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Como criar um canal de relacionamento com os clientes via WhatsApp

por BulkServices



Lançado em 2009, o WhatsApp é o queridinho entre os aplicativos de troca de mensagens instantâneas. Só aqui no Brasil, já somos mais de 120 milhões de usuários. Também não é de hoje que o aplicativo é utilizado para além do envio de mensagens pessoais. Diversas empresas já o utilizam como um canal de relacionamento com os clientes.

A incorporação do aplicativo ao grupo de Mark Zuckerberg só demonstra a sua força comunicacional. A adição de trocas de mensagens de áudio e o compartilhamento de arquivos de imagem e vídeo aumentaram as possibilidades do aplicativo, o que fez com que marcas começassem a pensar em estratégias de marketing envolvendo o WhatsApp.

Quer saber como o WhatsApp pode melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes? Então, veja agora o que fazer para aprimorar seu atendimento e sair na frente da concorrência. Boa leitura!

É interessante usar o WhatsApp no atendimento?

O WhatsApp é uma ótima alternativa para você melhorar o atendimento do seu negócio. Antigamente, era comum que os usuários fossem apenas as pessoas que gostavam de tecnologia. Agora, o aplicativo se tornou tão popular que a maioria das classes sociais e faixas etárias têm um cadastro ativo.

Dessa forma, a maioria das pessoas no Brasil utiliza o WhatsApp para conversar com os amigos e fazer negócios. Caso as marcas que eles consomem também permitam fechar compras e receber atendimento, os consumidores terão muito mais facilidade, uma vez que estarão no canal que eles já usam normalmente.

Ou seja, usar o aplicativo para fins comerciais é uma ótima ideia e pode fazer com que os consumidores estejam mais perto de comprar o que eles desejam, já que terão disponível um canal de atendimento mais próximo deles. Por isso, pense em adotar estratégias de mobile marketing para aumentar suas vendas.

Como funciona o WhatsApp Business?

WhatsApp Business é um recurso criado a partir do cruzeiro do WhatsApp com o Slack, que é um tipo de mensageiro que tem recursos inteligentes. É voltado para pequenas e médias empresas e conta com uma interface mais simples e amigável.

Para facilitar a vida das empresas, o aplicativo conta com:

  • mensagens rápidas e automatizadas para que o tempo gasto em cada atendimento seja menor;
  • perfil detalhado para que os usuários tenham mais dados disponíveis sobre as empresas;
  • estatísticas para que o negócio tenha mais informações sobre os atendimentos;
  • etiquetas para classificar os atendimentos, como “novo”, “pagamento pendente” e “pago”.

Como criar uma conta empresarial?

Não é necessário pagar taxas ou ter um CNPJ ativo para ter uma conta empresarial. Para criar o perfil, siga os seguintes passos:

  1. baixe o aplicativo “WhatsApp Business” em seu dispositivo;
  2. concorde com os termos e permissões;
  3. faça como no aplicativo padrão e digite o número do telefone da empresa com o DDD;
  4. espere o código enviado para o seu telefone ser preenchido automaticamente ou digite-o.

Agora, chegou o momento de preencher o seu perfil. Para isso:

  1. toque no menu presente no lado direito superior da tela e pressione “Configurações”;
  2. procure por “Configurações da Empresa” e depois por “Perfil”;
  3. toque no ícone da câmera para adicionar uma nova foto — é possível abrir a câmera ou escolher uma imagem na galeria;
  4. digite o endereço da empresa e pressione “Definir localização no mapa”;
  5. escolha a categoria empresarial e digite uma descrição;
  6. adicione o horário disponível para atendimento;
  7. escolha quando o expediente ocorre;
  8. pressione salvar.

O que é necessário para pensar uma estratégia de marketing envolvendo o WhatsApp?

O planejamento é a dica de ouro. A troca de mensagens diretas com um cliente pode ser bastante efetiva, mas é necessário dosar a quantidade de mensagens para não ser invasivo. Pode ser interessante criar certos cronogramas: lojas de roupas costumam enviar mensagens aos clientes assim que um modelo do interesse deles fica disponível, e eles já estão previamente cientes que isso vai acontecer.

Leve sempre em consideração a privacidade do seu cliente. É importante pensar o WhatsApp como um canal de relacionamento com os consumidores que já conhecem o seu serviço ou produto. Divulgue que o contato com a empresa pode ser feito por meio do aplicativo nos pontos de venda, no site e nas suas redes sociais, por exemplo, e espere o cliente procurá-lo.

Depois disso, trabalhe primeiro o pós-venda. Essa é uma forma de estreitar os laços com um novo cliente e de já investir na sua fidelização. Inicialmente, experimente solicitar um feedback por meio do aplicativo após uma compra e use a criatividade para dar sequência a esse relacionamento.

Tenha sempre em mente que, no WhatsApp, você tem uma comunicação muito próxima com o seu cliente. Seja criativo e use um tom de voz coloquial e próximo da pessoa com quem você está conversando. Nesse ambiente, não há necessidade de formalidades, mas o tom cortês e a boa educação são fundamentais.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp como um canal de relacionamento com os clientes?

A essa altura, você deve estar se perguntando: vale a pena usar o WhatsApp de forma empresarial? Nós garantimos que sim, e vamos apresentar algumas vantagens para convencê-lo disso:

Fidelização do cliente

A comunicação via WhatsApp aproxima o cliente. A ferramenta possibilita compartilhar as novidades de produtos que você sabe que o seu cliente se interessa, ao mesmo tempo em que ele também pode tirar dúvidas, quando for o caso. O atendimento bem-feito passa segurança ao seu cliente, o que, sem dúvida, ajuda na fidelização.

Credibilidade para a marca

É possível trabalhar o WhatsApp empresarial de forma dinâmica e criativa. Você pode enviar fotos, vídeos e até mesmo criar grupos para incentivar a interação dos seus clientes entre si e com a sua marca. Ao pensar o WhatsApp como um canal de relacionamento com os clientes, você está garantindo a sua presença digital em mais um canal e investindo no fortalecimento da credibilidade da sua empresa.

Agilidade no atendimento

O WhatsApp também pode garantir maior agilidade no atendimento. Algumas empresas já trabalham com o envio de mensagens pelo aplicativo e também é possível ter mensagens padronizadas para facilitar a comunicação.

Facilidade para sanar dúvidas

Mensagens em texto podem causar dúvidas, não é mesmo? Então, usar a função de áudio do WhatsApp pode ser uma solução interessante para deixar o assunto mais claro para o cliente.

Envio de promoções

Sua empresa está fazendo aquela promoção? Aproveite o WhatsApp e convide todo mundo para fazer parte e adquirir seu produto. Lembre-se, porém, de não enviar muitas mensagens para não incomodar seu cliente.

Atendimento do SAC

Receber atendimento via WhatsApp é muito interessante para os usuários. Em vez de ficar horas ao telefone, ele pode realizar outras ações e até mesmo conversar com os amigos enquanto recebe o suporte desejado.

Acompanhar as tendências é uma forma de ganhar credibilidade junto aos seus clientes. Mas, além disso, estar à frente das inovações tecnológicas do mercado também demonstra todo o seu potencial à concorrência.

Sem dúvida, o WhatsApp já é uma realidade na vida da maioria dos brasileiros. Então, por que não pensar nele como um canal de relacionamento com os clientes? Além de melhorar o atendimento, você verá seus clientes ficarem mais satisfeitos e propensos a realizar compras e serem fidelizados.

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