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A importância de manter um bom relacionamento com os clientes

por BulkServices



Muitas empresas investem em sua estrutura física, equipamentos, ações de propaganda e publicidade, produtos e serviços de qualidade, mas os negócios não vão adiante. Isso pode acontecer porque a empresa, possivelmente, ignorou um ponto essencial: o bom relacionamento com os clientes.

Manter um bom relacionamento com os clientes é a forma de garantir o seu sucesso ou de sua empresa. Os motivos são diversos e você vai descobrir alguns deles no post de hoje. Acompanhe!

Cria uma base de clientes fiéis à sua marca

A primeira vantagem em manter um bom relacionamento com os clientes é ter uma base de consumidores fiéis à sua marca, o que garante a estabilidade da empresa diante do mercado.

O cliente fiel faz negócios mais de uma vez e indica seu produto ou serviço para outras pessoas que também podem vir a ser fidelizados. Ou seja, o cliente satisfeito divulga espontaneamente sua empresa, sem cobrar nada por isso.

Melhora a imagem corporativa da empresa

Esse motivo é bem fácil de identificar. Qual empresa possui a melhor imagem no mercado: aquela cheia de reclamações e clientes insatisfeitos ou aquela em que os clientes sempre retornam e recomendam o serviço?

Não adianta investir em ações de marketing dizendo o quanto a sua empresa oferece qualidade e bons serviços, se na prática os clientes ou potenciais clientes observam que a empresa não tem um bom relacionamento com eles. A melhor maneira de ter uma boa imagem corporativa é investindo na qualidade do atendimento prestado.

Aprimora a comunicação entre a empresa e o cliente

Um bom relacionamento aprimora a comunicação entre a empresa e o cliente, o que facilita para a empresa identificar erros e também a ter maior taxa de retorno em ações de marketing, como o envio de mensagens promocionais por meio de WhatsApp ou SMS.

Aliás, a propaganda pelo WhatsApp com o envio de mensagens em massa tem sido uma forma de comunicação bastante utilizada pelas empresas que desejam ficar mais perto de seus clientes. São muitas as maneiras de usar o aplicativo em ações promocionais e vale a pena experimentar essas estratégias em seus negócios.

Possibilita o investimento em marketing de relacionamento

O departamento de marketing normalmente recebe uma atenção especial das empresas. Entretanto, quando o assunto é marketing de relacionamento, o cenário não é o mesmo. É comum que nem mesmo os profissionais conheçam sobre o assunto com profundidade. E você sabe sobre o que é isso?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações estratégicas para estabelecer uma boa comunicação e relação com os clientes e interessados, transformando os últimos em clientes. Com essas práticas, o intuito é fortalecer os laços entre o público e a marca, aumentando a confiança que eles têm em seu negócio para que as chances de compra e de aumento do ticket médio cresçam.

Veja, agora, o que fazer para colocar o relacionamento em prática!

Estudar a fundo os clientes

A qualidade de qualquer tipo de relação, mesmo as pessoais, depende do conhecimento que as partes têm. É dessa forma que elas poderão interagir da melhor maneira possível. Quando se fala da relação entre empresa e cliente, isso é ainda mais visível.

Quando o negócio conhece bem o seu cliente-ideal, saberá quais são seus principais desejos, como ele se comporta, o que procura em sua empresa e quanto, normalmente, está disposto a gastar com serviços e produtos. Dessa maneira, será mais fácil desenvolver estratégias que possam impactar esses consumidores, abordando-os da maneira mais efetiva possível e aproximando-os da compra.

Além disso, quanto mais a relação é próxima, mais confiança o cliente terá em seu negócio. Assim, a empresa será uma referência no mercado e será a primeira marca que os usuários se lembrarão quando pensarem em fazer uma compra dos itens comercializados pela sua instituição.

Fazer uma gestão de marca eficiente

Fazer uma boa gestão da marca significa que sua marca será mais desejada e conhecida, além de ser vista de forma positiva no coração dos seus clientes. As ações começam na criação da marca e vão até as tarefas do dia a dia.

Em todo relacionamento com o consumidor, a instituição deve mostrar a sua relevância, autenticidade, diferenciação da concorrência, presença nos canais corretos e consistência para atender e até exceder as expectativas dos consumidores.

Ou seja, o relacionamento com o consumidor está intimamente ligado aos valores que a marca tem. São eles que mostram a personalidade empresarial. As pessoas querem sentir em que a empresa acredita, pensa e quais são os objetivos dela. Mais que isso, esperam ver tudo na prática.

Focar no relacionamento na venda e pós-venda

Até fazer a compra, o consumidor tem várias dúvidas. Ele quer saber se o produto é realmente o que precisa, se a qualidade do item é realmente boa e até mesmo se a relação custo-benefício é eficiente. Nesse sentido, a boa relação entre os interessados e a marca poderá facilitar o processo.

Com o marketing de conteúdo, por exemplo, você poderá tirar as dúvidas mais comuns e mostrar o motivo pelo qual investir em seu negócio é uma boa escolha. Além disso, com processos automatizados é possível enviar os conteúdos que mais se aproximem do perfil do cliente e ver qual é a interação do usuário com a empresa. Além de se colocar à disposição, você saberá qual é o momento mais adequado para entrar em contato presencialmente.

A relação com o consumidor não deve terminar depois que o consumidor realizou a compra. É aí que entra o pós-venda. Acompanhar o grau de satisfação dele com os produtos adquiridos, bem como possíveis problemas que ele pode ter com os itens, é fundamental. Dessa forma, você conseguirá ajudá-lo a tirar o máximo proveito da sua compra. Além disso, indicar produtos complementares é uma ação interessante para aumentar as compras dos usuários e fidelizá-los.

Definir estratégia de comunicação

Quando os consumidores entrarem em contato com sua empresa, como a marca deve se portar? É necessário definir se a linguagem empregada será mais formal ou informal, mais técnica ou simples. Essas decisões são tomadas de acordo com o perfil do cliente-ideal.

Além disso, você também deve definir a personalidade que sua empresa tem nas redes sociais e mesmo no WhatsApp. Ela lutará por valores sociais ou morais? Quais serão e como a marca os divulgará? Essas decisões farão com que o usuário realmente decida se vale a pena seguir as páginas da empresa na internet.

Vale lembrar que os internautas não querem acompanhar empresas apenas por seu aspecto comercial. Ao contrário, querem criar laços parecidos com os que têm com amigos e parentes. Por isso, a definição da voz empresarial se torna tão importante.

Aumenta as vendas e os lucros

Para aqueles que trabalham com vendas, o bom relacionamento com os clientes pode evitar prejuízos com o cancelamento de compras e a devolução de produtos. Quando a empresa está disponível para ouvir eventuais reclamações dos consumidores e fazer trocas, ela evita que o cliente busque os produtos da concorrência e, em alguns casos, pode até converter as reclamações em novas vendas.

Já para as empresas que trabalham com a prestação de serviços, é essencial ouvir as críticas dos clientes, tomando providências para corrigir eventuais falhas e, se for o caso, refazer todo o serviço que foi entregue, evitando a migração para a empresa concorrente. Dessa forma, o relacionamento com os clientes será mais eficaz.

Viu só como é importante manter um bom relacionamento com os clientes? Além de melhorar a imagem da empresa, aprimorar a comunicação e possibilitar o investimento em marketing de conteúdo, é possível aumentar as vendas e os lucros, que é o real objetivo de toda empresa, não é mesmo?

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