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Conheça o poder do marketing de relacionamento

por BulkServices



O marketing evolui a passos rápidos e, por isso, é fundamental que as empresas acompanhem os comportamentos e hábitos dos consumidores. Em tempos nos quais o público ganhou o espaço que antes era do produto na estratégia de marketing, mudar o enfoque é fundamental.

A atual tendência do mercado de marketing é o chamado marketing de relacionamento, que visa construir uma relação entre a marca e seus clientes. Além de aumentar a confiança do consumidor em relação à marca, essa estratégia também fortalece a retenção de clientes por meio da geração de valor.

Conhecer o marketing de relação é fundamental se sua empresa deseja estreitar laços e se manter relevante para com seu cliente. Continue a leitura! Explicaremos o que é esse tal marketing de relacionamento, seu poder para sua marca ou negócio e, ainda, dicas para aplicar a estratégia!

O que é marketing de relacionamento?

Um conjunto de estratégias de construção e disseminação de uma marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade dentro de um mercado, o marketing de relacionamento é uma maneira de conquistar e fidelizar seus clientes, fazendo com que eles divulguem e defendam sua marca.

Mais do que uma simples estratégia de marketing, essa vertente se baseia nas relações humanas para se fortalecer e, por isso, tende a ser um forte aliado de sua empresa no aumento de seu alcance, base de clientes e ticket médio.

Por isso, mais do que uma moda passageira, o marketing de relacionamento é considerado o futuro do marketing, especialmente para mercados B2C (venda para o usuário final).

Quais os benefícios que ele oferece?

Como citado, o intuito do marketing de relacionamento é auxiliar na disseminação de sua marca, prospecção e fidelização de clientes. Ao colocar esse conjunto de estratégias em prática, muitas são as vantagens alcançadas. As principais, no entanto, são abordadas a seguir.

Valorização da marca

O branding de uma marca tem muito mais a ver com a percepção que seus consumidores têm do que como ela quer ser vista. Portanto, sua participação na construção de uma marca forte e sólida é essencial hoje em dia. Pode-se imaginar, então, a valorização que o relacionamento com o cliente tem.

Ao aplicar as estratégias do marketing de relacionamento, cria-se um laço emocional com o consumidor, que permite que a empresa faça parte de seus planos e sonhos. Assim, há a valorização gradual da marca e o aumento de sua reputação.

Redução de custos

Fidelizar e manter um cliente custa menos do que conquistar um novo. Com o marketing de relacionamento é possível conseguir as duas coisas. Além de incentivar o aumento de vendas, também fomenta a indicação boca a boca, reduzindo os custos com divulgação e reconquista de antigos consumidores.

Há, ainda, a redução dos custos quando esse tipo de marketing é aplicado internamente. Com ele, percebe-se um aumento de produtividade, além da retenção de talentos na empresa.

Como desenvolver esse tipo de marketing?

Mais do que saber o que é o marketing de relacionamento, é fundamental compreender algumas possibilidades de seu uso e aplicação. Como são muitas as oportunidades, é interessante sempre buscar entender quais se adequam melhor ao seu público e tipo de atuação.

Para iniciar um projeto de marketing desse tipo, é fundamental conhecer seu público, sendo que a criação de personas é o primeiro passo. Depois de desenvolvidas as personas, é necessário adotar ações e ferramentas para construir a relação entre cliente e empresa.

A seguir, listamos as principais dicas para que você possa aplicar essa estratégia corretamente à sua marca.

Crie programas de fidelidade

Com certeza você já se deparou com algum programa de fidelidade. Popular, principalmente, no segmento da alimentação, não é difícil lembrar-se de algum cartão fidelidade que tenha recebido com a promessa de ganhar uma refeição grátis ou similar.

A tática funciona, fazendo com que o cliente compre mais de uma vez a fim de ganhar uma recompensa no final. Ela pode ser feita por meio do acúmulo de pontos, adquiridos a cada compra, ou até mesmo pela indicação de novos clientes. O importante é deixar bem claro para o consumidor final o que ele deve fazer para ser recompensado — e também o que pode ganhar.

Para ser mais efetivo em sua estratégia, defina muito bem qual o seu objetivo para, então, saber o perfil de cliente que deve ser trabalhado. Por exemplo, se pretende aumentar sua base de consumidores, pode ser interessante ativar aqueles que mais interagem em suas redes sociais, pois estão mais propensos a marcar amigos e indicar sua empresa para outros.

Definido o público que será trabalho, você deve entender qual tipo de recompensa mais desperta seu interesse. Dessa maneira, garante melhores resultados.

Mantenha um bom contato com os clientes

Enviar promoções ou e-mail marketing pode ser uma ideia atrativa à primeira vista, mas é preciso estabelecer um relacionamento com seus clientes. Tenha canais de comunicação diretos para que eles possam tirar suas dúvidas ou fazer reclamações. Preocupe-se também com o pós-venda!

Além de demonstrar preocupação, coletar essas informações sobre a percepção que as pessoas têm de seus produtos, ajuda a ter insights e trabalhar em melhorias na apresentação, entrega ou atendimento.

Personalize

Uma das grandes tendências do mercado é a personalização. As pessoas gostam de se sentirem especiais e uma forma de conseguir valorizá-las é por meio da customização.

Isso pode acontecer no próprio atendimento, ao adaptar a linguagem para a que ele utiliza (adotando gírias, por exemplo) e o chamar pelo nome em e-mails e mensagens direcionadas até, de repente, fazer cartões de agradecimento ou brindes com cartas personalizadas.

Há pouco tempo, o Burger King fez uma série de dark posts nas redes sociais, oferecendo desconto e se dirigindo pelo próprio nome dos usuários. Ao segmentar o anúncio dessa maneira, pegou os clientes desprevenidos. Afinal, não é todo dia que uma marca faz um post especialmente para você, não é mesmo? Pois foi essa a sensação que as pessoas tiveram.

Posso usar ferramentas para construir relacionamento com o cliente?

Construir laços com seu cliente vai muito além da exibição de propaganda, dos anúncios dirigidos e segmentados no Facebook, Google ou similares. Para que o cliente se sinta parte do que aquela empresa oferece e promove, é fundamental um contato mais aprofundado e pessoal.

Dentre as ferramentas que estão disponíveis para a construção e gestão desse relacionamento empresa-cliente, o uso de mensageiros instantâneos, como o WhatsApp, vem ganhando cada vez mais espaço e relevância. Afinal, são mais de 120 milhões de usuários somente no Brasil.

Por que apostar no WhatsApp Marketing?

Um dos aplicativos mais baixados e queridos do mundo e que, nos últimos anos, ganhou uma adoção massiva no Brasil, o WhatsApp é uma das principais ferramentas para executar planejamentos de marketing de relacionamento.

Por permitir mensagens direcionadas, personalizadas e diretas, o WhatsApp Marketing é muito eficiente e permite uma grande variedade de abordagens, indo desde a captação de leads por meio de ofertas especiais até a retenção de clientes por meio de ações promocionais voltadas ao cliente consolidado.

Além disso, já existem plataformas de marketing de relacionamento baseadas em WhatsApp Marketing e que permitem às empresas construir esse tipo de relacionamento com seus clientes, aproximando-os do negócio e fazendo com que eles se sintam parte da identidade do negócio

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