fbpx
Logo Bulk Services

Como não ser considerado um spammer em campanhas de disparo em massa

por BulkServices



O WhatsApp é, sem dúvida alguma, a maior plataforma de envio de mensagens instantâneas, ultrapassando os 100 milhões de usuários só no Brasil. Tal fato, atrai demais a atenção de spammer, por isso, a companhia desenvolveu uma série de abordagens para impedir a prática de spams.

De acordo com o engenheiro do WhatsApp, Matt Jones, o acesso aos conteúdos das mensagens não é possível, devido à criptografia ponta a ponta. Por isso, eles se utilizam do comportamento dos usuários, analisando indicações de práticas de spam. E para não prejudicar o trabalho que você desenvolve para sua empresa, organizamos algumas informações, dicas e boas práticas. Confira!

Afinal, o que é spam?

De acordo com as políticas do WhatsApp, spam seriam as mensagens indesejadas que são enviadas por terceiros não autorizados. Isso pode acontecer de diversas formas, como quando você recebe mensagem de alguém que não faz parte de sua lista de contatos ou quando um único dispositivo envia uma quantidade muito grande de mensagens em poucos minutos, chamado de envio em massa.

Quando uma prática de spammer é identificada, você pode sofrer dois tipos de punição: banimento temporário (que dura entre 24 e 120 horas) e suspensão definitiva, em que você recebe uma mensagem dizendo que seu número não é mais permitido nos serviços.

Como criar uma campanha responsável e não se tornar um spammer?

Quer acertar nas estratégias de uso do WhatsApp e outras plataformas de mensagens? Confira nossas dicas para ficar bem longe dos spams!

Identifique-se e peça permissões

A primeira dica é sempre se identificar na primeira mensagem enviada a um novo usuário. Não tente fingir quem você não é, apresente-se corretamente com seu nome e a empresa que você representa. Solicite um confirmação de que ela aceita receber novidades, lançamentos, notícias ou o que você estiver planejando. Isso vale também para inserir os usuários em grupos, pois nem todo mundo gosta.

Crie grupos segmentados

Quando for criar um grupo, é importante ter em mente qual será a finalidade dele. Não dá para colocar todos os seus contatos num único grupo se o objetivo de comunicação é diferente. É essencial que os membros tenham afinidades, interesses e objetivos semelhantes.

Utilize listas de transmissão

A melhor forma de mandar mensagens em massa no WhatsApp é por meio das listas de transmissão. E aqui vai uma dica valiosa! Segmente seu público para enviar a mensagem certa para a pessoa certa. Por exemplo, se você tem leads e clientes, coloque no nome desses usuários essa categoria, assim, na hora e enviar a mensagem, você conseguirá separá-los.

Observe suas taxas de resposta

Se você enviar uma mensagem que admita resposta dos usuários, como confirmando se podem estabelecer outros contatos futuros, é importante observar a taxa de resposta. Se ela for muito baixa, pode ser que aquelas pessoas não queiram ser importunadas. Diminua o envio que é feito a elas e, dependendo das condições, exclua-a das suas listas.

Se você está com sua conta suspensa no momento ou se futuramente passar por isso, é possível entrar em contato com o suporte e esclarecer a situação. O contato do suporte do WhatsApp é pelo e-mail [email protected]

Agora que você conferiu algumas dicas de como não se tornar um spammer ao desenvolver um trabalho profissional no WhatsApp, temos mais uma dica: leia o artigo WhatsApp comparado a outras ferramentas de marketing: qual é mais eficiente? Boa leitura!

Comentários

Comentários