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Disparo de Whatsapp ou SMS: qual é melhor para meu negócio?

por BulkServices



De um lado, o aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil e no mundo. Do outro, uma tecnologia mais antiga, mas que se mantém universal entre aparelhos e usuários.

Essa comparação para saber qual meio, Whatsapp ou SMS, é o mais indicado para empresas que querem se relacionar com seus clientes ganhou força nos últimos anos. E aí pode surgir um questionamento: qual é o melhor para o meu negócio?

Neste artigo, vamos elencar 5 fatores que reforçam as diferenças, as vantagens e desvantagens do uso do Whatsapp e do SMS para fins comerciais. Confira!

Whatsapp ou SMS: pontos fortes e fracos

1. Cobertura

Este item representa um ponto importante no duelo entre SMS e Whatsapp. Apesar da crescente popularidade do segundo, o bom e velho SMS tem a vantagem de não se limitar aos smartphones. Aliás, nem todos os smartphones têm o Whatsapp instalado – estimativas apontam uma penetração de 85% nesses modelos de celulares.

Já o SMS é um recurso nativo de todos os celulares, independentemente do sistema operacional, desde os modelos mais simples até os modernos iPhones. Isso representa um alcance muito maior do que qualquer aplicativo.

Para se ter uma ideia, dados da Anatel/Teleco indicam que, no Brasil, existem 252,1 milhões de celulares (número que vem caindo consideravelmente ao longo dos anos). O Whatsapp chega a cerca de 100 milhões de usuários em nosso país.

2. Preferência do público

Mesmo com um alcance menor, o Whatsapp é o mensageiro preferido dos consumidores. Uma pesquisa feita em 2016 pelo MEF, e divulgada pelo portal Exame, mostrou que o app é acessado regularmente por 76% dos seus usuários.

Esse número só reforça a popularidade do Whatsapp diante de concorrentes como o Facebook Messenger e o próprio SMS, utilizados com frequência apenas por 37% dos usuários.

Esses dois primeiros dados demonstram que, nos próximos anos, o quadro de usuários tende a se inverter, enquanto o quadro de preferência tende a abrir uma diferença ainda maior. Isso porque os futuros consumidores ativos são os jovens que, atualmente, já possuem um apego maior ao aplicativo.

3. Limitação de caracteres e tipos de conteúdo

Outro divisor de águas nesse comparativo é a limitação no conteúdo das mensagens enviadas. O SMS marketing, por lei, é limitado a 140 caracteres e apenas com texto. De todo modo, é uma barreira que atrapalha a divulgação de mais informações importantes.

O Whatsapp, por sua vez, não possui limitação quanto aos caracteres e formatos de conteúdo. Você pode enviar imagens, gifs, áudios e vídeo aos seus clientes. Essa liberdade é importante para tornar o diálogo com o público mais dinâmico.

4. Tecnologia de envio das mensagens

Neste ponto, retomamos a uma vantagem do SMS, já que o seu envio depende apenas de cobertura telefônica, independente se tiver internet ou não. Isso também leva a uma maior rapidez na entrega das mensagens, já que, se o destinatário estiver em um local sem internet, receberá o SMS primeiro do que uma mensagem por Whatsapp.

A propósito, o uso do app dependerá de que o público tenha acesso a uma rede Wi-Fi ou compre um pacote de dados móveis.

5. Custo de disparo

A diferença, nesse caso, não é tanta porque em ambas as ferramentas você dependerá de alguma empresa ou software para fazer os envios em massa – isso, claro, quando você tiver uma grande base de clientes.

No caso dos SMS, ainda é possível negociar preços de pacotes com as operadoras. Já para iniciar um trabalho de Whatsapp marketing, você só arcará com os custos de internet, já que o app é gratuito.

A verdade é que SMS e Whatsapp estão longe de serem concorrentes. Sua empresa tem muito mais a se beneficiar se usar as estratégias como complementares. Cada ferramenta contribui com as suas características, como o alcance do SMS e os conteúdos multimídia do Whatsapp. Dessa maneira, você poderá se relacionar com diferentes perfis de clientes sem se limitar a um meio ou outro.

E aí, se você ainda não decidiu se usa o Whatsapp ou SMS, que tal entrar em contato com a nossa empresa para conhecer melhor como a sua empresa pode se beneficiar do uso das duas ferramentas?

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