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Como captar leads com o WhatsApp Marketing?

por BulkServices



O WhatsApp é, sem dúvidas, o app de mensagens mais popular do Brasil. Sendo utilizado por 120 milhões de brasileiros, ele caiu na graça popular desde a sua chegada no mercado tupiniquim.

Além de facilitar a comunicação entre pessoas, esse uso tão intenso cria um canal a ser aproveitado pelas empresas. Conseguir captar o contato de potenciais clientes, por exemplo, é essencial. Com o crescimento dos aplicativos, inúmeras opções para manter uma relação com os clientes estão surgindo, e uma dessas opções é captar leads com WhatsApp Marketing.

Ao mesmo tempo, esse é um conceito relativamente novo, então dúvidas sobre o tema são muito frequentes. Para esclarecer o que e como fazer, criamos este conteúdo. Continue lendo e descubra tudo sobre como gerar oportunidades com esse meio!

O que é e quais são as funcionalidades do WhatsApp Businnes?

Trata-se de uma versão do WhatsApp que é totalmente voltada para a comunicação entre organizações de pequeno ou médio porte e seus clientes. O objetivo maior é facilitar a comunicação entre ambas as partes, tornando-a mais segura, já que o cliente vai ter a certeza de que está interagindo com um perfil sério e profissional.

Esse é um serviço que inclui algumas funcionalidades que o aplicativo pessoal não disponibiliza. Confira abaixo quais são elas.

Perfil empresarial

A mais importante novidade no WhatsApp Business é a possibilidade de inserir dados essenciais do seu negócio, tais como:

  • site;
  • e-mail;
  • endereço;
  • segmento;
  • horário de funcionamento.

O perfil vai aparecer como verificado, e a ideia é que no futuro exista uma maneira de encontrá-lo em um campo de busca, assim como nas demais redes sociais. Por isso, é preciso ter cuidado no momento de preencher as informações. Afinal, o perfil é o cartão de visita para os clientes e potenciais clientes.

Mensagens rápidas

Da mesma forma que é possível acessar o WhatsApp “normal” via desktop a partir do WhatsApp Web, acontece também com o WhatsApp Business. Nesse, é permitido usar as ferramentas pelo computador para controlar as mensagens enviadas e recebidas. Dessa forma, consegue-se gerenciar a comunicação de maneira profissional e prática.

Outro benefício oferecido é o envio de mensagens automáticas. Há a possibilidade de configurar mensagens prontas para o período em que você estiver fora do trabalho.

Tags

O WhatsApp Business, buscando facilitar ainda mais a organização, inclui a possibilidade de usar tags para a identificação das conversas.

Com elas, é possível marcar as conversas em categorias, como “pago”, “novo cliente” e “pagamento pendente”, além de criar etiquetas, como “agendado” e “promoção”.

Então, dependendo do seu negócio, você consegue categorizar todas as conversas e contatos para deixar claro quais são os tipos de interação e, claro, criar um manual de como lidar com cada uma delas.

Métricas

No marketing digital, sempre se fala sobre a relevância e sobre a necessidade de avaliar as métricas, já que elas indicam a performance de um negócio e como melhorá-la.

Com o aplicativo para business, você consegue mensurar alguns dados de leitura e de envio de mensagens, como as que foram enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Então, não deixe de monitorar essas estatísticas e as utilize sempre como referências para otimizar as suas ações.

Quais são as etapas para captar leads com WhatsApp Marketing?

Já que o WhatsApp é tão relevante na vida de boa parte dos consumidores, a primeira ação para gerar leads é abrir esse canal de comunicação. Ou seja, a sua empresa precisa de um número exclusivamente dedicado para o WhatsApp e começar a divulgação sobre ele.

O ideal é que ele esteja integrado às várias outras estratégias de marketing digital, até mesmo para criar a experiência omnichannel que é tão desejada pelos clientes atuais.

Isso significa, por exemplo, divulgar o número de WhatsApp nas redes sociais, no site e nos outros canais adequados. A ideia é fazer com que as pessoas saibam que a empresa oferece essa possibilidade.

Também é necessário ter um atendimento dedicado e preparado. Ao oferecer uma abordagem direta, personalizada e descomplicada, o público terá uma boa experiência.

Mas, afinal, como fazer com que as pessoas cheguem até a marca? Para isso, podem-se usar recursos como divulgação em massa, promoções direcionadas para esse canal ou estímulo à interação de maneira específica.

O objetivo é inserir essa forma de contato na realidade dos clientes, criando uma possibilidade para gerar leads. A partir do interesse de cada um, é possível qualificar cada pessoa como um lead potencial ou para o pós-venda, por exemplo.

Por que fazer a segmentação?

Nesse cenário, inclusive, captar leads com WhatsApp Marketing também exige uma segmentação. A atuação consiste em qualificar e dividir os contatos de acordo com seus interesses e necessidades.

Alguém que já contratou um serviço e entra em contato, por exemplo, deve ser encaminhado para a parte de pós-vendas. Já quem solicita o contato com um consultor está muito mais preparado para a compra do que quem ainda não conhece muito bem a solução.

Ao segmentar, inclusive, é possível oferecer estratégias de nutrição direcionadas e efetivas.

Quais são as vantagens de investir em uma estratégia de WhatsApp Marketing?

Whatsapp Marketing é de graça

O aplicativo permite o envio de mensagens para toda a base de clientes sem nenhum custo. Além disso, não há algoritmos que possam impedir a sua mensagem de ser visualizada por todos, como existe no Facebook, por exemplo.

Nessa rede social, é preciso pagar para ter acesso total à base de assinantes, e está cada vez menor o alcance orgânico das mensagens. O que não acontece no WhatsApp Marketing.

Alta taxa de abertura de mensagens

Todas as vezes que recebemos uma mensagem no WhatsApp, uma notificação aparece logo na tela principal do celular, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa, a mensagem tem 70% de chance de ser aberta pelos clientes. É muito melhor que o desempenho de qualquer lista de e-mail marketing, por exemplo.

Contato direto com o cliente

O aplicativo permite um diálogo com o público no mesmo patamar de uma pessoa próxima ou de um amigo.

Essa troca de mensagens em um canal privado e de maneira rápida garante que a marca estabeleça um contato mais direto com os seus leads.

WhatsApp Marketing ainda não saturou de concorrência

Quando comparado ao Twitter, Facebook ou Instagram, percebe-se que o WhatsApp tem uma presença significativamente menor das marcas. Ou seja, isso facilita para que você seja pioneiro ou então um dos primeiros a chegar lá.

Versatilidade de conteúdo

Um dos grandes benefícios do WhatsApp Marketing é a versatilidade em relação aos conteúdos que podem ser trabalhados.

Pode-se enviar imagens, mensagens de texto e até mesmo vídeos que já estão sendo muito utilizados por várias marcas e, sem dúvidas, com resultados positivos.

Como o aplicativo pode gerar leads qualificados e vendas?

Abaixo, você conhecerá algumas estratégias que vão te auxiliar na hora da geração de leads. Confira quais são elas.

Comunicação com cliente em outro nível

Se tem algo que é importante para qualquer negócio e em qualquer lugar do mundo, é um excelente atendimento. Ser atendido com educação, rapidez e ter todas as dúvidas sanadas, certamente isso ganha o cliente.

A empresa consegue rever possíveis danos com um bom atendimento, podendo fidelizar os clientes. O WhatsApp Marketing é essencial para oferecer um tratamento exclusivo e com respostas imediatas.

Oferta de produtos

Além de auxiliar e de aprimorar o relacionamento com o cliente, você ainda pode estabelecer algumas maneiras de divulgar e de vender os seus produtos ou serviços. Se você tem clientes fiéis, por que não apresentar os seus novos produtos para ele?

Principalmente para os negócios com ofertas sazonais, é uma ótima oportunidade de estimular uma recorrência nas compras. Outro modo de alavancar as vendas é oferecendo cupons de desconto pelo aplicativo. Uma vantagem bem clara para manter contato com a empresa, concorda?

No entanto, o cuidado deve ser redobrado. Não é indicado enviar mensagens promocionais em excesso, pois você corre o risco de ser bloqueado ou marcado como spam.

Além disso, não venda apenas por vender. Venda para que o seu cliente alcance os resultados desejados e confie ainda mais no seu negócio. Resumindo, faça ofertas de produtos que realmente vão valer a pena para a sua clientela.

Atendimento pré e pós-venda

Após o cliente efetuar a compra, é imprescindível que se faça um trabalho de pós-venda a fim de perguntar se ele foi bem atendido, saber qual foi a experiência dele e, claro, se o produto estava em boas condições.

Em seguida, deixe passar alguns dias e volte a falar com o cliente para saber sobre a sua satisfação com o produto. Verifique se ele teve algum tipo de problema ao usar e procure oferecer uma solução.

Atitudes assim contribuem significativamente para estreitar o relacionamento entre os clientes e a empresa e para aumentar as chances de captar mais leads.

Prestação de serviço

Já imaginou poder tirar uma dúvida que só poderia ser sanada na empresa com algum profissional? Pois então, dependendo do seu negócio, você consegue fazer a prestação de serviço no aplicativo.

Aproveite a oportunidade de trocar mensagens em tempo real para criar um atendimento personalizado com experiências únicas para o público.

Como nutrir esses leads?

Para fechar vendas, não basta captar leads com WhatsApp Marketing. É necessário fazê-los descer pelo funil de vendas, de tal modo que ficam preparados para tomar a decisão e escolher o negócio.

Por oferecer um relacionamento direto e relevante, o WhatsApp é um ótimo meio de nutrição. Baseando-se na segmentação feita previamente, podem-se fazer ofertas e enviar conteúdos adequados a cada contexto de interesse.

Para ter sucesso na tarefa, inclusive, é muito relevante contar com as ferramentas certas. Uma de disparo automático, por exemplo, garante que tudo aconteça de forma estruturada, sem erros e com maiores chances de sucesso. Não abra mão, portanto, de usar uma ferramenta adequada.

Conforme forem descendo pelo funil de vendas, os contatos devem ser repassados para o time comercial, que trabalhará com as possibilidades rumo à conversão.

Ao seguir essas práticas, você poderá captar leads com o WhatsApp Marketing de forma efetiva. Por isso, ter o apoio tecnológico é tão importante, entre em contato com a Bulk Services e conheça o que podemos oferecer!

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