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Conheça 6 ideias de ações para a campanha do Outubro Rosa!

por BulkServices



A campanha do Outubro Rosa vem se tornando cada vez mais tradicional e importante no mundo todo, e, aqui no Brasil, não seria diferente. Todos os anos, milhares de ações de conscientização são realizadas em prol da prevenção do câncer de mama, promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Neste artigo, você vai entender a importância de participar desse movimento com a sua marca e receber dicas de ações que podem ser promovidas por meio de ideias empreendedoras e do engajamento de funcionários e clientes. Boa leitura!

O que é a campanha do Outubro Rosa?

O movimento começou a surgir em 1990 quando, em Nova Iorque, aconteceu a primeira Corrida pela Cura. A partir daí, esse evento esportivo começou a acontecer anualmente, sempre com o objetivo de trazer visibilidade para a causa. Mobilizando pessoas e arrecadando fundos, em 1997 o movimento começou a se expandir pelos Estados Unidos.

Hoje, a campanha do Outubro Rosa é realizada no mundo todo. Ela tem esse nome por causa do laço rosa que simboliza o movimento. No Brasil, a primeira intervenção pública aconteceu em 2002, quando o obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado com a cor.

Qual a importância de engajar o público nessa época?

Todos os anos, do dia primeiro ao dia 31 de outubro, organizações, empresas, movimentos sociais e outras parcelas da sociedade celebram a campanha com o intuito de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização e popularizar os serviços de diagnóstico e tratamento.

De acordo com o INCA, o Instituto Nacional do Câncer, apesar da previsão de quase 60 mil novos casos detectados por ano, a chance de cura pode chegar a mais de 90% se o tratamento for iniciado a partir de um diagnóstico precoce. Mas para as 60% das pacientes do sistema público que são diagnosticadas já no estágio avançado da doença, a possibilidade não passa de 30%.

Quais ações realizar no Outubro Rosa?

Chamar a atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequando contra o câncer de mama é uma tarefa que pode ser feita de diversas maneiras e tanto pelo setor público quanto pela inciativa privada. Isso deve ser mais do que estratégia de marketing: deve ser um serviço para a sociedade.

É claro que, além de fazer uma boa ação, a sua marca pode, ainda, aumentar o engajamento com clientes e possíveis compradores, além de ser lembrada por apoiar uma causa tão nobre. Por isso, confira algumas dicas de maneiras de aderir à campanha do Outubro Rosa.

1. Divulgar informações sobre a campanha pelas mídias sociais

O maior serviço que pode ser realizado em prol desse movimento é a divulgação de informações relevantes sobre o câncer de mama. O objetivo não é, porém, criar nas pessoas um medo da doença. Muito pelo contrário: a intenção é mostrar que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Para isso, as redes sociais são ótimos canais de comunicação. Isso, porque nelas, está presentes grande parte da população, logo, a maioria dos clientes da sua marca. Utilize a presença e a autoridade da sua empresa nas mídias digitais para fornecer informações úteis como formas de prevenção, dicas para uma vida saudável, autoexame, entre outras.

2. Promover eventos relacionados

Que tal uma palestra inspiradora com mulheres que venceram o câncer de mama? Ou um tira-dúvidas com um mastologista? Já pensou em promover uma roda de conversa com mulheres acima de 40 anos sobre o assunto?

Divulgar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama são ações muito válidas e importantes que podem ser feitas pela sua marca. Claro que é necessário um bom planejamento para que seja um serviço realmente útil e válido a clientes, seguidores e à comunidade local.

3. Estimular e arrecadar doações

As ações da campanha do Outubro Rosa podem ser feitas também com foco na sua própria equipe profissional, mas refletir para o público externo. Um exemplo disso é o estímulo ao engajamento social. Você pode pedir aos funcionários para, em um dia específico, irem trabalhar usando roupas rosa e até visitarem uma ONG ou um grupo de apoio que atuam na luta contra o câncer de mama.

Outra boa ideia é arrecadar doações, que não precisam necessariamente ser financeiras, para essas instituições. Dessa forma, seus clientes e possíveis clientes se sentirão motivados a se engajar com a campanha.

4. Oferecer brindes temáticos

Para ajudar na memorização da data e na conscientização da campanha, distribuir brindes é uma boa dica. A ideia é que sejam objetos realmente úteis, como canetas, chaveiros, squeezes etc.

É importante desenvolver essa relação de proximidade com o público para potencializar a participação da marca na campanha e mostrar o engajamento da empresa com causas nobres e que visam à qualidade de vida do público.

5. Trocar a iluminação externa da empresa

Uma das principais ações da campanha do Outubro Rosa é a iluminação de espaços públicos e privados com a cor do movimento. Isso pode ser feito tanto por grandes empresas, em monumentos históricos e patrimoniais, quanto por pequenos negócios, iluminando fachadas e mudando a decoração.

Isso é importante para criar uma referência visual, aumentando o alcance da campanha e sinalizando que a sua marca se preocupa com a causa e está engajada.

6. Disparar mensagens pelo WhatsApp

Talvez a rede social mais utilizada pelos brasileiros no dia a dia, o WhatsApp conta com 120 milhões de usuários no país. Essa é uma ótima ferramenta a ser usada na estratégia do seu negócio para divulgar informações, promoções e outras mensagens com uma ótima eficácia.

No caso da luta contra o câncer de mama, você pode usar o WhatsApp para divulgar todas as ações a serem realizadas pela marca, estabelecendo um relacionamento com o público por meio de um contato direto. Invista no disparo de mensagens!

A campanha do Outubro Rosa é de suma importância para a sociedade em geral e a sua empresa pode aproveitar o alcance e o posicionamento para promover um serviço de qualidade a favor da conscientização e da prevenção.

Quer saber como divulgar todas essas ações para o seu público e estreitar esse relacionamento? Então entre em contato conosco agora mesmo!

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