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Aniversário do cliente: veja essas 5 dicas de estratégias de fidelização

por BulkServices



Com toda a possibilidade de interação atual, é natural que os clientes desejem e esperem que a sua marca interaja mais com eles. Mais do que isso, cada um quer ser percebido como um consumidor único para a marca. Diante disso, fica evidente que poucas datas são tão convenientes e benéficas para esse contato quanto o dia do aniversário do cliente.

Lembrar-se dessa importante comemoração, portanto, pode ser uma grande iniciativa estratégica para começar um relacionamento de fidelização e, assim, gerar mais vendas.

Ficou interessado e quer conhecer algumas dicas infalíveis de estratégias que podem ser utilizadas no aniversário dos seus consumidores? Então continue acompanhando e confira nossas 5 estratégias!

1. Personalize o e-mail marketing

Essa é uma das estratégias mais usadas para chamar a atenção dos consumidores, principalmente quando cada um deles é tratado de maneira pessoal e única.

Uma multinacional de gestão de banco de dados e de informações, a Experian, publicou uma pesquisa que destaca exatamente a relevância dos e-mails de aniversários para as estratégias de fidelização. Segundo ela, o consumidor fica muito satisfeito e contente pela lembrança da empresa, sendo possível trabalhar, com isso, a interação, o engajamento e a conversão dele.

2. Antecipe a comemoração

É comum que as empresas enviem o e-mail de comemoração no dia do aniversário, o que é compreensível. Entretanto, sua empresa pode fazer diferente e se antecipar ao dia tão esperado. Você já pensou que muitas pessoas gostam de comemorar o aniversário com famílias e amigos? Pode ser em uma viagem ou mesmo em lugar especial.

Então, é possível aproveitar o momento para oferecer oportunidades para que esse dia seja ainda mais especial. Você pode chamá-lo para passar o dia em seu estabelecimento. No caso de agências, pense em dar um cupom de desconto para fazer uma viagem. Lojas de vestuário podem ajudar o cliente a escolher as melhores roupas para a ocasião. Se vende alimentos, ajude o cliente a montar o menu para as festividades.

Como nem sempre o cliente está em casa no dia do aniversário, mantenha a oferta válida por um período de uma ou duas datas, antes e depois do dia.

3. Utilize o WhatsApp

As formas de interagir com os clientes evoluíram muito com o grande avanço da comunicação e, hoje, fazer uso do WhatsApp é praticamente manter um relacionamento em tempo real.

O aplicativo já conta, atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, desde estudantes, donas de casa até empresas privadas e públicas. Logo, o WhatsApp é uma ferramenta de marketing muito poderosa, excelente para ser utilizada no aniversário do cliente para fidelizá-lo, estabelecendo uma boa aproximação.

Mas, para atingir o objetivo proposto, não se esqueça de que o dia é para festejar com o cliente e não ficar falando do seu produto. Por isso, planeje bem como será sua comunicação com o cliente. Além disso, peça permissão para enviar mensagens para os consumidores por esse canal.

4. Invista no SMS

É fundamental reciclar algumas ideias, mas o ideal é que se invista em novas abordagens, afinal, desde os últimos aniversários do seu cliente muita coisa mudou. Por isso, enviar SMS continua sendo uma excelente aposta.

Como se trata de uma mensagem bastante pessoal e ainda personalizada, as chances de o cliente realmente ler o que você enviou são grandes. Dessa forma, é possível ter um bom retorno de investimento enviando uma condição especial ou um cupom de desconto para o aniversariante.

Veja alguns exemplos de mensagens que podem ser enviadas:

  • a semana do seu aniversário chegou! Nos próximos dois dias, nas suas compras acima de R$ 50 reais, o frete é por nossa conta.
  • feliz aniversário! Aproveite o nosso desconto de 30% exclusivo para você neste dia.
  • permita que o seu aniversário seja ainda mais especial e aproveite os R$30 reais de desconto nos nossos produtos.

5. Use a tecnologia como apoio

Dependendo da sua empresa, é completamente inviável que se confira a data de nascimento de cada um dos seus consumidores. Quanto mais pessoas fizerem compra na sua empresa, maior será o número de aniversariantes por dia, tornando essa tarefa muito demorada para que os funcionários a realizem manualmente.

Logo, a melhor solução é fazer uso da tecnologia como apoio. Portanto, ao utilizar uma plataforma que permita a configuração de envio nas datas de aniversário de maneira automática, por exemplo, você garante que nenhum cliente fique fora.

Quais são os principais erros no processo de fidelização de clientes?

Embora muitas empresas queiram fidelizar seus consumidores, há muitos erros nesse processo. Veja agora o que você não deve fazer!

Não oferecer tratamento VIP aos clientes

Para conseguir realmente fidelizar os clientes, é preciso que eles se sintam importantes para a empresa. Caso se sintam apenas mais um, nada os separará da concorrência. Por isso, mostre em toda comunicação, principalmente no aniversário, que ele é importante para a instituição e que ela não abre mão de se relacionar com ele.

Direcionamento errado

Um dos grandes problemas para fidelizar os clientes é fazer um direcionamento errado nas comunicações. Caso a mensagem não tenha o perfil do seu consumidor, ele dificilmente se achará importante para a empresa. O material enviado precisa ser uma conversa com o cliente, demonstrando que a empresa está atenta e interessada em resolver as dificuldades deles e realizar seus principais sonhos.

Não investir em pós-vendas

Se você quer fidelizar seus clientes, é preciso investir em pós-venda. Isso significa que a comunicação com os consumidores deve continuar mesmo depois que a compra é efetuada. Dessa forma, ele estará mais próximo de realizar uma nova compra (seja de produtos complementares, seja de itens aleatórios).

Quais são os principais benefícios da fidelização?

Quer alguns motivos para investir em fidelização? Então, veja agora alguns benefícios para implementar essa estratégia!

Redução de custos

A fidelização é uma das formas de diminuir os custos da empresa. É mais barato convencer os clientes a realizarem novas compras com a empresa do que conseguir outros clientes, que ainda precisarão passar por toda jornada de compra do consumidor.

Novos clientes

Entretanto, a fidelização também é útil para conseguir novos clientes. Quando os consumidores se sentem motivados e valorizados pela empresa, ficam mais à vontade para indicar a empresa para seus amigos e parentes. Mais do que isso, se necessário, defendem a marca quando ela é criticada. Isso faz com que mais pessoas se interessem pela instituição.

Aumento do poder de negociação

Quando os fornecedores sabem que a empresa tem uma grande quantidade de clientes fidelizados, fica mais fácil conseguir negociar os preços de produtos e matéria-prima. O motivo é óbvio: como a tendência é que o consumidor compre sempre da sua empresa e indique-a para mais pessoas, a quantidade de produtos vendidos será maior. Desse modo, o fornecedor que acompanhar a trajetória de crescimento da empresa também colherá mais resultados no futuro.

Lembrar o aniversário do cliente é uma das melhores maneiras de aumentar o potencial de fidelização da sua marca, fortalecendo o relacionamento. Portanto, é imprescindível apostar em novas estratégias para garantir a satisfação dos consumidores, como o uso do e-mail marketing, do WhatsApp e de SMS.

Você gostou deste post? Comente-o agora mesmo mostrando quais são as estratégias que sua empresa já adotou para tentar fidelizar os consumidores. Quais delas deram certo? Quais não foram bem-sucedidas? Queremos saber da história da sua empresa!

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