicado e quem ignorou sua mensagem;
  • toque pessoal: assim que uma mensagem de texto é enviada por meio de um aparelho móvel, você consegue personalizar a mensagem. Você pode compartilhar um link para alguma fonte onde os usuários vão ter alguma experiência pessoal ou ainda compartilhar uma breve história;
  • entrega imediata:  marketing mobile geralmente é muito rápido. Uma vez que você aperta o ‘enviar’, a mensagem vai instantaneamente. Você pode programar uma campanha e conquistar centenas de visualizações e cliques dentro de cinco minutos.

5. Invista no WhatsApp

Profissionais de marketing mobile afirmam que é imprescindível combinar muitos métodos desse tipo de marketing, com o objetivo de aprimorar o engajamento dos usuários. Ou seja, não é preciso escolher um deles, afinal, todos se complementam.

Campanhas multicanais para mobile podem ser enviadas a partir de aplicativos, plataformas de chat e redes sociais. Utilizar o WhatsApp é uma ótima solução.

Criado em 2009, esse aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo, permite que as pessoas troquem mensagens de texto, vídeos, áudios e imagens, além de permitir chamadas. Tudo isso exige um número de celular e uma conexão com a internet.

O WhatsApp é uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade. Nesse aplicativo, você vai conseguir adotar uma abordagem mais personalizada e pessoal, além de garantir um contato mais ágil, ganhando o respeito e atenção do novo consumidor.

Enfim, você pode ver que a influência mobile nas compras é muito grande e que o marketing mobile é a onda do futuro. Então, não deixe de usá-lo em suas estratégias para alcançar um melhor posicionamento da sua marca, aumentar as suas vendas e fidelizar cada vez mais clientes!

E aí, o que achou das nossas dicas de estratégias de marketing para a cultura mobile? Gostou? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook, pois assim você continua acompanhando as nossas atualizações por lá!

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