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Entenda a importância da comunicação estratégica para a sua empresa

por BulkServices



Cuidar da comunicação interna e externa é fundamental para que uma empresa sobreviva no mercado e mantenha um bom relacionamento com o seu público. Em qualquer segmento de negócio, o modo como a cultura e a informação circulam é fundamental para a importância da comunicação estratégica, sendo parte vital para o desenvolvimento da companhia.

A comunicação só se torna eficaz quando quem a emite (neste caso, a empresa) consegue transmitir uma imagem de autenticidade para o público receptor. Portanto, a maneira como a empresa se comunica está relacionada à forma como ela e seus funcionários encaram a sua cultura organizacional. Quando as empresas contradizem sua própria cultura, esse laço não é firmado, e é para evitar que isso aconteça que a comunicação estratégica foi pensada.

Quer entender a importância da comunicação estratégica e como implementá-la no seu negócio? Continue a leitura e veja as dicas que trouxemos para você!

O que é comunicação estratégica?

O conceito de comunicação estratégica pode ser entendido como um conjunto de planejamentos bem estruturados e bem definidos, cuja finalidade é atingir o objetivo global de uma empresa.

Em outras palavras, trata-se de uma série de decisões sobre comunicação decididas pelo comunicador e pela sua equipe de funcionários para conquistar o sucesso dos propósitos estabelecidos, levando em consideração as possíveis reações das audiências (públicos-alvo), dos competidores e do ambiente.

Diante dos fatos, é possível reconhecer a importância da comunicação estratégica e constatar que esse tipo de comunicação valoriza as condições sociais, dando ênfase à dimensão cultural da empresa.

Como implementar esse processo na empresa?

Para uma implementação eficaz, é crucial considerar os seguintes pontos:

O que, como e quem

Essas três perguntas simples irão determinar as ferramentas e abordagens certas da comunicação estratégica. Cada uma atua em um nível distinto da comunicação.

  • O que: determina a mensagem em si (o que a empresa deseja comunicar?). Aqui, serão definidas as informações que pretende-se trabalhar estrategicamente para cada público diferente;
  • Como: qual será o canal de comunicação? Dependendo da categoria de informação e do público definido, diferentes canais podem ser usados. Um treinamento, por exemplo, pode ser veiculado em vídeo no YouTube. Por outro lado, um evento para os funcionários pode ser divulgado em redes sociais;
  • Quem: a audiência deverá ser especificada. Trata-se da etapa mais estratégica da comunicação, pois os objetivos e metas são desenvolvidos aqui, baseados em ações esperadas para determinado público.

Função tempo

As comunicações estratégicas de uma empresa exigem organização e programações de acordo com o tempo — ou seja, é indispensável a implementação de um calendário. Tal organização em função do tempo se faz necessária, permitindo que as empresas avaliem, de modo objetivo, os resultados das ações de comunicação, comparando reações, períodos e identificando avanços.

Planejamento e processo

Como vimos, a comunicação estratégica determina que sejam desenvolvidos processos de comunicação e fluxos de informação capazes de efetivar canais que, por sua vez, serão usados pela empresa para se comunicar com o público. Esse desenvolvimento precisa de um bom planejamento a fim de desenhar, desenvolver e instaurar o processo para, então, monitorá-lo e mensurar seus resultados.

Pivôs e “embaixadores”

A comunicação estratégica permite identificar e utilizar determinados embaixadores, ou pivôs, na empresa ou fora dela. Os processos de comunicação fazem com que pessoas capazes de liderar, doutrinar e mover pessoas se sobressaiam. 

Qual é a importância da comunicação estratégica e por que devo investir nisso?

Uma empresa que investe em comunicação estratégica garante diversos benefícios. Entre os principais, podemos destacar:

Fortalecimento da opinião pública

É muito importante para a empresa contar com o reconhecimento do público, principalmente quando se deseja passar uma mensagem de responsabilidade e ética. Por isso, investir na divulgação de valores da marca é uma forma eficiente de comprovar que a organização não está interessada apenas em lucros, mas também em criar uma identidade singular com o seu público.

Divulgação da marca

De fato, uma marca estruturada e forte vai atrair mais clientes, mas isso não é alcançado sem um investimento em comunicação estratégica. Um profissional qualificado para essa função vai levar o nome da empresa até o público, escolhendo a melhor mídia para esse objetivo. Com isso, resultados efetivos são atingidos.

Valorização dos funcionários

Uma boa comunicação estratégica vem de dentro para fora da organização, e isso significa que os funcionários precisam estar satisfeitos. Assim, eles vão colaborar para que a sociedade veja a empresa com bons olhos, transmitindo uma imagem positiva.

Planejamento de investimentos

Para investir em comunicação estratégica, não é preciso gastar muito com anúncios. Pelo contrário, esse é um conceito que está relacionado ao planejamento de quais ferramentas são mais eficazes para a divulgação.

Domínio dos ambientes digitais

As redes sociais, sites e blogs são ambientes perfeitos para divulgar uma marca, mas é preciso ter muito cuidado com cada postagem. Lembre-se que o engajamento nas redes é feito em tempo real, então é importante contar com profissionais alinhados com o objetivo do negócio para executar sua estratégia de marketing digital.

Inovação no marketing

Na comunicação estratégica, é possível conhecer e aproveitar diversas estratégias de divulgação para o negócio. Optar por caminhos que vão além dos tradicionais para chegar até o público-alvo é garantir destaque entre as concorrências. Em tempos de marketing digital, os consumidores costumam apreciar essas inovações.

Como aproveitar uma comunicação mais eficiente?

Seja claro e objetivo

É preciso pensar em como a mensagem será transmitida aos consumidores, clientes e potenciais clientes. Para obter eficácia na comunicação, é crucial ser assertivo, completo, claro e consistente.

Conheça o seu receptor

Nenhum indivíduo é exatamente igual a outro, certo? Por isso, é necessário entender cada um deles para passar a mensagem correta. Após definir o perfil do receptor, inicie o processo de comunicação, lembrando sempre de que o seu foco deve ser no perfil comportamental do público-alvo e dos colaboradores.

Escolha os canais corretos

WhatsApp marketing

O WhatsApp Marketing é uma excelente forma de reconhecermos a importância da comunicação estratégica, pois permite chegar ao público de forma prática, eficiente e por um baixo investimento. Afinal, trata-se de uma ferramenta que possui milhares de usuários no mundo e que ainda não tem regulamentação para propagandas.

Redes sociais

As pessoas estão cada dia mais conectadas, ocupando boa parte do seu tempo nas redes sociais. Para aumentar sua eficiência, a comunicação estratégica deve aproveitar essas redes para fazer divulgações e manter seu relacionamento com o público.

E-mail marketing

Outra estratégia fundamental, o e-mail marketing auxilia na divulgação de textos e anúncios relevantes para a sua rede de contatos. Os títulos devem ser atrativos, já que são responsáveis pela abertura (ou não) da mensagem.

Como você viu, uma boa comunicação influencia positivamente no relacionamento entre uma organização, seus colaboradores e seus clientes. Isso permite que os resultados sejam cada vez melhores, aumentando o desempenho do seu negócio tanto interna quanto externamente.

Para manter uma equipe produtiva e que se identifique com a cultura empresarial, portanto, é preciso reconhecer a importância da comunicação estratégica e sair do amadorismo utilizando. Gostou deste post e quer continuar por dentro de outras estratégias de comunicação? Então aproveite para entender a importância do torpedo de voz na campanha eleitoral!

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