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A importância de definir o público-alvo de uma campanha de marketing

por BulkServices



Para desenvolver estratégias de marketing digital e ter um bom posicionamento de seu negócio no mercado, é essencial definir o público-alvo. Essa é uma das etapas mais importantes de todo o seu planejamento, que o ajudará a alcançar seus objetivos e conquistar ótimos resultados em vendas.

Porém, nem todos sabem da real importância do público-alvo ou o definem de forma equivocada. Para ajudar você a entender mais sobre isso e saber como definir o público-alvo do seu negócio, fizemos este post. Confira!

O que é público-alvo?

Quando você pensa em desenvolver um produto ou serviço como empreendimento, logo imagina em quem pode adquiri-lo. Mas, o público-alvo não é apenas quem você acha que pode adquirir os seus produtos.

Podemos definir o público-alvo como um conjunto de pessoas que se identificam com a cultura e o posicionamento da sua empresa. Além disso, são pessoas que possuem características em comum, como cargo, idade, sexo ou renda.

É a partir dessa identificação com a marca que você pode traçar estratégias para convencê-los de que o seu produto é o melhor para eles. No marketing digital, público-alvo é o mesmo que chamamos de target, que é o público que você deseja atingir.

Muitos podem confundi-lo com persona, o que está errado! É preciso saber as definições corretas de cada termo e suas diferenças.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Diferentemente do público-alvo — como definimos acima —, a persona é uma representação de seu comprador ideal.

Ou seja, não é um conjunto de pessoas, mas apenas um perfil semifictício de um cliente construído a partir de informações semelhantes às do seu público-alvo, pesquisas de mercado, pesquisas com clientes e suposições.

Ao criar a sua persona, é possível que você compreenda com mais facilidade as dúvidas e os interesses de seu público-alvo, otimizando o processo de conversão de clientes e gerando mais vendas.

O que são os stakeholders?

O termo, cuja tradução em português significa parte interessada, é utilizado para representar todos os agentes que são de interesse para sua empresa. Podemos citar alguns exemplos como mídia, grupos de pressão, investidores, colaboradores, concorrentes, consumidores, sindicatos, entre outros.

Ainda que não sejam o foco principal de suas ações estratégicas de marketing, é sempre importante saber quem são para ter uma visão do todo, e diminuir a margem de erros nas campanhas.

Hoje, é comum vermos campanhas de marketing de grandes empresas que levaram em conta somente um tipo de público, mas não visualizaram os stakeholders e seu posicionamento perante aquele tipo de ação. O resultado normalmente acaba em retratação por parte da empresa.

Por que é importante definir o público-alvo?

A base de um negócio bem-sucedido é o relacionamento que a empresa mantém com seus clientes. Isso porque são eles que vão comprar com você, avaliar a sua empresa e indicá-la para outras pessoas. Por isso, é necessário comunicar-se bem com eles.

Ao implementar suas estratégias de marketing digital, seja para a produção de conteúdo para redes sociais, blogs ou envio de e-mail marketing, você precisa saber exatamente com quem está falando. Assim, você conseguirá atingir o seu público-alvo de forma positiva e passar a sua mensagem com a linguagem adequada.

A partir disso, você consegue transformar seus leads em clientes mais rapidamente — e seus clientes em fãs, o que chamamos de fidelização. O custo cai e suas vendas aumentam. Não é ótimo?

Como definir o público-alvo?

Pesquise: O primeiro passo para definir o seu público-alvo é conhecer o seu mercado de atuação. Pesquise seus concorrentes, modelos de negócios e se há demanda do seu produto no mercado.

Delimite seu público-alvo: Se você já tem uma base de clientes, pode analisar essas informações para delimitar o seu público-alvo. Também é preciso pesquisar os dados demográficos, como idade, sexo, renda, localização, ocupação e estado civil, por exemplo.

Vale ressaltar, que essa delimitação é importante para focalizar seus esforços, ou seja, ser mais eficiente em suas estratégias, alcançando mais pessoas realmente interessadas em sua oferta.

Como desenvolver a oferta para seu público?

Uma vez definido seu público, você deve pensar, estudar, planejar e organizar a melhor oferta para atender as necessidades dele, além de entender seus hábitos.

Vamos supor que sua loja venda roupas para homens e mulheres de todas as idades, mas você descobriu que no bairro em que está — apesar de seu público principal ser as mulheres adultas — elas têm o hábito de levar suas filhas e respectivas amigas para acompanhá-las nas compras.

Caberia analisar se vale colocar em destaque, além de roupas femininas adultas, as roupas femininas do setor teen. De acordo com os hábitos é possível detectar e até mesmo influenciar novas compras, satisfazendo a clientela e aumentando o ticket médio.

Perceba que preparar uma oferta especial para um público específico é bem diferente do que apenas vender um produto para qualquer pessoa. Não é que as pessoas que fogem da definição do target principal não podem ou, eventualmente, não vão se interessar pelo que você vende.

Mas, a probabilidade de sua empresa encontrar as pessoas que querem comprar o que você vende ao focar em seu público-alvo é muito maior. 

Isso acontece, pois, o consumidor, cada dia mais, deseja adquirir produtos (ou serviços) exclusivos, personalizados, que representem seus ideais, seu estilo e suas crenças. As pessoas expõem seu jeito de ser em suas aquisições.

Encontrar as pessoas certas significa conseguir mais clientes satisfeitos, aumentar as vendas, ter maior reconhecimento de marca no setor em que atua e, consequentemente, acontecer o crescimento da empresa.

Como o público-alvo impacta efetivamente as campanhas de marketing?

Nas campanhas de marketing, existem alguns pontos muito importantes para que se tenha sucesso. Um deles é a definição dos canais de comunicação e divulgação da campanha.

Adivinhe como esses canais são escolhidos? Isso mesmo, com base no público-alvo. É necessário conhecer quem é o seu consumidor para poder saber em que lugar ele está, ou seja, quais meios de comunicação ele mais utiliza, como ele faz suas compras e o que o influencia.

Sabendo suas preferências, suas influências e como encontrá-lo, o time de marketing é capaz de desenvolver uma comunicação muito mais eficaz, com uma linguagem adequada ao público e aos canais selecionados.

Outros dados podem ser acrescentados de acordo com a necessidade do seu negócio. Assim, você pode definir melhor o seu público-alvo, direcionando estratégia e investimentos para as pessoas que estão mais propensas a comprar com você.

Lembre-se de que o seu público-alvo pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o comportamento de seus clientes ou inovações tecnológicas. Por isso, sempre atualize suas pesquisas e os dados da sua base de clientes para continuar gerando vendas e expandindo seus negócios.

Agora que você já sabe como definir o público-alvo, siga nossa página no Facebook para se informar ainda mais sobre estratégias de marketing digital. Elas são essenciais para o sucesso do negócio e você precisa estar atento para atuar de forma correta e conquistar ótimos resultados!

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