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Entenda a importância de validar a base de contatos da campanha!

por BulkServices



Validar base de contatos é crucial para o sucesso das campanhas de marketing, pois ao enviar uma mensagem para alguém que não está interessado no que você oferece, há perda de tempo e dinheiro. 

Portanto, excluir pessoas ou grupos que não interagem com a sua marca e focar em quem realmente tem interesse em suas mensagens é a prática mais recomendada.

Por isso, resolvemos mostrar a importância da validação dos dados e as boas práticas para engajar o consumidor.

Continue a leitura para descobrir!

O que é validação de base de contatos?

Validar base de contatos significa remover os e-mails que prejudicam a reputação com endereços inválidos, a marcação de SPAM e o descadastramento.

Uma lista dos leads validados inclui:

  • todos os critérios de segmentação são atendidos, isto significa persona, tipo de conta etc.;

  • endereço de e-mail é verificável;

  • informações completas, isto é, sem campos faltantes;

  • é um novo contato, ou seja, não duplicado;

  • está formatado corretamente (o que evita gastar horas normalizando arquivos de leads).

O que acontece quando não é feita a validação?

A lista de contatos é um dos pontos mais importantes para uma campanha de e-mail marketing, no entanto, muitas empresas simplesmente fazem o upload de todos os leads para o banco de dados de prospects sem qualquer validação.

Quando você realiza muitos envios para e-mails, sem checar corretamente os dados, prejudica a entrega  do conteúdo ao destinatário, propiciando um alto índice de devolução.

Erros ortográficos, endereços de e-mail inválidos ou em desuso são algumas das inúmeras causas das rejeições.

Uma simples análise da quantidade de rejeições que um envio pode gerar representa um filtro importante, pois o resultado indica que sua base tem usuários inexistentes.

Atualmente, o nível de tolerância é bastante baixo. O Outlook, por exemplo, tolera o limite de 1% de rejeições. Se a taxa for ultrapassada, a entrega do seu e-mail será prejudicada.

A taxa recomendada para e-mails devolvidos deve ficar abaixo de 3%, revela estudo realizado pela Oracle. Quanto menor for a taxa de devolvidos, maiores são as chances de conversões e engajamento.

Envio para e-mails inexistentes

Os hard bounce, ou seja, os e-mails inválidos são, por exemplo, um e-mail corporativo de uma pessoa que trabalhava em uma empresa e foi desligada, ou de endereços com erros de digitação.

Queda na conversão

Duplicidades, campos incompletos, formatação incorreta, audiências fora do público-alvo ou e-mail inválido diminuem drasticamente a contribuição do funil.

As taxas de conversão são reduzidas ainda mais devido à análise de desempenho distorcidas que afetam a otimização dos programas.

Má reputação

Ainda que tenham autorizado, se as pessoas para as quais você está enviando seus e-mails não interagem com sua mensagem há um tempo, os provedores entenderão que você está enviando para contatos que não têm interesse em receber seu e-mail.

Quanto menor for a interação dos seus contatos com a mensagem, menos reputação você terá.

Baixa entregabilidade

A segmentação dos contatos é fundamental para garantir a taxa de entregabilidade, que é fundamentada no engajamento, reputação do IP, regularidade de disparos, bounce rates, balcklists, marcações como spam e spam traps.  

Quando você realiza disparos para uma lista que mal abre suas mensagens ou nunca interagiu com a sua empresa os servidores entendem que suas mensagens são spams.

Quais as vantagens de fazer a validação?

O modo como os contatos são captados para a base de dados, ou seja, se são orgânicos e vieram por meio de blogs, redes sociais, formulários ou se foram comprados em fontes não confiáveis é um dos fatores que impacta na entrega de e-mail marketing.

Com os contatos obtidos de forma orgânica, você reduz as taxas de e-mails devolvidos, aumentando as chances de seu e-mail chegar à caixa de entrada, além de impedir o disparo de mensagem para e-mails inexistentes.

Entre as vantagens obtidas pela prática estão:

  • boa reputação com os servidores de e-mails;

  • melhores taxas de aberturas, cliques e engajamento;

  • bons envios para uma base de contatos segmentada e validada;

  • possibilidade de vender e converter mais em suas campanhas.

Como garantir uma boa base de contatos?

Ter uma base qualificada permite engajar seus contatos e manter uma imagem positiva perante os servidores de e-mails, que encaminham as próximas mensagens direto para a caixa de spam quando percebem que suas mensagens não estão tendo uma boa aceitação pelos destinatários.

Para isso, você deve avaliar o número de interações, a quantidade de descadastros, as devoluções e as denúncias de SPAM.

Analisar sua base a cada 90 dias e separar os contatos bons dos ruins, isto é, aqueles que interagem daqueles que nunca te deram atenção também são práticas recomendadas.

Feito isso, pense em uma forma de reverter a situação do não engajamento. Inicie uma conversa, por exemplo:

“Oi, Bruno, tudo bem? Faz algum tempo que não nos falamos. O que você acha de estabelecermos um contato mais próximo?

Abaixo, apresentamos quatro maneiras de validar a base de contatos. Acompanhe!”

Soft opt-in

Essa é a maneira mais simples para se converter um visitante em Lead. Toda vez que um visitante preencher um formulário ou entrar em uma Landing Page estará automaticamente inscrito na sua lista, isto é, estará disponível para que você envie seus e-mails.  

Double opt-in

Esta é a estratégia mais segura de conversão. Double opt-in permite fazer uma validação dupla. Isto é, envia um e-mail de confirmação de interesse para o Lead por meio da assinatura de um news, formulário ou download. Na confirmação do e-mail haverá um cadastro.

Single opt-in

No Single opt-in, conhecido também como confirmação simples, o visitante deixa apenas o contato e não precisa confirmar nenhum dado.

Opt-out

O opt-out permite a um Lead ou cliente pedir descadastro da sua lista. Ele é tão importante quanto os demais.

Vimos a importância de começar a utilizar ferramentas de verificação de e-mails cadastrados para identificar os endereços inexistentes e excluí-los da sua estrutura.

Não se esqueça: validar base de contatos e fazer a segmentação do público-alvo permitem conhecer cada vez mais o seu público e enviar exatamente o que eles precisam.

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