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Como calcular o ROI de campanha de SMS?

por BulkServices



A tecnologia SMS é a maneira mais direta e eficaz de se conectar com seus clientes, mas o sucesso de qualquer campanha de marketing depende de seu retorno sobre o investimento (ROI).

Portanto, é essencial que você analise as principais métricas de ROI em suas campanhas de SMS para ver o que está funcionando e o que não está trazendo resultados. Assim, você poderá realizar as alterações necessárias. Pensando nisso, neste post, reunimos uma lista de maneiras de medir o ROI de campanha de SMS. Confira!

Cálculo do ROI

ROI (sigla para Return On Investiment) significa retorno sobre investimento e é utilizado para saber quanto a empresa ganhou com investimentos em mídia paga. Para calculá-lo, é preciso levantar a receita total, subtrair os custos e dividir o resultado pelos custos. Basicamente, a fórmula geral para o cálculo é: ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

O Lifetime Value (LTV) é uma variável que pode ser considerada nessa conta. Ela deve ser usada para ponderar o retorno dado à empresa por parte de cada cliente, individualmente.

O LVT significa o valor do cliente no médio a longo prazo e costuma ser calculado da seguinte maneira: LTV = ticket médio x tempo de retenção x quantidade de itens adquiridos.

Existem outros indicadores que ajudam a dar uma visão mais global do efeito que sua campanha de SMS Marketing teve junto ao seu público. Taxa de abertura, taxa de leitura e taxa de resposta são alguns índices fundamentais para a compreensão da eficácia da estratégia. A seguir, mostramos quais são eles.

Taxa de cliques

A taxa de cliques mede a porcentagem de inscritos que iniciaram uma ação clicando em um link de um SMS, que os direciona para outro canal em que possam fazer uma compra ou saber mais sobre um produto, serviço ou oferta.

A taxa de cliques fornece informações diretas sobre quantas pessoas na sua lista estão interagindo com seu conteúdo e estão interessadas em saber mais sobre sua marca ou sua oferta.

Usando o software e as ferramentas do SMS, como o Google Analytics, é possível acompanhar o número de cliques exclusivos de suas campanhas de SMS e calcular facilmente sua taxa de cliques. Para isso, basta ter o número de cliques, dividi-lo pelo número total de SMS entregues e multiplicar por 100. Quanto maior a taxa de cliques, maior o seu ROI.

Taxa de desistência

Nenhuma campanha de SMS é completamente desprovida de opt-outs. Sempre existem alguns inscritos que optam por sair depois de receber uma mensagem de texto de marketing, independentemente de quão bom é o software ou a campanha do SMS.

Pode ser que eles simplesmente precisem reduzir o número de mensagens de texto que recebem ou que não necessitem mais dos serviços ou produtos da sua marca.

Assim, uma alta taxa de opt-out deve levantar uma bandeira vermelha. Pode ser um sinal de vários problemas em suas mensagens de texto em massa, como falta de segmentação do público-alvo, alta frequência ou conteúdo de mensagem irrelevante.

Monitorar suas taxas de desativação permitirá que você teste textos diferentes e opte pelo conteúdo com os melhores resultados.

Taxa de conversão

A taxa de conversão indica a porcentagem de visitantes que realizam uma ação valiosa respondendo a uma frase de chamariz. Pode ser uma resposta, um telefonema, uma inscrição, uma compra ou simplesmente uma visita ao seu site de comércio eletrônico. Em muitos casos, no entanto, as conversões são relacionadas à compra.

Medir sua taxa de conversão permite que você compreenda melhor os produtos, os serviços ou as ofertas que ativamente envolvem seu público-alvo e geram conversões. Isso pode guiá-lo para eliminar ou ajustar as ações com baixo desempenho e expandir as com boas performances, resultando em ainda mais conversões.

Para calcular sua taxa de conversão, comece com o número de inscritos que executam a ação e divida esse valor pelo número total de inscritos de sua campanha.

Taxa de crescimento

A taxa de crescimento da sua lista de assinantes é outra métrica importante que você deve analisar. À medida que seus inscritos aumentam, o mesmo acontece com seu ROI. Assim sendo, você vai querer ficar de olho no crescimento e perda de sua lista.

O crescimento da listagem permite ampliar seu alcance, expandir o seu público e posicionar melhor seu negócio no setor. Como sempre haverá opt-outs, é importante prestar atenção ao crescimento de sua lista de inscritos e mantê-la em um tamanho saudável.

Para determinar sua taxa de crescimento, reduza o número de inscritos anteriores pelo número atual de inscritos e divida-o pelo número de inscritos anteriores. A partir dos números, você pode dizer o quão rápido está crescendo sua lista de assinantes.

Custo por assinante resgatado

Antes de considerar sua campanha de SMS um sucesso, você precisa saber o custo exato de cada lead e determinar se é lucrativo.

O acompanhamento de quanto você gasta para cada assinante convertido vai ajudar a saber seu ROI por campanha. Para resolver isso, divida o custo de cada mensagem SMS entregue pela taxa de conversão. Simples, não é mesmo? 

Se seu custo supera sua campanha, algo está muito errado. Mesmo que seu custo seja menor que os seus resgates, você ainda precisa garantir que está ganhando o suficiente para justificar o investimento na campanha.

Lembre-se de que a satisfação dos clientes é a meta de toda empresa, pois um negócio só sobrevive com clientes felizes e confiantes nos produtos ou serviços que a empresa se dispõe a oferecer. Então, aproveite as ferramentas disponíveis e potencialize seu contato e resultados junto aos consumidores.

Vimos que o SMS aumenta o alcance e a influência no processo de atendimento e compra dos consumidores, visto que pode ser utilizado com muitas variáveis de personalização, garantindo um processo mais exclusivo e humano ao cliente.

Com as dicas deste artigo, ficou muito mais fácil medir o ROI de campanha de SMS. Agora, para potencializar ainda mais os resultados das estratégias de marketing da sua empresa, basta entrar em contato conosco. Temos a ferramenta ideal para o seu negócio!

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