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Entenda a importância de conhecer o público-alvo em uma campanha

por BulkServices



Na criação de uma campanha de marketing, vários fatores devem ser definidos previamente. Seja a forma de linguagem, tipo de campanha e os meios de comunicação explorados, cada definição impactará diretamente na ação e no seu resultado. Mas, para isso, é fundamental identificar e conhecer o público-alvo.

No post de hoje vamos mostrar a importância de conhecer o público-alvo em uma campanha. Confira!

O que é público-alvo?

Antes de mais nada, vamos explicar o conceito de público-alvo. Quando você cria uma marca, ela tem uma identidade, uma cultura, um posicionamento de ideias. O público-alvo é o nicho dos consumidores que se identificam com a marca e que são possíveis clientes dos seus produtos ou serviços.

São pessoas que possuem características em comum: pode ser a idade, o sexo, a profissão ou até mesmo a renda.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Como dissemos, o público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum. Já a persona é a personificação do seu comprador ideal. Ou seja, você constrói um personagem único, com as informações obtidas em pesquisas para definição do seu público-alvo.

Qual a importância de conhecer o público-alvo para o meu negócio?

Conhecer e saber quem é seu público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Hoje, o relacionamento com o cliente tem que ser cultivado diariamente, de forma que ele sinta confiança na empresa e nos produtos. Em um mercado tão volátil, adquirir a preferência do consumidor tem se tornado mais difícil a cada dia. A dica é estabelecer um relacionamento direto, mais próximo com o cliente.

Por isso é tão importante conhecer o público-alvo. Sabendo com quem você está tratando, as campanhas serão mais assertivas. Você saberá onde seus clientes estão, de que forma eles preferem ser abordados, suas preferências e necessidades.

Hoje, a rotina do dia a dia está cada vez mais apertada. As pessoas realizam várias tarefas simultaneamente e, com a ajuda da tecnologia, sempre estão conectadas. Uma boa forma de conhecer o público é utilizando o WhatsApp. É uma forma de comunicação simples e direta.

Como conhecer o público-alvo?

Se você ainda não tem uma lista de clientes, você deve estudar o mercado que quer entrar. Pesquisar pelos concorrentes, como estão atuando, em que mídias eles são presentes e como o público reage às ações.

Se você já tem uma base de dados, pode fazer uma pesquisa com eles para detectar as características comuns. O WhatsApp é muito utilizado pelas empresas para manter contato com os clientes. Com ele, você consegue um contato mais próximo, mais personalizado. Ele possibilita atender as necessidades do cliente em um tempo reduzido, tirar dúvidas de pré e pós-venda e manter o relacionamento saudável.

Com essa ferramenta, você pode fazer a pesquisa, com os seguintes questionamentos:

  • Quais são seus objetivos?

  • O que te impede de conquistar esses objetivos?

  • Onde você busca as principais informações?

  • Como o meu produto te satisfaz?

Essas são algumas perguntas que lhe ajudarão a compreender o perfil dos seus clientes e traçar estratégias para fidelizá-los.

Como vimos, após conhecer o público-alvo, você poderá tomar medidas e direcionar sua campanha. É muito importante que seja feita uma pesquisa, com o objetivo real de conhecer as preferências e tendências do seu nicho de mercado. Essas informações serão a base de suas ações e podem determinar o sucesso ou não de sua marca.

Agora que você já sabe a importância de conhecer o público-alvo, leia o nosso artigo sobre como fazer a segmentação do público-alvo com o WhatsApp Marketing!

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