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Entenda a importância do marketing sazonal para o seu negócio

por BulkServices



Fazer uma campanha de marketing sazonal eficiente envolve mais do que listar datas e períodos do ano. Para tirar o maior proveito das vendas, é fundamental estabelecer um objetivo e um planejamento detalhado de cada passo. 

Sendo assim, é importante identificar os meses em que um produto ou serviço tem mais demandas, bem como as épocas que elas são menores. Continue a leitura e descubra como vender mais adotando essa estratégia. Acompanhe!

O que é marketing sazonal

A sazonalidade pode ser uma excelente aliada da sua área de vendas. Ela se refere aos meses que um produto ou serviço tem mais saída, e os períodos que eles são menores.

Nesse caso, a comunicação é direcionada para importantes eventos e feriados nacionais e internacionais, entre outras datas importantes para o nicho em que seu negócio está inserido.

Qual a importância do marketing sazonal

Utilizar o marketing sazonal de forma correta permite construir uma estrutura de conteúdos, mídias sociais e de layout do site que favoreça o lançamento de promoções temporárias.

O estratagema é de extrema importância para criar a melhor experiência com os seguidores da sua marca, pois a demanda por produtos e serviços é diretamente afetada pela época do ano. 

Logo, fazer um mapa com datas nacionais — do setor e da própria empresa, como o aniversário de fundação — é imprescindível para pensar em estratégias de campanhas. 

Como utilizar as datas comemorativas para aumentar as vendas

Escolher as datas que serão trabalhadas é o primeiro passo para criar uma campanha de marketing sazonal. Busque identificar celebrações além daquelas mais óbvias: Páscoa, Dia das Mães, Black Friday e Natal, dentre outras. Há, no calendário, uma infinidade de datas especiais que podem ser usadas para capitalizar o seu negócio. 

Abaixo, relacionamos algumas comemorações que podem servir para alavancar as vendas da sua empresa. Confira:

  • Dia do consumidor;
  • Dia do médico;
  • Dia mundial da pizza;
  • Dia do lojista,
  • Dia do livro;
  • Dia do trabalho.

Agora, veja algumas dicas para obter o máximo proveito das campanhas de marketing sazonal.

Planeje com bastante antecedência

Não espere uma data comemorativa para começar a desenvolver sua campanha. Afinal, não dá para pensar nas estratégias de Natal apenas quando chega dezembro, já que ficaria muito corrido elaborar algo eficaz.

Planos mais complexos exigem vários meses de preparo, por isso algumas empresas começam a planejar suas campanhas desde o ano anterior, para que a ação tenha boa qualidade e possa alcançar os resultados esperados.

O ideal é que seus anúncios já estejam sendo veiculados, pelo menos, uma semana antes da data comemorativa.

Elabore um cronograma detalhado

Após definir as datas e os períodos, é preciso pensar uma abordagem para cada público, além de formatos diferentes para cada canal de contato com a marca. Isso significa que as mídias devem ter planos de ações próprios, mas integrados ao planejamento geral da campanha.

O plano também deve apontar sua meta e permitir controlar cada etapa da execução, para que seja consistente, de modo que os possíveis gargalos de atendimento, ou falhas na comunicação, sejam minimizados.

Documentar e planejar o cronograma facilita os insights, fazendo com que você encontre oportunidades, antecipe adversidades e pense em planos alternativos.

Não se obrigue a cobrir todas as datas

Nem todo produto vende mais em determinada data comemorativa, por isso é preciso desenvolver seu marketing sazonal pensando em como determinada data afeta a demanda por seu produto ou serviço. 

Sendo assim, dê preferência aos períodos que você sabe que há maior aceitação do seu público-alvo. Se sua empresa vende lâmpadas decorativas, por exemplo, não há razão para ter uma campanha de Páscoa ou de Dia dos Namorados. Já o Natal, por outro lado, é o período perfeito para ampliar as negociações.

Estabeleça uma mensagem em cada campanha

Além de oferecer um bom produto para ter espaço no mercado, você precisa entender como funciona a jornada de compra do cliente. Para isso, é preciso analisar as emoções, os sentimentos e os desejos do seu consumidor.

Portanto, faça com que a mensagem transmita seus objetivos e leve sua clientela a falar com o consultor, se cadastrar em uma lista de e-mails ou aproveitar um preço promocional.

Selecione os canais de comunicação

Você deve estudar os dados da sua base para cada campanha sazonal, pois os públicos de cada mídia são diferentes, além de haver discrepância entre compradores de determinados tipos de produtos.  

Ser omnichannel e incluir campanhas de e-mail, envio de SMS e uso de chatbots é uma boa solução para reter seus consumidores e converter mais clientes. Faça uma análise e decida pela melhor tática, de acordo com o seu objetivo:

Redes sociais

Lembre-se: cada rede social tem características únicas e diferentes dimensões de tamanho de mensagens de textos, duração de vídeos e outras particularidades. 

Esses pontos são de extrema importância para criar a melhor experiência com os seguidores da sua marca, pois quem consome eletrônicos utiliza canais distintos dos interessados por moda e beleza, por exemplo.

E-mail marketing

O e-mail marketing é outro favorito dos consumidores para receber informações e promoções. Para que a comunicação seja atraente e personalizada, priorize a segmentação do envio com base nas preferências do consumidor. Analise previamente seu histórico de compras e de cliques, seu perfil social, entre outras características.

Uma dica é gerar o interesse do cliente ao oferecer produtos similares aos que ele já comprou com descontos. 

Boot pelo Messenger do Facebook

O boot atendimento pode ser utilizado para uma interação rápida e precisa. A Inteligência Artificial (AI) aplicada ao Messenger do Facebook possibilita à sua marca dar respostas instantâneas, além de tirar dúvidas sobre produtos, condições de troca e de envio e passo a passo da compra, por exemplo.

SMS Marketing

O SMS é uma das ferramentas mais eficientes utilizadas no relacionamento com o cliente.  Esse meio de comunicação tem grande alcance e alta taxa de abertura, além de funcionar em todos os tipos de aparelhos e o seu custo ser baixo, o que o torna um dos mais utilizados pelas empresas.

Como você pôde perceber, existem vários aspectos que devem ser levados em conta ao planejar o marketing sazonal. Essa prática só tem a somar no seu negócio, quando pensada e executada adequadamente.

Se você gostou do conteúdo, entre em contato conosco para potencializar suas estratégias e garantir o consumo dos seus produtos ou serviços durante todo o ano!

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