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Conheça as 8 melhores estratégias de marketing para sua empresa

por BulkServices



relacionamento com os clientes é essencial para o sucesso de uma empresa! Além de uma boa imagem perante o público, é preciso contar com as melhores estratégias de marketing para garantir que as suas expectativas sejam alcançadas.

Neste texto, preparamos uma lista com as principais ações que uma empresa pode elaborar para conquistar bons resultados diretos com estratégias B2C (Business to Client).

Por essa razão, continue a leitura deste artigo se você deseja se aprofundar ainda mais sobre o marketing e aprender como aplicá-lo corretamente nas ações da sua marca!

O que são estratégias de marketing?

As estratégias de marketing são projetos que têm a finalidade de estabelecer e traçar um objetivo sobre como melhorar os resultados de uma empresa. Além disso, também ajudam a promover um melhor engajamento com o seu público-alvo, de maneira que essa segmentação possa transformá-lo em futuros clientes fidelizados.

Uma estratégia precisa sempre estar alinhada aos ideais e princípios do estabelecimento. Quando uma empresa estabelece ações que não estão de acordo com esses conceitos, é muito provável que os resultados não alcancem os objetivos, uma vez que a mensagem desejada não vai ser transmitida corretamente.

Dentro das estratégias de marketing, há uma série de termos, conceitos, modelos de ações e linhas de pensamento que proporcionam mais praticidade para os empreendedores. A partir dessas informações, uma marca é capaz de alinhar as suas expectativas e traçar planos eficientes na busca por números e sucesso no seu mercado de atuação.

Quais as principais estratégias de marketing?

No marketing B2C, o principal objetivo é engajar o seu potencial cliente. Dessa forma, a conexão se torna exclusivamente direcionada ao consumidor e não há uma relação direta com a empresa.

Quando analisamos estratégias de marketing voltadas ao consumidor final, precisamos considerar os fatores que influenciariam a decisão de compra desse público-alvo e quais são as melhores estratégias que podem ser adotadas para melhorar esse engajamento.

A seguir, vamos listar quais são as principais estratégias de marketing e como você pode aplicar essas ações em seu negócio.  

1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing — por vezes, chamado de marketing de conteúdo — é uma estratégia que foi adotada pela primeira vez em 2005 pelo CEO da HubSpot, Brian Halligan, com o objetivo de direcionar clientes para o estágio de atração. A ideia era proporcionar conteúdos relevantes que despertassem o interesse do consumidor.

Esse material precisa ser útil e pertinente para poder atrair o potencial cliente. Podemos definir que o conteúdo é útil quando ele resolve a dúvida plantada por quem está consumindo o conteúdo e a pertinência é medida pela maneira como a marca conseguirá chamar a atenção com essa estratégia.

Em contrapartida ao marketing tradicional, no Inbound, você não aborda diretamente o consumidor, mas busca criar opções de veiculação que chamem e atenção e possam gerar leads.

Quando sua campanha está focada em gerar atração e engajar cada vez mais as pessoas, isso refletirá diretamente na identidade de sua empresa e, por isso, é importante valorar a mensagem que o seu empreendimento que transmitir.

A utilização dessa estratégia fará com que as pessoas tenham uma impressão positiva da sua marca, devido à abordagem dela. Um dos principais pontos que favorece isso dentro do Inbound é o incremento do Brand Awareness

No marketing digital, um dos principais objetivos para aumentar as vendas da sua empresa é a geração de leads! Quando busca expandir a marca, toda pessoa vê na captação de futuros clientes a possibilidade de fidelizar esse tipo de consumidor, portanto, com o auxílio do uso adequado do funil de vendas, é possível conquistar esse público e transformá-lo em receita.

2. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que buscar uma melhor posição de rankeamento em sites de buscas. Isso fará com que o seu site obtenha um resultado mais satisfatório nesses mecanismos. Dessa forma, buscadores como o Google serão capazes de encontrar mais facilmente o seu site. 

Entre as estratégias de marketing para SEO, podemos citar on-page e off-page. Isto é, estratégias dentro da própria programação do site, ou alternativas externas, como link building.

Quanto aos principais objetivos para o SEO, nas estratégias on-page, se busca uma indexação, que seria uma identificação das páginas do site no qual você está trabalhando, anexando-o nas plataformas de busca. Para as ações off-page, a estratégia principal se baseia em marketing de conteúdo, marketing digital, Inbound Marketing e link building. 

A principal vantagem de investir em uma das tendências de marketing e incorporar a estratégia de SEO ao seu negócio é a otimização das palavras-chave nos resultados de busca. Quanto mais bem posicionada a sua marca, mais acessos ela obterá, aumentando o tráfego orgânico e impulsionando o alcance de sua empresa. Isso vai gerar leads que podem ser fidelizados e se converter em clientes reais. 

3. SMS Marketing

Uma estratégia em ascensão que, até então, não vinha recebendo a atenção necessária é o SMS marketing. Com o fácil acesso ao celular e tecnologia móvel nos dias de hoje, não podemos negar que os consumidores estão sempre antenados.

Essa alta frequência no hábito das pessoas de checar o celular pode ser um ótimo aliado para os profissionais do marketing que trabalham com o SMS, impulsionando a geração de leads e a fidelização de clientes.

Apesar de ser uma ferramenta muito útil, é preciso saber usá-la com sabedoria, visto que, em alguns casos, os consumidores podem acabar rejeitando suas mensagens. Fique atento aos principais equívocos!

Tenha atenção a erros de gramática

Escrever corretamente é o mínimo que você necessitará para causar uma boa impressão nos seus futuros clientes. Tenha atenção e capriche na hora de utilizar os 160 caracteres.

Respeite os horários comerciais

Ninguém quer ser incomodado às 8 horas da manhã de um sábado, não é mesmo? Por isso, é importante respeitar os horários comerciais. Procure sempre respeitar o espaço de seus clientes!

Não enrole o consumidor

SMS demasiadamente longos não levarão você a lugar algum! Portanto, procure sempre ser objetivo na hora de enviar mensagens claras para o seu leitor!

Não envie spam

Na era da internet, ninguém gosta de receber lixo eletrônico e, por isso, é bom ter cuidado na hora de enviar mensagens excessivas e pouco pertinentes para um cliente. Isso pode acabar despertando uma repulsa no leitor, então, é bom tomar cuidado!

4. WhatsApp marketing

Se você está buscando uma estratégia econômica e o seu objetivo é criar um impacto imediato com o cliente, vale a pena apostar no WhatsApp marketing. Estudos estimam que mais de 90% da população brasileira está conectada a esse poderosíssimo aplicativo de mensagens, o que o torna uma ótima ferramenta para difundir o seu negócio.

Pela alta acessibilidade, já que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado ao redor do mundo, é muito fácil você transmitir uma informação em tempo real, obtendo sucesso na recepção do material trabalhado. Com a chegada da comunicação omnichannel, você pode permitir uma interação tanto online quanto offline com o seu público, impulsionando a experiência do usuário.

O WhatsApp foi criado em 2009, mas ele vem recebendo updates a cada ano, agregando novas funções e um melhor funcionamento na plataforma de mensagens. Como consequência disso, é uma ferramenta cada vez mais importante para impulsionar o marketing digital. 

Os profissionais adequados podem fazer um bom uso dessa ferramenta, seja por meio da geração de leads, ao fidelizar clientes, ou até mesmo investindo em um fluxo de nutrição. O aplicativo te uma abordagem direta com o cliente, o que, aliado a um plano correto de divulgação, pode proporcionar resultados otimistas para sua empresa!

Para obter melhores resultados, recomenda-se usar o WhatsApp Business, que é de uso exclusivo do meio corporativo e busca estabelecer uma melhor comunicação entre empresa e cliente. Entre as principais características dessa extensão, podemos destacar: 

  • criação de um perfil comercial: em que poderão ser adicionadas informações sobre o empreendimento, como nome, horário de atendimento, endereço e redes sociais;
  • mensagens predefinidas: é possível elaborar uma lista de respostas às perguntas frequentes, possibilitando uma maior agilidade quando for conversar com um cliente;
  • mensagens automáticas: é possível configurar uma mensagem que será enviada quando o perfil empresarial estiver ausente. Também se pode empregar essa funcionalidade para mensagens de apresentação.

5. Mídias sociais

As mídias sociais estão entre as principais tendências da atualidade. A partir dos anos 2000, quando a internet começou a ser popularizada, as primeiras páginas que permitiam a interação dos usuários começaram a ganhar força.

O alvoroço do público transformou as mídias sociais em um fenômeno mundial, fazendo com que as empresas notassem o potencial dessas ferramentas para o mercado. Nesse processo, as estratégias de marketing digital também envolvem canais como o Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outros.

Buscando conseguir a atenção dos usuários de acordo com cada segmentação, as mídias sociais passaram a oferecer às empresas a opção da criação de páginas empresariais, com a possibilidade de veicular anúncios pagos, promover eventos, realizar vendas e aumentar a abrangência digital.

Embora estar presente nas mídias sociais seja importante, as empresas precisam saber usar essas páginas com inteligência, uma vez que tudo que está na internet é permanente e, em poucos segundos, uma publicação pode se tornar viral. Inclusive, a falta de atualizações nas contas das marcas transmite a ideia de abandono e descuido, prejudicando a imagem da instituição perante o público.

Existe uma boa linha de ações que promovem o crescimento e ascensão de uma empresa nas mídias sociais. A seguir, listamos as principais dicas que a sua empresa pode considerar nesse meio:

  • é essencial que o profissional responsável pelo gerenciamento dessas páginas saiba criar e implementar anúncios pagos por meio de plataformas como o Facebook Ads e Twitter for Business;
  • uma marca deve diferenciar as suas publicações em cada mídia social, porque conteúdos iguais não incentivam os usuários a seguirem a empresa em diferentes plataformas;
  • conhecer o público-alvo nas redes sociais é indispensável, uma vez que o comportamento desse grupo de usuários vai auxiliar na definição da linguagem usada, horários das publicações e planejamento de ações para a geração de engajamento.

6. E-mail marketing

Algumas pessoas insistem na ideia de que os correios eletrônicos se tornaram ultrapassados depois da chegada dos aplicativos de mensagens instantâneas. Contudo, estudos comprovam a praticidade e efetividade das estratégias de marketing que incluem o envio de e-mails.

De acordo com a E-Commerce Brasil, o uso do e-mail marketing pode ser até 10 vezes mais rentável se comparado a outras estratégias de marketing. Ou seja, o ROI (Retorno Sobre Investimento) é mais alto a partir das conversões geradas com essas ações.

Além disso, a taxa de conversão de leads por meio dessa estratégia é cerca de 4,25% mais alta em relação a outras mídias sociais e mecanismos de busca, segundo o estudo do Monetate.

Existem inúmeros benefícios oferecidos a partir do e-mail marketing e todos eles mostram as vantagens de utilizar o envio de e-mails para usuários cadastrados em bancos de dados visando à nutrição de leads, geração de vendas e fidelização de clientes.

Para facilitar a implementação dessa estratégia, listamos algumas recomendações essenciais que devem ser estruturadas.

Identificar o momento mais propício

As marcas devem estudar o comportamento do seu público-alvo para conseguirem enviar os conteúdos das mensagens em momentos nos quais os usuários estejam propensos a seguir as instruções deixadas no CTA.

Não comprar listas de contatos

Não é recomendado a compra de bancos de dados com usuários desconhecidos. Essa ação faz com que a empresa envie conteúdos irrelevantes para pessoas que não estão dentro do público-alvo especificado, prejudicando a imagem da marca.

Dispor de ferramentas que facilitem o processo

Existem softwares que proporcionam a oportunidade de personalizar as suas mensagens de acordo com os nomes, idades, datas de aniversário, cidades e até mesmo ações recentes de cada usuário no site da empresa.

Sendo assim, contar com essas ferramentas de otimização representa a vantagem de assegurar ao cliente a imagem de que ele é realmente importante e que a empresa valoriza as suas informações.

7. Links patrocinados

Promover as suas publicações nas mídias digitais é uma das principais estratégias para aumentar a visibilidade da sua marca. Porém, o que muitas empresas deixam de lado é o planejamento necessário para conseguir colocar em prática essas ações, prejudicando o desempenho do investimento. 

A diferença entre o SEO e os links patrocinados é a maneira como a sua publicação vai ser disponibilizada no mecanismo de busca. Com o Search Engine Optimization, o site aparece de maneira orgânica durante a pesquisa do usuário.

Os links patrocinados promovem os endereços das páginas no topo dos resultados da busca do público configurado como segmentação da campanha. Na hora de definir o targeting, as marcas podem delimitar as regiões nas quais os anúncios vão ser exibidos, quantas vezes um mesmo usuário pode ser impactado e quais palavras-chaves devem ser buscadas para que a publicidade seja exibida.

Muitas empresas acreditam que a utilização de links patrocinados é uma estratégia cara, contudo, o pagamento dessas ações é realizado de maneira proporcional à quantidade de cliques registrados, ou pelo número de exibições da página no site de busca.

Além da geração de leads, os links patrocinados são uma ótima estratégia para a elaboração de relatórios e acompanhamento de usuários impactados. Com esses resultados, é possível criar listas de audiências, coletar dados do público-alvo e mensurar os investimentos.

8. Marketing de conteúdo

Por fim, uma das estratégias mais efetivas para as empresas que desejam crescer no mercado a partir da construção de uma imagem sólida e duradoura, o marketing de conteúdo chegou para ficar.

Podemos definir essa estratégia de marketing como uma prática extremamente recomendada para as empresas que desejam engajar os usuários, aumentar a rede de clientes e agregar valor à marca. Todos esses resultados são alcançados a partir da criação de materiais relevantes, exclusivos e atrativos para as pessoas que fazem parte do público-alvo determinado pela companhia. 

A partir de ações estruturadas junto com o Inbound Marketing, que se baseia na atração, conversão, venda e encantamento, a produção de conteúdo busca ganhar a confiança e fortalecer o relacionamento da empresa com o seu público.

Segundo o estudo da Content Trends de 2018, cerca de 73% das empresas brasileiras já utilizam o marketing de conteúdo em suas estratégias. Esse número mostra como os benefícios gerados com essas implementações são eficientes para o sucesso das marcas. Entre as suas principais vantagens, estão:

  • crescimento no tráfego da página da Web;
  • geração de brand awareness;
  • educação do público;
  • impulsionamento da geração de leads;
  • direcionamento para os usuários percorrerem o funil de vendas.

Uma das questões mais interessantes a respeito do marketing de conteúdo é que as empresas conseguem alinhar essa geração de material com outras estratégias, como o SEO e a utilização de links patrocinados. 

Como escolher quais estratégias aplicar em meu negócio?

Agora que você já aprendeu mais sobre cada estratégia de marketing voltada para o B2C, é hora de investigar e escolher qual a melhor opção para você impulsionar sua empresa e gerar cada vez mais influência na área!

Estude o seu público-alvo e persona

É importante estudar o saber reconhecer o seu público-alvo se você está buscando melhorar os resultados de sua marca. Por conta dele, você vai elaborar um plano de divulgação preciso e capaz de atender aos interesses de seus futuros clientes. Por isso, investir no público-alvo correto trará mais leads com possibilidade de maior fidelização de clientes. É correto afirmar que um bom uso dessa pesquisa vai atrair mais lucros para sua marca.

Esse público-alvo nada mais é do que uma fração de consumidores para os quais você deve elaborar um plano de marketing, tendo essa porcentagem como foco das suas ações. Eles serão os responsáveis por consumir os produtos de sua marca, logo, é imprescindível que você conheça todos os seus gostos e preferências. 

Já a persona é o personagem semifictício criado para representar os interesses do consumidor ideal. É necessário fazer uma pesquisa detalhada de persona, portanto, não tenha pressa. Traçar essa persona de maneira mais fidedigna possível será importante para descobrir quais pontos precisam ser trabalhados para que sua estratégia obtenha o melhor resultado possível.

Estude os seus concorrentes

Um concorrente não precisa ser necessariamente o seu inimigo. Você pode utilizá-lo como ferramenta de estudo e observar quais parâmetros estão trazendo resultados reais para a marca e onde estão os principais erros.

Obviamente, você não deve copiar a concorrência, mas conhecer os pontos fracos e fortes dela fará com que você dê mais atenção e estude para saber onde não se deve errar na hora de construir uma ótima estratégia. 

Trace metas para a sua empresa

Quando você abre um negócio ou cria uma marca, é importante ter uma visão do que você quer produzir, o que pretende alcançar e qual sua estimativa de tempo para realizar isso. Ter isso claramente em mente vai auxiliá-lo na hora de esquematizar seus objetivos.

Respeite suas prioridades

Quando você está empreendendo e espera obter retorno, é muito importante ter paciência. É preciso criar uma lista de objetivos e definir aonde você quer chegar, priorizando os mais importantes. Ao dar ênfase a isso, você contribui para um melhor resultado para a sua marca.

Explore sua equipe

Como você terá diferentes funcionários com distintas personalidades e atuações, é importante compreender como o seu time está organizado. Conhecer as afinidades de cada um vai permitir que a execução de atividades seja realizada da melhor forma possível.

Estimule seus funcionários

Você pode ter objetivos e metas bem definidos, funcionários focados em proporcionar uma estratégia adequada, mas nada disso trará resultados se sua equipe não estiver determinada.

Cada ação é de suma importância para o resultado final de sua marca e, por isso, é essencial que seu time de empregados esteja motivado e trabalhe cada vez mais na geração de leads e fidelização de clientes. 

No decorrer deste texto, você ficou por dentro das melhores estratégias de marketing que podem ajudar a sua empresa na hora de ganhar mais espaço no mercado! Sendo assim, não fique para trás. Elabore um planejamento e coloque em prática as ações mais indicadas para a sua marca!

Agora que você já conheceu as melhores estratégias de marketing, que tal saber mais sobre o consumidor 4.0? Leia agora o nosso artigo exclusivo e aprenda o diferencial desse novo público!

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