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Escolhendo o melhor modelo para envio de mensagem mobile

por BulkServices



Um bilhão de usuários, 120 milhões de brasileiros195 minutos por semana. E isso tende a aumentar! Os números de utilização do WhatsApp estão em fase de alavancagem e já ultrapassaram o Facebook e o Youtube.

Entretanto, investir no aplicativo com a finalidade de business é um método novo no mercado que ainda gera muitos questionamentos por parte de quem trabalha com marketing. Será que vale mesmo a pena?

Para tirar de vez essas dúvidas, neste post apresentaremos um comparativo entre os principais formatos de envio de mensagem mobile para que você escolha o melhor modelo de mensagem. Continue lendo!

O marketing por SMS

Algumas empresas têm apostado no marketing por meio do envio de SMS. As vantagens desse sistema são o baixo investimento e a impossibilidade de que um usuário faça o bloqueio do seu número.

Por meio da ferramenta também é possível saber quando o consumidor recebeu a mensagem e realizou a leitura. No entanto, o SMS é muito limitado. As mensagens podem conter, no máximo, 160 caracteres e somente o formato de texto é suportado, o que, na maioria das vezes, torna a comunicação pouco atrativa.

Quais são os tipos de SMS?

Veja agora quais são os tipos de SMS mais comuns e como fazer mensagens interessantes para seus clientes. Confira!

Boas-vindas

Uma mensagem de boas-vindas é um recurso muito interessante para fazer com que os clientes interajam e esperem pelas mensagens da sua empresa. Para tanto, ofereça um desconto para que o consumidor aumente o interesse pela marca. Diga quantas mensagens serão enviadas por semana. Assim, o assinante terá uma expectativa real de quantos SMSs serão recebidos.

Informações corporativas

Quando for interessante para seu consumidor, envie notícias úteis, além de informações sobre o mercado. A mensagem deve ser fácil de ser entendida e leve. Nesse caso, o objetivo não é vender algum produto, mas melhorar o relacionamento do assinante com a marca.

Promoções

Se você está fazendo uma grande promoção, mostre para o assinante quais são os tipos de produtos inclusos, bem como o desconto oferecido. Também é uma boa ideia divulgar itens específicos, o que pode aumentar o interesse do consumidor.

A prática do e-mail marketing

Uma prática bastante eficiente para o envio de mensagem mobile é o e-mail marketing. Quando bem trabalhada, a estratégia tem excelentes resultados.

É possível enviar conteúdos relevantes, fortalecendo o relacionamento com o consumidor, convertendo leads e acompanhando a jornada de compra nos diferentes estágios do funil de vendas.

Entretanto, esse processo tem suas desvantagens. A primeira se refere à infraestrutura que deve ser comprada e atualizada por softwares. Isso gera um custo alto para o orçamento da campanha quando comparado a outras práticas, como o SMS e o WhatsApp Marketing.

A segunda dificuldade se refere à forma de apresentação do conteúdo. A maioria dos usuários, hoje, acessa as caixas de e-mail por dispositivos móveis. Esse fato faz com que as campanhas de e-mail marketing tenham que elaborar conteúdos responsivos para as mais diferentes plataformas, gerando mais custos.

Já a terceira questão a ser observada é a construção e a degradação do banco de dados. O e-mail marketing não trabalha com spam; trata-se de e-mail direcionado para um público-alvo específico que aceitou receber comunicações de sua empresa. Por isso, para manter esse banco atualizado é preciso montar estratégias específicas para atrair mais e-mails.

Portanto, o e-mail marketing é o mais trabalhoso dos tipos de envio de mensagem em mobile por exigir um planejamento complexo desde a base de dados até o design de cada um dos e-mails.

Quais são os tipos de e-mail marketing?

É possível enviar e-mails para sua base em diversos casos, como para:

  • avisar os usuários sobre os carrinhos abandonados;
  • estimular a compra de uma seleção de produtos da loja;
  • divulgar novos itens (lançamento de produtos ou serviços);
  • oferecer cupons para os assinantes;
  • recompensar os clientes em datas comemorativas ou campanhas específicas (como o Outubro Rosa);
  • incentivar as ofertas limitadas para aumentar as compras por impulso;
  • mostrar o status de uma compra;
  • informar aos usuários qual é o status de sua assinatura;
  • confirmar endereço de e-mail.

Como deve ser a abordagem?

Para definir qual será a abordagem das suas mensagens, é necessário conhecer a fundo o seu público. Descubra quais são as preferências dele, a linguagem que ele prefere (informal, profissional, formal etc.), além do tamanho da mensagem (rápida, média ou mais profunda). Ou seja, não há uma única forma de entrar em contato com seu consumidor, o ideal é descobrir a melhor maneira de conversar com ele.

Como ter um retorno da sua campanha?

É importante que você saiba quais são as métricas mais importantes para que você entenda se sua estratégia está tendo o devido retorno. As principais são:

  • taxa de crescimento de lista (saber se o número de contatos tem aumentado);
  • taxa de inativação da lista (número de pessoas que não interagem com sua empresa);
  • taxa de abertura de e-mails e taxa de cliques;
  • percentual de pessoas que clicaram (considera a divisão entre as pessoas que clicaram na chamada e as que somente abriram o e-mail);
  • número de contatos (leads) gerados;
  • eficácia da campanha para gerar mais leads e vendas;
  • taxa de descadastramento e marcações de spam.

O envio de mensagens por meio do WhatsApp Marketing

Os dispositivos móveis possuem a maior taxa de abertura para os conteúdos da internet. Por isso, as ações de mobile marketing viraram moda! Programar uma campanha diretamente por meio do WhatsApp é mais simples nesse sentido.

Com ele, sua empresa pode produzir conteúdo relevante para todas as etapas do funil de vendas sem se preocupar excessivamente com o design responsivo — que é um problema do e-mail marketing — nem com o número de caracteres — limitação do SMS.

Em relação ao formato, aposte nos recursos multimídia, como o envio de áudios, vídeos e até mesmo músicas para o seu cliente. Em textos escritos, o seu anúncio pode ter até mil caracteres.

Para construir a base de dados há muito mais possibilidades quando se trata do WhatsApp do que de qualquer outro mecanismo.

Você pode solicitar ao cliente no ponto de venda — os clientes são mais propensos a passar o número do celular do que o e-mail — e pode sincronizar seu WhatsApp com o Facebook e aumentar suas listas de contatos.

Ademais, com a campanha de WhatsApp Marketing, o cliente pode entrar em contato com a sua empresa imediatamente após o recebimento do conteúdo relevante com apenas um clique, afinal ele já está no celular!

Quais são os tipos de mensagens?

Alguns tipos de mensagens no WhatsApp são essenciais para aumentar suas vendas e melhorar seu atendimento. Veja agora as principais!

Conversa com interessados

Você viu que um cliente já está interessado em algum produto específico? Comece o contato se apresentando e dando seus dados básicos, como o e-mail. Por fim, coloque-se à disposição para tirar suas principais dúvidas.

Acompanhamento

Caso o cliente esteja em um período de testes ou esteja pensando em tomar alguma decisão, é interessante se mostrar interessado e à disposição para ajudá-lo quanto a alguma dúvida que ele tenha.

Reuniões

Marcou alguma reunião? Lembre o usuário do dia e horário marcados e mostre que você está disponível para tirar alguma dúvida desde já.

Para realizar uma campanha de envio de mensagem mobile e ter retorno mais rápido, prático e eficiente, invista sem medo em WhatsApp Marketing. Entretanto, para não errar nesse momento, faça um bom planejamento e veja se outro modelo de mensagem também pode ser útil. Assim, seu atendimento será mais personalizado e útil para os consumidores, o que aumenta a chance de concretizar mais vendas.

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