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Como empresas de comunicação podem usar do Whatsapp marketing?

por BulkServices



A comunicação mudou com o avanço da tecnologia e, com isso, informações que antes demoravam para chegar às pessoas agora podem ser transmitidas em tempo real, dinamizando as relações pessoais e de negócios. Diversas ferramentas e aplicativos podem ser usados nesse processo, como o WhatsApp marketing para empresas.

Com uma base de usuários estimada em 1 bilhão em todo mundo — 120 milhões somente no Brasil, o WhatsApp se posiciona como um dos principais aplicativos para troca de mensagens e informações. As empresas não podem deixar esse potencial comunicacional de lado e devem adaptar essa ferramenta para os processos de marketing institucional.

Apesar do grande alcance e da possibilidade de se usar mensagens de texto, voz, videochamadas e imagens, o WhatsApp marketing para empresas requer um planejamento estratégico inicial para que possa trazer retorno para as marcas sem que assuma um tom invasivo.

Neste artigo, vamos apresentar algumas soluções para as empresas que pretendem usar o WhatsApp em suas estratégias de marketing. Confira os próximos tópicos!

Apresente novidades

Tem um novo produto em sua agência? Está investindo em uma novidade tecnológica? Vai oferecer algum curso? Não se faça de rogado e comunique aos seus clientes as novidades da sua empresa e os convide para conhecê-las.

São muitas as possibilidades para isso: envio de um breve texto de apresentação, um arquivo de imagem explicativo ou até mesmo um vídeo.

Aproveite essa oportunidade para estreitar os laços com seus clientes, oferecendo informações em primeira mão, mostrando a importância deles para a sua empresa e personalizando o atendimento da sua agência. Mas lembre-se: não exagere na quantidade de mensagens enviadas.

Tenha um profissional responsável

Uma dica imprescindível: tenha um número exclusivo para fazer o atendimento via WhatsApp. Misturar o contato pessoal com o canal de comunicação da empresa pode trazer alguns problemas, como a falta de profissionalismo e o envio de mensagens por engano.

Além disso, defina um profissional ou, se for necessário, uma equipe específica para fazer esse trabalho de marketing. Eles serão responsáveis por filtrar as mensagens recebidas, encaminhar as demandas para o setor responsável e garantir o feedback aos clientes. Um processo se torna mais dinâmico e evita possíveis erros de comunicação.

Seja educado

Capriche no tom que investirá em suas mensagens pelo WhatsApp. Defina uma linguagem acessível para os seus clientes e que passe a ideia de um serviço personalizado e único. Mas as boas práticas no aplicativo não param por aí.

É necessário caprichar também na forma em que se relacionará com as pessoas. Assim como em suas campanhas de e-mail marketing, é de bom tom oferecer aos clientes a possibilidade de querer receber ou não as informações via WhatsApp. Ou seja, encaminhe informações para aqueles clientes que autorizaram o uso do aplicativo e te passaram o número deles.

Além disso, deixe sempre aberta a possibilidade de eles cancelarem o recebimento de mensagens. Adotar esse tipo de postura reforça a imagem de uma empresa que se importa com seus clientes e que não é invasiva nos processos de comunicação.

Utilize-o como SAC

O WhatsApp não deve ser usado apenas como canal de divulgação da sua agência e de seus produtos. O aplicativo também deve ser usado como um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e ser disponibilizado para receber pedidos, reclamações e tirar as dúvidas de seus clientes.

Dessa forma, o WhatsApp deve ser incluído tanto em seu planejamento de comunicação e marketing quanto no planejamento de vendas. E não se esqueça: como é um canal dinâmico, o retorno aos clientes também precisa ser ágil.

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