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Como atrair mais clientes para seu estabelecimento usando WhatsApp?

por BulkServices



O WhatsApp se tornou uma ferramenta poderosa quando o assunto é a troca de mensagens instantâneas entre as pessoas. Esse poder não se reflete somente na comunicação pessoal, pois o aplicativo também traz inúmeros benefícios para as empresas. Afinal, atrair clientes usando WhatsApp é uma estratégia que vem trazendo ótimos resultados para os negócios!

As possibilidades trazidas pelo seu potencial de aproximação com o público são tantas que a comunicação com os clientes por meio dessa ferramenta ganhou um nome peculiar: o WhatsApp Marketing. Confira, portanto, nossas dicas para atrair mais clientes usando este poderoso aplicativo:

Planeje a sua estratégia

O primeiro passo para atrair clientes usando WhatsApp é planejar a sua estratégia. Muitos gestores e empreendedores pecam nesta etapa importante e isso influencia todo o rendimento das ações. Defina um objetivo e trace metas. Mesmo que você ainda não tenha clareza de quantas pessoas quer atrair para o seu negócio, estabeleça um número e ajuste conforme os resultados apareçam.

Planeje como serão os envios das mensagens, a periodicidade, horários e conteúdo. Você deve manter uma frequência que seja agradável aos seus clientes.

Não envie mensagens para quem você não conhece

As mensagens enviadas via WhatsApp são constantemente recebidas e estão entre as mais visualizadas pelos usuários. Sua empresa já deve possuir um banco de dados com os números de seus clientes, o que facilita o processo da comunicação. Porém, lembre-se que o WhatsApp não deve ser utilizado para enviar spam. Por isso, somente envie mensagens para quem você conhece e permitiu esse contato.

Seguindo essa dica importante você não só garante um bom engajamento do público com as mensagens, mas fortalece a construção da identidade da sua marca, mostrando que a sua equipe se preocupa com seu público.

Crie promoções exclusivas

Uma boa dica para atrair clientes usando WhatsApp é lançar ofertas exclusivas pelo aplicativo. Você pode criar campanhas de lançamento de produtos, ofertando em primeira mão as novidades da marca para seus consumidores que interagem pelas trocas de mensagens.

Integre a estratégia com as redes sociais

Uma boa forma de aumentar a sua lista de contatos é usando as redes sociais. As plataformas têm um ótimo alcance e podem ajudar bastante na montagem da sua base de números de telefone.

Publique no seu perfil das principais redes e nos grupos relacionados que você disponibiliza esse canal de comunicação direta e divulgue o seu número. Lembre-se de enfatizar as vantagens do contato por esse aplicativo, indicando que as respostas serão mais rápidas e que o relacionamento será mais próximo e personalizado.

Descubra o perfil de seus clientes

Outra dica importante envolve a necessidade de conhecer a fundo o perfil de seus consumidores. Cada negócio atende um tipo específico de pessoas, que fazem parte de um grupo em especial. Descobrindo o perfil dos seus clientes você pode identificar comportamentos, necessidades, expectativas e tendências e tudo isso pode lhe ajudar a criar relacionamentos mais fortes.

A linguagem empregada para sua audiência também precisa de atenção; afinal, não é possível falar com pessoas entre 18 e 24 da mesma forma que se fala com outras, entre 40 e 45 anos, por exemplo. Leve em consideração também outras informações, como sexo e classe social.

Segmente o seu público-alvo

Se você seguiu corretamente a dica anterior, já conhece as características essenciais do seu público-alvo. Então, agora é a hora de criar uma segmentação. Este passo é muito importante porque permite que você envie as mensagens certas para as pessoas certas, no momento mais adequado.

Imagine que você não se atentou para esse ponto e começa e enviar mensagens com conteúdo aprofundado sobre o seu produto para pessoas que ainda estão conhecendo a sua marca. Isso pode afastar os seus contatos e fazer com que você perca grandes oportunidades.

Procure avaliar o nível de conhecimento que cada grupo possui acerca das soluções que você apresenta, ou seja, em que estágio da jornada de compra eles estão. Assim, o envio das mensagens se torna mais assertivo e você consegue fazer com que mais leads se tornem clientes.

Crie grupos e promova a interação entre as pessoas

Uma excelente estratégia para melhorar a experiência de compra da sua marca e atrair clientes usando WhatsApp é criando grupos. Eles podem ser o ambiente perfeito para seus contatos trocarem informações e experiências, tirarem as dúvidas uns dos outros e estabelecer conexões. Quem sabe em um desses grupos não surge um grande relacionamento?

Compartilhe conteúdos relevantes

A riqueza e a relevância dos conteúdos são fundamentais para se obter sucesso nas mensagens disparadas via WhatsApp. Com essa ferramenta você pode usar textos, imagens, vídeos e até áudios. Faça, por exemplo, um boletim informativo para manter seus clientes bem instruídos sobre tudo, especialmente sobre suas ofertas, artigos e lançamentos.

Entretanto, é importante ressaltar que tudo isso precisa ser relevante para o seu público. Mantenha o conteúdo relacionado com seus negócios e jamais exagere no volume de mensagens enviadas.

Aproveite o aplicativo para fazer o atendimento ao público

Outra excelente maneira de atrair clientes usando WhatsApp é por meio do atendimento. Por ser uma ferramenta dinâmica ele pode ser um canal de comunicação eficaz entre o cliente e a empresa. Por isso, é importante ficar atento às mensagens recebidas e responder as solicitações o mais rápido possível.

É conveniente deixar mensagens pré-produzidas. Dessa forma o atendimento se torna mais ágil e facilita a comunicação, tornando-a veloz e muito profissional. Mas tenha cuidado! Se uma pergunta for específica, responda você mesmo. Enviar respostas prontas que não resolvem o problema do contato pode frustrá-lo e criar uma experiência ruim com a marca.

Estipule um horário para o atendimento

Na dica anterior foi falado sobre realizar o atendimento ao público pelo WhatsApp. Essa, definitivamente, é uma excelente estratégia, porém, é preciso estabelecer um horário para responder as mensagens e deixar isso claro para a sua clientela. Isso pode parecer um pouco rude, mas estabelecer um horário pode realmente evitar grandes problemas.

Acontece que as pessoas querem ter uma resposta rápida quando enviam uma mensagem e você quer alcançar um público grande. Mas já maginou se você tiver que responder solicitações às 3 horas da manhã? Provavelmente não será muito agradável, não é mesmo? O horário comercial é uma boa alternativa para limitar a interação.

Utilize uma ferramenta profissional para disparo em massa

Usar o próprio aparelho para disparar as mensagens é uma alternativa. Porém, se você possui uma grande base de dados, com muitos contatos, talvez seja melhor adotar uma alternativa ainda mais eficiente.

Opte por trabalhar com uma ferramenta profissional de disparo em massa. Assim você pode planejar as mensagens a serem enviadas e construir cada uma de forma a atingir apropriadamente seu público-alvo. Além disso, há relatórios de entrega que demonstram se seus esforços estão funcionando ou se sua estratégia precisa ser modificada.

Então, como foi visto em nosso artigo, atrair clientes usando WhatsApp é uma excelente estratégia para as empresas. O grande alcance, a personalização e o contato mais próximo com o seu público podem aumentar as vendas e melhorar a experiência de compra dos usuários, gerando mais clientes fidelizados com a sua marca. Fique atento a cada dica que fornecemos e aplique no seu negócio para ter bons resultados.

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