Logo Bulk Services

Descubra como utilizar o SMS na captação de novos alunos!

por BulkServices



O uso do SMS na captação de alunos é uma estratégia indispensável em um mercado cada dia mais competitivo. A ferramenta ajuda a estimular as inscrições, a angariar novatos e a lembrar os alunos matriculados de renovar o acordo com a escola.

De acordo com um estudo da GlobalWebIndex, o Brasil é o terceiro no ranking de países com usuários que ficam mais tempo online por meio de dispositivos móveis. Sendo assim, as instituições de ensino precisam saber tirar proveito desse recurso para convencer os seus leads que aquele curso dos sonhos é possível.  

Então, fique bem atento às próximas linhas para entender como explorar o SMS para potencializar o relacionamento no processo de captação de alunos!

Como o SMS pode ser utilizado pelo sistema de educação?

Uma pesquisa realizada pela FENEP (Federação Nacional das Escolas Particulares) revela que, nos últimos anos, as escolares particulares perderam cerca de 10% das matrículas devido à crise financeira.

Para sobreviver à instabilidade, as instituições de ensino precisam investir em técnicas de marketing digital. Nesse cenário, o SMS tem um potencial incrível de relacionamento com o seu lead, pois se existe uma coisa que está na mão das pessoas, onde quer que elas estejam, é o celular.

A ferramenta possibilita:

  • contatar candidatos que deixaram a inscrição incompleta, buscando trazê-los de volta ao processo;
  • lembrar eventos importantes, como data da prova de vestibular, data de matrícula ou prazo para o pagamento de boleto de inscrição;
  • informar sobre mudanças importantes no status do aluno, como a convocação ou a desclassificação no processo seletivo. Nesse último caso, é possível oferecer uma nova forma de ingresso.

Como atrair novos alunos?

A PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que 75% da população brasileira, a partir de dez anos de idade, tem telefone celular.

Esse dado torna o esforço de vendas e marketing voltados para mobile uma oportunidade muito interessante. Portanto, o uso do SMS nas campanhas para atrair novos alunos é uma das táticas que devem ser adotadas.

Veja, a seguir, algumas ações propostas para estimular a fidelização de alunos.

Divulgar ofertas e promoções

No período de matrículas, é possível enviar SMS para divulgar ofertas e promoções aos responsáveis pelos alunos. Veja a seguir, exemplos para comunicar descontos a quem fizer a matricula antecipada ou a quem realizar o pagamento à vista:

  • [NOME], você já pode realizar a sua matrícula para o próximo ano letivo. Até o dia 10/12, você ganha 30% de desconto. Aproveite! 
  • [NOME], matrículas realizadas até 20/12 ganham 20% de desconto nas mensalidades do primeiro trimestre. Aproveite e faça sua matrícula hoje mesmo!
  • [NOME], para cada indicação de aluno você GANHA 10% de desconto na matrícula do seu filho na [ESCOLA]!

Campanhas desse tipo normalmente tem um ótimo retorno.

Disseminar informações do processo

Outra tática bastante proveitosa é enviar informações relacionadas ao processo de matrícula. É possível, por exemplo, adiantar o processo identificando os documentos necessários para a matricula e enviar dados como o código de barras para pagamento do boleto.

O que deve ser levado em consideração no envio das mensagens?

As dicas abaixo vão ajuda-lo a explorar o SMS da melhor maneira possível. Acompanhe!

Segmente o envio

O primeiro passo é se perguntar: quem eu quero atingir? Quais pessoas são o público-alvo dos meus cursos?

Só a partir dessas respostas, você conseguirá traçar as atividades a serem realizadas para atingir sua meta de captar alunos, pois elas são essenciais para definir quais serão os meios de comunicação utilizados, a linguagem empregada, a frequência em que as mensagens serão enviadas etc.

Com a segmentação, você garante que cada grupo de responsáveis receba a informação mais adequada.

As mensagens direcionadas aos alunos do ensino fundamental são distintas das comunicações enviados aos estudantes do ensino médio. Estes últimos podem receber, inclusive, informações extras para o vestibular.

Exemplo: [NOME], faça a sua matrícula esta semana e ganhe a 1ª mensalidade do cursinho pré-vestibular. Aproveite!

Mantenha os cadastros atualizados

É preciso manter atualizado o cadastro dos clientes no seu CRM (Customer Relationship Management) para fazer as mensagens renderem mais matrículas. Logo, é indispensável fazer campanhas sazonais para que sua base de contatos seja válida na hora de disparar seu SMS.

Peça permissão para enviar as mensagens

A permissão do cliente é crucial para o SMS na captação de alunos. Assim como o e-mail, o SMS Marketing é um canal baseado em permissão. Para isso, envie uma palavra-chave por mensagem para determinado número de telefone ou disponibilize um formulário na página da instituição na internet.

Controle a frequência dos envios  

Ao estipular a frequência dos envios, a instituição deve levar em conta a necessidade, o que está sendo oferecido ou informado e o relacionamento do aluno com o estabelecimento de ensino. Lembre-se: encher a caixa de entrada com SMS sem um intervalo de tempo pode irritar o seu lead.

Dê atenção à ortografia

Abreviar as palavras e enviar mensagens cheias de erros é a fórmula garantida para não ser levado a sério. O mal português é um dos sinais para identificar os incontáveis golpes praticados na praça. Se tratando de mensagens de uma instituição de ensino, fica ainda pior.

Insira uma call to action

Para impulsionar seus alunos a uma ação, quando eles recebem o SMS marketing da sua instituição de ensino, você precisa inserir um call to action. Isto é, chamar o aluno para clicar no link do SMS, compartilhar com os amigos ou responder com uma palavra chave, por exemplo.

Enfim, sabemos que a realização de matrículas é um dos momentos mais importantes para as escolas, e o SMS pode auxiliar, principalmente, as instituições de ensino superior, que se viram obrigadas a convencer novamente o aluno de que o sonho da graduação (antes garantido pelas verbas de programas de financiamento oficias como Fies e ProUni) ainda pode ser possível.

Isso porque o SMS na captação de alunos é uma comunicação mais eficaz, potencializando as estratégias e maximizando os resultados.

Se você almeja potencializar ainda mais suas campanhas de marketing digital e explorar as melhores práticas no envio de SMS, entre em contato conosco. Temos a solução que você precisa!

Comentários

Comentários