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Confira as principais tendências do marketing digital para 2019!

por BulkServices



Acompanhar as tendências de marketing digital para 2019 permite que sua empresa fale a língua do consumidor e se coloque à frente da concorrência.

Estar atento ao que está por vir proporciona uma vantagem competitiva significativa ao seu negócio, pois ao adotar as estratégias mais adequadas aos hábitos dos consumidores, é possível aumentar o engajamento com a sua marca e, consequentemente, as vendas.  

Neste artigo você encontra os principais movimentos para direcionar seus passos rumo ao sucesso. Fique atento!  

SEO ganha cada vez mais espaço nas estratégias

Uma das grandes tendências de marketing digital para 2019 é a valorização ainda maior do trabalho do SEO (Search Engine Optimization), responsável pela exposição orgânica de uma nas páginas de respostas dos buscadores na internet.

O tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado, além de possibilitar a redução de custos com mídias pagas. 

O uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas para ajudar no processo de pesquisa de palavras-chave mais relevantes e monitoramento das posições também ganha fôlego, já que a quantidade de variáveis que determinam o posicionamento são cada vez maiores.

Maior volume de pesquisa de voz

De acordo com o site Thee Design, um terço das 3,5 bilhões de buscas feitas no Google diariamente são pesquisas de voz, tal volume indica uma tendência de marketing digital em 2019.

As buscas feitas em aplicativos como o Google Assistente, Google Home, Alexa e Siri têm uma semântica diferente das pesquisas realizadas em desktop e smartphones. Por isso, sua empresa deve adaptar sua estratégia de SEO para não perder este tráfego na web.

Para isso, torne suas expressões de pesquisa mais conversacionais e use expressões-chave faladas, em vez de expressões semelhantes às pesquisas digitadas.Ou seja, pense nas diferenças entre a pesquisa por texto e por voz.

Portanto, avalie o que seus clientes podem falar, em vez de digitar, ao fazer uma consulta.

Uso dos chatboots no atendimento ao consumidor

Os chatboots conquistaram seu espaço no mundo online e a tendência é que eles se tornem mais populares e acessíveis.

A ferramenta de interação entre cliente e empresa utilizada para responder dúvidas mais frequentes e os contatos mais básicos, economiza tempo e dinheiro do setor de atendimento das empresas.

O mercado mundial de sistemas de chatboot é de US$ 1,2 bilhão com taxa de crescimento anual de 24%. Estima-se que, nos próximos cinco anos, cerca de  80% das comunicações comerciais sejam realizadas por meio de chatbot.

Portanto, as marcas devem encontrar uma forma de integrar esses aplicativos às suas estratégias de marketing e atendimento ao cliente.

Produção de vídeos

O conteúdo em vídeo está se tornando cada vez mais popular na internet, quando bem feito, produz resultados surpreendentes. Adicionar um vídeo a um e-mail eleva a taxa de cliques 200 a 300% e inserir um em uma landing page aumenta a taxa de conversão em 80%, afirma a HubSpot. 

Os feeds de vídeo ao vivo continuarão a explodir no próximo ano, porém, daqui para a frente, o verdadeiro diferencial será a originalidade. O vídeo interativo e o marketing de vídeo imaginativo que estimulam o engajamento do usuário superarão rapidamente as produções convencionais.  

Marcas que usam vídeo para engajar e estimular usuários terão sucesso.

Redes sociais devem mostrar mudanças

O crescimento do Instagram é uma das tendências de marketing digital que promete alterar a estrutura do mercado, de acordo com o relatório da Ofcon

Já a pesquisa da Merkle revela que enquanto os anuncio do Facebook cresceu 40% no segundo trimestre de 2018, os investimentos em anúncios do Instagram aumentaram 177% durante o mesmo período.  

Os anúncios do Facebook Ads serão ainda mais refinados, permitindo segmentações que exigirão muitas habilidades dos profissionais de marketing. 

Links patrocinados com novas opções

O surgimento de novas opções na área dos links patrocinados, principalmente no Google Ads é outra tendência do marketing digital para  2019.

Em 2018, o Google anunciou uma série de mudanças em sua plataforma de anúncios, inclusive o nome, de Google AdWords para Google Ads. As novas ferramentas, baseadas em inteligência artificial, são voltadas, principalmente, para os pequenos e médios anunciantes. 

Assim, fica mais fácil criar e gerenciar anúncios como as Campanhas Inteligentes do Google Ads. O Brasil espera a liberação de algumas funcionalidades que já estão disponíveis internacionalmente,

Maior destaque para influenciadores digitais

Outra tendência de marketing digital para 2019 é o uso cada vez maior de influenciadores nas campanhas online. No entanto, o marketing de influência não deve ficar restrito aos perfis com milhares de seguidores nas redes sociais, se estendendo aos micro influenciadores, isto é, pessoas com menor número de seguidores, mas bastante relevantes em um nicho de mercado específico.

O segmento de “fãs de cinema”, por exemplo, é dividido em microcosmos, como “fãs de ficção científica”, que por sua vez, é dividido em outros nichos: “fãs de Star Trek”, “fãs de Star Wars”, “fãs de Isaac Asimov” etc., sendo que cada uma dessas subcategorias tem, necessariamente, os seus influenciadores principais distintos da categoria. 

Conteúdos e estratégias para os micro-momentos

Cunhado pelo Google, micro-momentos são situações bem específicas dentro da jornada de compra do consumidor. São eles:  

  • eu quero saber;
  • eu quero ir;
  • eu quero fazer;
  • eu quero comprar.

Cada pessoa passa por 150 micro-momentos por dia e o esperado é que se intensifiquem, especialmente em relação a compras simples, como “o que fazer hoje?” ou “o que comprar de presente para meu pai?”.

Com a perspectiva de crescimento do mercado de smartphones e dispositivos móveis, mais pessoas deverão estar conectadas nesse ciclo,  logo, você precisa compreender quais micro-momentos podem ser satisfeitos pela sua empresa e elaborar estratégias de comunicação que alcancem esses consumidores. 

As tendências de marketing digital para 2019 apontam quais caminhos seguir para atingir seus objetivos e não ficar para trás diante de tantas transformações. Analise quais delas estão em sintonia com o perfil da sua organização e do seu público-alvo. Agora é só colocar em prática para colher os resultados esperados!

Antes disso, porém, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e deixe mais pessoas antenadas sobre a novidades do ano!

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