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Aprenda como fazer um bom pós-venda seguindo estas 6 dicas!

por BulkServices



Muitas empresas ainda não sabem como fazer um pós-venda de qualidade e acabam perdendo a chance de fidelizar clientes. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que você deve seguir para garantir a atenção do consumidor após a primeira compra!

O processo de venda e fidelização não acaba depois da primeira negociação: a empresa deve continuar oferecendo um suporte e mantendo contato com o comprador. Dessa forma, a lembrança da marca vai permanecer para as compras futuras, melhorando a receita do local.

Quer saber como fidelizar seus clientes depois da primeira aquisição? Continue a leitura e confira as dicas que preparamos especialmente para você!

Como funciona o processo de pós-venda e qual é sua importância?

Sua empresa faz toda a parte de atração do cliente e convence o possível comprador de que é a melhor opção para adquirir um produto ou solicitar um serviço. Mas, após completar a venda, o contato com ele é encerrado?

Saiba, porém, que ter uma atenção com o pós-venda é essencial para fidelizar seu público-alvo. É dever da companhia oferecer todo o suporte e atendimento, demonstrando preocupação com o cliente mesmo após a finalização da primeira compra.

Manter uma pessoa comprando frequentemente em sua loja é mais fácil e econômico do que atrair uma nova. Consumidores fidelizados tendem a recomendar a empresa para amigos, familiares e conhecidos, melhorando sua imagem perante o público e gerando novas vendas.

O processo de pós-venda envolve todas as ações adotadas por uma marca para manter um relacionamento próximo do seu cliente mesmo após a primeira compra. Existem diversas estratégias capazes de facilitar essa aproximação e agradar ao público — que fica satisfeito com a preocupação da empresa em manter uma conexão com seus compradores.

Além de criar um vínculo, a marca que valoriza essa atenção depois da venda demonstra interesse em conhecer as necessidades, dificuldades, habilidades e expectativas do público.

Quais são as 6 melhores estratégias de pós-venda?

Agora que você consegue visualizar os principais benefícios de utilizar essa técnica para manter um bom relacionamento com os clientes mesmo após a compra, separamos algumas dicas para a implementação de tais iniciativas em sua empresa. Confira os tópicos abaixo e veja como fazer um pós-venda capaz de fidelizar seu consumidor.

1. Estabeleça canais de comunicação

Como sua empresa se comunica com os clientes? O contato é estabelecido por meio de e-mails, mensagens de texto, redes sociais ou telefone? Essa definição é extremamente importante para que o consumidor saiba qual é a melhor maneira de comunicar alguma necessidade ao estabelecimento.

Os canais de comunicação de uma marca precisam ser administrados corretamente, por profissionais capacitados. Eles devem estar presentes durante todo o horário de atendimento, oferecendo um amplo suporte ao consumidor.

A partir dessa definição, a companhia pode disponibilizar seus meios de contato e informar aos clientes qual é a melhor maneira de conseguir ser atendido rapidamente por algum funcionário. 

2. Mantenha contato usando o WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas já conta com mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil. Sendo assim, a maioria de seus clientes provavelmente utiliza a plataforma para conversar com amigos e familiares ou, até mesmo, resolver problemas de trabalho e realizar negociações.

Caso sua empresa queira transmitir uma imagem moderna e comunicativa, investindo em uma comunicação mais próxima com os consumidores, saiba que o WhatsApp é uma alternativa extremamente positiva para alcançar tal objetivo. Com o uso do aplicativo, é possível desenvolver um novo canal de comunicação, que oferece uma aproximação diferenciada e favorece o contato entre o estabelecimento e os clientes.

3. Apresente novas opções de compra

Quais produtos são complementares aos adquiridos por seu cliente pela primeira vez? Oferecer itens que possam ser utilizados para otimizar compras anteriores dos consumidores é uma ótima estratégia para quem não sabe como fazer um bom pós-venda e deseja inserir essa ação em seu plano de marketing.

Para tanto, porém, é importante contar com uma boa base de dados. É essencial obter informações sobre as aquisições passadas da pessoa e oferecer seleções de mercadorias que possam ser úteis a ela atualmente.

4. Demonstre interesse em solucionar problemas

O produto apresentou um problema? O cliente deseja estender a garantia? Surgiu alguma dúvida sobre a manutenção ou o uso? Um bom pós-venda envolve todo esse atendimento de suporte ao consumidor após a finalização de uma compra.

Fornecer uma assistência completa, para que o comprador consiga aproveitar o melhor do produto adquirido, é fundamental. Essa estratégia aprimora a experiência de compra e faz com que o relacionamento seja cada vez mais de confiança — principalmente se o serviço da sua empresa for rápido e ágil, conseguindo solucionar o problema do cliente com eficácia. 

5. Ofereça um suporte de qualidade

Como já dissemos, demonstrar interesse em resolver os problemas do consumidor é essencial para que o pós-venda seja eficiente. Sendo assim, a empresa precisa estar preparada em todas as situações, desde a garantia do produto até o auxílio necessário à sua utilização.

6. Crie um programa de fidelidade

Que tal começar a fazer um bom pós-venda, oferecendo benefícios aos clientes que voltarem a negociar em seu estabelecimento? A partir da oferta dessas vantagens, a fidelidade de um consumidor pode ser conquistada aos poucos.

Sua empresa deve se planejar para proporcionar descontos especiais, promoções de produtos, brindes etc. Tudo o que o comprador possa vir a considerar um privilégio pode fazer parte do programa de fidelidade.

Como vimos, promover um pós-venda pode parecer uma tarefa difícil, mas os efeitos desse investimento estratégico vão começar a surgir e trarão receita para o estabelecimento. Sendo assim, é importante acompanhar as métricas e analisar o número de clientes que voltaram a fazer negócio com sua empresa. Dessa forma, será possível traçar novos modelos de ação que podem otimizar ainda mais os lucros e melhorar a imagem da marca.

O que você achou de saber mais sobre como fazer um bom pós-venda? Gostou? Então, que tal continuar sua visita ao nosso blog e entender a importância do disparo em massa do WhatsApp para melhorar as vendas? Boa leitura!

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