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Confira 5 formas para manter contato com os clientes

por BulkServices



Manter contato com os clientes é essencial em todo o processo de venda — desde quando ele ainda é um lead até o chamado pós-venda. É esse relacionamento que conseguirá fazer com que a pessoa se torne um consumidor de verdade, além de conseguir fidelizá-lo após a primeira compra.

Para conseguir manter contato com os clientes, é preciso analisar as formas mais atuais e diretas de se fazer isso, sem parecer ser intrometido demais. Existem ferramentas próprias do Contact Center para realizar esse tipo de atendimento, mas você pode investir em algumas mais ousadas e inovadoras.

Tem interesse no assunto? Então confira abaixo 5 possibilidades de manter contato com o seu consumidor para conseguir conservá-lo como um cliente fiel e feliz!

1. Contact Center

A primeira e mais famosa possibilidade de manter contato com os clientes é por meio do contact center. Lá, você terá uma série de ferramentas que vão possibilitar a conversa com o consumidor, desde o e-mail até o telefone e o chat online.

Para ter um Contact Center eficiente, é preciso “pensar fora da caixa” e encontrar uma boa ferramenta que ofereça o melhor serviço. Além disso, manter a equipe treinada e motivada é essencial para conseguir bons resultados.

2. Marketing de conteúdo

Talvez seja uma das principais formas de manter um contato direto com o cliente sem que ele sinta que isso esteja acontecendo de alguma forma intrusiva. O marketing de conteúdo oferece exatamente o que o consumidor quer ler. São assuntos relacionados ao seu negócio, mas de interesse geral de certo público, o que gera credibilidade.

Se o seu cliente sempre entra no seu site ou blog, quer dizer que você o conquistou. Para melhorar essa ferramenta de comunicação, você pode, ainda, enviar por e-mail conteúdos que sejam do interesse desse cliente e pedir para que ele sugira pautas que serão tratadas nos próximos textos ou vídeos do site.

3. Pós-venda eficiente

O pós-venda é muito importante para a vida financeira da sua empresa. Quanto mais clientes fidelizados você tiver, mais fácil chegar a uma estabilidade nos lucros. Por isso, é preciso investir muito nesse tipo de relacionamento.

Ofereça novos conteúdos e brindes, esteja sempre em contato, mostre as novidades da loja e faça o que for possível para que aquele cliente não fuja de você. Só tome cuidado para não parecer chato ou inconveniente. Se isso acontecer, você pode perder o cliente para sempre.

4. Mídias sociais 

As mídias sociais são uma realidade cada vez mais forte no meio da web. Elas apareceram há mais de dez anos e, até hoje, mantêm uma força incrível.

Para trabalhar com as mídias sociais, é necessário ser qualificado para isso. Pode ser um analista de comunicação, um jornalista ou um publicitário, mas nunca aquele primo que vive no Facebook e acha que está apto a gerenciar a rede social de uma empresa.

O objetivo é sempre manter um contato direto e interativo com seu cliente, oferecendo promoções e novas possibilidades.

5. Whatsapp Marketing

É a ferramenta de conversa mais utilizada em todo o país, com mais de 100 milhões de usuários brasileiros.

Já na primeira conversa ou cadastro no site, pergunte se pode enviar promoções e conteúdos por Whatsapp. Se a pessoa liberar, aja com cautela, mas, sempre que puder, envie algo para a pessoa. Inclusive fotos, vídeos e áudios que mostrem novas coleções, promoções imperdíveis e até condições especiais para quem te responder pelo aplicativo.

O Whatsapp é uma inovadora forma de fazer comunicação e marketing com os seus consumidores. Se a comunicação for bem feita, o aplicativo torna-se uma excelente ferramenta para conquistar e fidelizar clientes.

Confira esses e outros conteúdos sobre o assunto no nosso Facebook e aprenda mais sobre como manter contato com os clientes de forma eficaz e objetiva!

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