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Conheça as vantagens do SMS corporativo para sua empresa!

por BulkServices



O SMS corporativo é um recurso perfeito para uma empresa se relacionar com seus colaboradores e clientes. A ferramenta é uma excelente aliada, se pensarmos que estamos diante de um crescimento exponencial da quantidade de dispositivos móveis — os smartphones estão nas mãos de 62% dos brasileiros, segundo o estudo “Google Consumer Barometer”.

Outro relatório, “A2P Messaging: Oportunidades, Competição e Previsões 2017-2022“, diz que o volume de mensagens A2P (Aplicação para Pessoa) deve aumentar em 20% nos próximos 5 anos, para mais de 2,7 trilhões em 2022 — e ficar acima de 2,1 trilhões neste ano.

Isso mostra que as empresas que ainda não aderiram ao uso dessa ferramenta estão perdendo oportunidades de fechar negócios. 

Neste post, saiba o que é SMS corporativo, qual é a diferença entre ele e o SMS marketing, e conheça as vantagens para a gestão estratégica da organização. Acompanhe!

O que é SMS corporativo e como funciona

O Short Message Service — ou Serviço de Mensagem Curta — é muito utilizado para envio de textos via celulares. O que pouca gente sabe é que o SMS corporativo difere do SMS tradicional.

Em sua forma mais comum, o emissor da mensagem envia diretamente a informação ao destinatário mediante um número de telefone.

Já no caso do SMS corporativo, há um canal intermediário — geralmente, uma empresa que fornece esse serviço — responsável pelo envio e gestão dessas mensagens.

Funciona assim: após criar uma conta e adquirir o serviço, você terá acesso a um painel de gestão de contatos e campanhas, com um design amigável e de fácil uso.

Neste painel, é possível importar uma lista de contatos usando o gerenciador. Depois de selecionar aqueles que vão receber as mensagens, é só enviar. Instantaneamente, seu público-alvo receberá a sua mensagem.

Avisos de consulta, confirmação de agendamentos ou reuniões, envio de senhas e códigos, assim como alterações de metas e mensagens de comunicação interna entre os funcionários são algumas das comunicações possibilitadas por esse recurso. 

O tamanho das mensagens é de 160 caracteres e seu envio é rápido e eficiente.  

Potencial da ferramenta 

Um levantamento da Telefônica estimava que cerca de 6,6 bilhões de mensagens de texto foram enviadas pelas empresas brasileiras para seus consumidores finais (A2P) em 2017. Desse total, 36% seriam de bancos — setor que está no topo do uso de SMS corporativo.

O segundo lugar ficou com as aplicações over the top, com 15% dos envios. Na sequência, vinham os segmentos de transporte e logística (8%), saúde e educação (7%), administração pública (7%), varejo (5%), serviços residenciais (4%), hospitalidade e turismo (4%) e outros — correspondendo aos 15% restantes dos envios.

Ainda de acordo com a pesquisa, a Inglaterra seria a maior remetente de textos para clientes, com 19,3 milhões de envios. O Brasil aparece em segundo lugar neste ranking e a Alemanha segue em terceiro, com 5,5 bilhões. Na sequência, vem a Argentina (2,5 bilhões) e a Espanha (2,2 bilhões).

Além disso, o Brasil é apontado como o país com mais smartphones conectados à internet na América Latina, segundo um relatório da GSMA (entidade que representa operadoras móveis do mundo).   

O país apresenta 234,6 milhões de conexões sem fio no terceiro trimestre do ano, sendo 73% referente a aparelhos moveis e 35% a tecnologia 4G.

Pelos números, é possível perceber que o uso dessa ferramenta atinge uma quantidade exponencial de usuários, certo?

Diferenças entre SMS corporativo e SMS marketing

O SMS corporativo deve ser utilizado apenas para fins operacionais e de comunicação entre uma empresa e seus clientes — ou seja, não é usado para fins comerciais. Seu objetivo é agilizar processos e otimizar a comunicação entre a organização e os seus diferentes públicos.

A ideia do SMS Marketing, por sua vez, é oferecer produtos e serviços por meio de mensagens de divulgação e promocionais. Aqui, são permitidas frases de até 140 caracteres com Call To Action — como “não perca”, “imperdível”, “aproveite” etc. É um recurso muito utilizado.  

O número de caracteres precisa ser menor do que nos SMS corporativos, pois todas as mensagens devem apresentar uma opção de descadastro com os dizeres: “Resp Sair p/ parar”. Essa frase é uma determinação das operadoras para que as empresas não continuem enviando mensagens sem a permissão dos usuários.

Vantagens do uso do SMS corporativo para as empresas

O SMS corporativo é uma forma de comunicação acessível e prática, tanto para as empresas quanto para os clientes — já que suas mensagens costumam ser visualizadas instantaneamente pela maioria dos usuários.

As possibilidades de interação e retorno rápido fazem com que seja uma excelente tática para envio de alertas, cobranças, agendamentos e outros tipos de comunicação.

Para que não reste dúvidas, relacionamos as principais vantagens do seu uso. Confira a seguir:

Excelente custo/benefício

Enviar mensagens por este canal é mais barato do que a produção de informativos internos, por exemplo. Um SMS corporativo pode ser criado em poucos minutos, com um texto simples de 160 caracteres. Ou seja: com poucos centavos, você consegue mandar o seu recado.

Maior eficácia

As pessoas têm o hábito de checar seus dispositivos móveis várias vezes ao dia, inclusive no ambiente de trabalho. Por isso, a comunicação por meio do SMS corporativo costuma ser mais eficaz do que outras ferramentas, já que o funcionário visualiza as mensagens mais rapidamente do que um e-mail, por exemplo. 

Campanhas segmentadas

São várias as possibilidades de uso. Uma delas é, por exemplo, fazer uma segmentação das campanhas de endomarketing de acordo com as áreas de atuação dos funcionários, junto com uma divulgação de incentivo para a equipe de vendas ou de estímulo à assiduidade para produção.

Com o uso da ferramenta, somente as pessoas envolvidas nas campanhas vão ter acesso às informações.

Interatividade

Com o SMS corporativo, os funcionários podem interagir com o conteúdo, gerando maior participação na comunicação da empresa. Por exemplo, é possível enviar sugestões de melhorias ou críticas em relação aos processos realizados pela organização.

Maior alcance

É possível atingir desde a alta cúpula até o operário mais simples, evitando que só uma parte dos colaboradores receba a mensagem por não ter acesso à internet. Isso ajuda a criar um relacionamento a longo prazo, diminuindo a distância entre a diretoria e os funcionários.

Com o tempo, a empresa pode conhecer melhor seus trabalhadores e entender suas necessidades, assim como conseguir que estejam mais alinhados aos valores corporativos — o que contribui para gerar melhores resultados.

Retorno mensurável

É possível mensurar os resultados de sua campanha por meio de relatórios completos, com os quais dá para estimar quantas mensagens foram visualizadas, recebidas, não entregues etc.  

Expansão de mercado

Como mostramos ao longo deste texto — por meio dos dados de pesquisas apresentados —, o setor móvel está em constante expansão. O número de celulares cresce cada vez mais no mundo, podendo substituir o uso da TV e dos próprios computadores.

Isso faz com que investir em SMS corporativo seja uma boa opção para comunicações internas, pois — como dito anteriormente — garante um maior alcance e interatividade entre emissores e destinatários.

Agora que você tem bons motivos para adotar o SMS corporativo, que tal entrar em contato com a Bulk Services ainda hoje? Fale conosco e conheça nossas soluções para sua estratégia empresarial!

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