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Descubra qual o melhor canal de comunicação para sua empresa!

por BulkServices



Toda empresa precisa se comunicar adequadamente com o seu público para ser bem-sucedida no que faz. Caso contrário, pode colecionar uma série de falhas e ficar atrás da concorrência, perdendo em competitividade e eficiência operacional. Então, é crucial descobrir qual o melhor canal de comunicação com seu público-alvo.

Para lhe ajudar nessa tarefa, reunimos abaixo o que você precisa saber sobre o assunto e ainda apresentaremos as melhores práticas para definir o canal de comunicação ideal para sua empresa. Então, continue com a leitura do nosso artigo!

Conheça profundamente o seu público-alvo

O primeiro passo é descobrir quem deverá ser atingido com a comunicação. Por exemplo, os clientes, os funcionários, os fornecedores ou fornecedores estratégicos? Assim, conseguirá definir com maior diligência o canal ideal a ser usado.

Para se comunicar com os clientes finais, a utilização do SMS e o uso do WhatsApp apresentam-se como ótimas ferramentas. Além de bastante populares, contam com um elevado grau de engajamento e baixíssimos custos correlacionados.

Então, tire alguns minutos para refletir sobre o seu público-alvo. Onde eles estão? Qual a idade média? A quais tecnologias costumam ter acesso? Desse modo, poderá segmentar o seu público e estabelecer o melhor canal para comunicação.

Considere o tipo de mensagem que quer transmitir

Para descobrir qual o melhor canal, claro, é preciso refletir sobre a mensagem que será transmitida. É uma mensagem motivacional, informativa, promocional ou educativa? Elas têm diferenças significativas e necessitam ser consideradas.

Se o intuito é educar seu público-alvo, como o nosso, ao escrever este post, talvez o melhor canal seja o blog profissional. No entanto, se deseja transmitir informações de modo rápido e leve, as mensagens por meio do telefone celular ainda predominam.

Para descobrir o tipo de mensagem que deseja transmitir, primeiro, pondere sobre as prioridades em comunicação com o seu público. É mantê-lo informado sobre promoções ou educá-lo acerca de uma nova ferramenta? Assim, fica muito mais fácil.

Simplesmente ouça o seu público-alvo

Você já parou para conversar com seus clientes, funcionários ou outros públicos de interesse acerca da comunicação? Se não o fez, está perdendo uma grande oportunidade! Desse modo, além de conhecê-los muito melhor, poderá entender o melhor canal.

Se é o principal responsável pela empresa e não se sente responsável por fazer isso, terceirize a tarefa para um gerente de atendimento ou marketing. Contudo, a tarefa é muito simples: converse com seu público e pergunte por qual canal pode contatá-lo.

É provável que as respostas sejam muitas e variadas, então, utilize o bom senso para filtrar as melhores e que se encaixam na realidade da empresa. No final, poderá escolher o canal ideal para o diálogo e ainda ganhará “pontos” por ouvir seu público.

Avalie o orçamento disponível pela empresa

Esse é um ponto delicado a ser tratado, mas essencial na hora de definir qualquer novo investimento para a empresa. Queira ou não, implementar novos canais de comunicação gera custos adicionais à empresa e esses devem ser considerados.

Os canais usados podem ter diversos valores. Para se comunicar por meio de um blog profissional, por exemplo, os custos são muito mais elevados do que a comunicação por meio do WhatsApp. E isso, por motivos óbvios, deve ser considerado.

Então, separe algumas horas para conversar com o responsável pela área financeira da empresa e descobrir o orçamento disponível. Pode ser algumas dezenas, centenas ou milhares de reais. Depois, busque pelo canal mais adequado a esse orçamento.

Considere a disponibilidade da equipe de trabalho

Independentemente do canal escolhido, alguém terá que gastar alguns minutos ou horas do seu dia para formular a mensagem que será entregue ao público desejado, como os clientes. Então, é preciso refletir a respeito da disponibilidade da equipe.

Algumas mensagens gastam muito mais tempo do que outras, e é necessário considerar isso também. Se o canal utilizado for vídeo, a formulação da mensagem poderá durar semanas, afinal, envolve etapas como roteirização e edição.

Se a equipe tem pouca disponibilidade, uma possibilidade é terceirizar a etapa de comunicação da empresa. Para tanto, precisará de uma agência que crie mensagens interessantes, com “gatilhos” capazes de engajar seu público em determinada ação.

Pesquise sobre as tecnologias correlacionadas

Hoje, há uma série de tecnologias capazes de potencializar canais de comunicação mais tradicionais e garantir a obtenção de melhores resultados. Tendo isso em vista, aproveite para pesquisar um pouco mais sobre as novas tecnologias e sobre como utilizá-las.

Com uma ferramenta de disparo de mensagens pelo WhatsApp, por exemplo, é possível ter maior produtividade e garantir eficiência operacional. Além disso, ainda é possível estabelecer uma comunicação mais rápida, direta e interessante com o público.

Outra possibilidade é o envio de SMS em massa, algo muito eficaz para divulgar promoções, campanhas ou mesmo realizar cobranças. Com boas tecnologias, os meios tradicionais de comunicação podem se tornar grandes potências para a empresa.

Descubra os melhores canais de comunicação

Nunca existiram tantos meios de comunicação quanto hoje. É possível usar o smartphone para estabelecer um relacionamento longo e saudável com o cliente, com custo acessível e elevado retorno sobre o investimento. Confira os melhores canais:

  • WhatsApp;
  • e-mail;
  • SMS;
  • blog profissional;
  • vídeos;
  • chat instantâneo.

É cada vez maior o número de empresas que usam o Whatsapp para se comunicarem com seus clientes, seja para enviar novidades, seja para receber sugestões de melhoria. As possibilidades são diversas e devem ser exploradas de modo inovador e estratégico.

Ao lado do SMS, o WhatsApp tem ganhado destaque especialmente pelo tempo cada vez maior que as pessoas gastam com o telefone celular em mãos. Os brasileiros passam uma média de mais de 3 horas por dia conectados ao celular.

Usar o celular para se comunicar com os clientes têm outra vantagem: o baixo custo. Diferente de outros meios, que demandam elevado tempo e investimento, o celular é muito mais acessível, diverso e apresenta elevado retorno sobre o investimento.

Como se pode observar, há diversos itens que você deve considerar na hora de definir o melhor canal de comunicação para a sua empresa. No entanto, em geral, a utilização de SMS e do WhatsApp tem grande utilidade e esses recursos podem ser personalizados de acordo com o interesse de cada empresa. Assim, é possível obter grandes resultados!

Agora que está por dentro do assunto e sabe como descobrir o melhor canal de comunicação para a sua empresa, compartilhe nosso artigo em suas redes sociais. Vamos lá!

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