Logo Bulk Services

Como fidelizar clientes? Conheça 6 estratégias poderosas!

por BulkServices



O investimento em estratégias de como fidelizar clientes é uma das melhores coisas que uma empresa pode fazer. Essa prática é essencial para o sucesso de um negócio, uma vez que, ao longo do tempo, gera mais receitas e diminui custos com campanhas de atração de clientes.

Aumentar as vendas de um empreendimento é o objetivo de qualquer empresário. São diversas práticas para atrair clientes e aumentar a lucratividade. No entanto, a fidelização não pode ser esquecida, pois é uma questão bastante relevante para o sucesso de uma empresa.

Conquistar um novo cliente se torna bem mais caro do que manter um atual. Por isso, é tão importante tomar medidas para a fidelização. Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça seis estratégias poderosas para fidelizar clientes. Confira agora!

1. Conheça e entenda o seu público

Uma dica fundamental e que não deve ser deixada de lado é conhecer e entender quem é o seu público-alvo. Assim, é necessário saber quais são as suas principais necessidades e características, como forma de falar, meios de comunicação que utiliza, o que está pensando etc. Todas essas informações são extremamente importantes e vão auxiliá-lo a criar estratégias melhores, como a produção de conteúdos atrativos para essas pessoas.

O gestor que já tem um público de clientes precisa saber mais sobre eles. Então, dialogue com os consumidores, saiba identificar as características e qualidades em comum. Caso ainda não tiver clientes cadastrados, faça uma análise deles para que consiga atingi-los usando uma pesquisa de mercado.

Com essas informações em mãos, você vai poder criar sua persona e produzir campanhas muito mais eficientes. Isso facilita a comunicação da sua empresa com quem realmente pode ser um potencial comprador.

2. Varie seu mix de produtos

Uma das formas de fidelizar clientes é apresentar uma variedade de produtos de sua empresa. Por exemplo, quando uma pessoa acessa uma loja virtual e se depara sempre com as mesmas opções, ela acaba perdendo a vontade de continuar acompanhando o site.

A inovação é importante por isso. Assim, avalie, conforme suas opções, o que tem mais saída e o que não é rotineiro vender. Busque maneiras de criar uma rotatividade de mercadorias, estabelecendo um mix de produtos que tem grande procura.

Novamente, é imprescindível conhecer o seu público-alvo. Com essa prática, você vai conseguir enxergar as necessidades de cada consumidor e poder ofertar produtos que estejam de acordo com a sua exigência.

Além do mais, é preciso analisar o que seus concorrentes estão praticando. Como já falamos, algumas mercadorias serão a base do seu mix. Porém, criar algo e oferecer ao seu nicho fará com que sua empresa ganhe destaque e saia na frente dos seus concorrentes.

3. Invista em marketing

Investir em marketing é uma estratégia fundamental para qualquer empresa, pois ele é capaz de qualificar os leads e deixá-los aptos para as compras. Esse tipo de investimento proporciona credibilidade ao negócio, amplia sua visibilidade e competitividade, fazendo com que seu empreendimento se torne referência no mercado.

As pessoas estão cada vez mais exigentes em relação ao conhecimento. Elas não acatam mais uma venda forçada. Os negócios que ainda insistem nisso estão perdendo espaço. Sendo assim, é interessante criar um blog, com uma produção constante de conteúdos relevantes. Use as redes sociais para informar e fazer campanhas sobre promoções e produtos novos.

4. Esteja presente nas redes sociais

Como já mencionado acima, as redes sociais se tornaram extremamente importantes no mundo empresarial. Por isso, é interessante estabelecer sua presença online com contas no Twitter, Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros. Esses canais são essenciais para você enviar notícias sobre o seu negócio e acompanhar comentários das pessoas sobre sua empresa.

Os consumidores vão fazer comentários positivos, elogiando e dando recomendações sobre seus produtos e serviços. Em contrapartida, as experiências más também serão expostas. Elas vão causar muita repercussão, mas isso faz parte de qualquer negócio.

5. Incentive a fidelização de clientes

Cada vez mais as pessoas estão buscando motivos para serem fidelizadas. Algumas são retidos pelo bom atendimento, qualidade dos produtos ou serviços ou outra situação que seja um diferencial de acordo com seus pontos de vista.

No entanto, é preciso que você forneça vantagens para que o cliente tenha seu empreendimento como a primeira opção de compra. Uma estratégia interessante é o programa de fidelidade. Com um retorno excelente, diversas empresas já utilizam essa técnica.

Assim, você pode montar os moldes do programa como for melhor para a empresa, oferecendo descontos exclusivos para quem for comprador constante, por exemplo.

Você pode atrair clientes com um programa de fidelidade caso sua empresa venda um item de consumo, como produtos de eletroeletrônicos. Nesse programa, a cada compra na loja, o cliente ganha desconto em algum outro componente.

6. Crie bons vínculos com seus clientes

É fundamental fazer com que seu público-alvo se sinta especial. Por isso, sua empresa deve demonstrar que conhece cada um, diferenciando-os uns dos outros. Uma ação simples, mas eficaz, é criar empatia do cliente para com a sua empresa. Isso pode ser feito, por exemplo, dando os parabéns no dia do aniversário.

Imagine todas as empresas, de diversos segmentos, que um cliente faz compras. Dentre elas, apenas a sua se lembrou do aniversário e enviou uma mensagem? Não há dúvidas de que ele terá uma outra visão do seu empreendimento. Isso pode fazer com que você tenha preferência frente aos seus concorrentes.

Outro modo de criar vínculos é permitir que o cliente faça sugestões ou criticas sobre a atuação do seu negócio. Por isso, é importante que seus colaboradores perguntem se falta algum produto na loja, se o cliente teve um bom atendimento ou se ele gostaria de ser contatado posteriormente.

Os clientes que opinarem sobre algo da empresa geralmente vão continuar interessados em seus produtos ou serviços. Então, basta criar uma familiaridade para que a próxima compra aconteça em pouco tempo, fazendo com suas chances de fidelização aumentem.

Portanto, lembre-se que a fidelização deve ser alcançada de diferentes formas, como marketing, relacionamento com a marca e atendimento, ou seja, tudo exige um trabalho diário para que sua empresa alcance os resultados almejados.

Gostou do nosso post sobre as estratégias de como fidelizar clientes? Então siga nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos como este. Estamos no Facebook!

Comentários

Comentários