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10 maneiras de utilizar o WhatsApp em uma estratégia de marketing

por BulkServices



Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade.

Mais de 90% dos brasileiros que possuem smartphone têm, também, o aplicativo instalado no celular. E, se você gerencia um negócio, saiba que é possível utilizar o WhatsApp em estratégia de marketing e conseguir bons resultados por meio do recurso.

Entretanto, apesar de seu potencial, é preciso criar um planejamento para usá-lo de maneira que faça sentido para o empreendimento. Assim como o e-mail marketing, é necessário ter organização para saber o que fazer e quais serão os resultados do plano.

Confira, agora, 10 maneiras de utilizar o WhatsApp em uma estratégia de marketing!

1. Antes de tudo, planeje

Por mais eficiente que essa ferramenta seja, utilizá-la sem um planejamento pode trazer consequências negativas para uma empresa. É preciso saber dosar o número de mensagens enviadas, justamente para não invadir o espaço de seu cliente.

Deve-se criar um plano, destacando o tipo de conteúdo que será entregue por meio da plataforma, em quais horários e em quais etapas. Há algumas lojas que enviam uma mensagem para as pessoas assim que novos produtos do interesse delas ficam disponíveis; outras estão utilizando o WhatsApp para colher feedbacks, por exemplo.

Crie um cronograma especificando quais são as formas de contato que serão empregadas e em quais horários do dia.

2. Abuse da criatividade

Pense fora da caixa! Utilize a criatividade para conquistar potenciais clientes e trazê-los para o universo do seu negócio. As novas tecnologias são ótimas formas de interagir com o público de uma forma diferente.

Não faça uso da ferramenta apenas para vender. Estreite o relacionamento, converse e interaja com as pessoas.

Criar um conteúdo divertido, que tenha alguma relação com a sua empresa e com o produto vendido, é uma maneira de criativa de se comunicar por meio da plataforma. E, como as informações são compartilhadas rapidamente no WhatsApp, há grandes chances de seu material viralizar e ser visto por milhares de usuários.

3. Utilize a ferramenta para receber feedbacks dos clientes

Por mais que canais como Twitter, Facebook e Instagram sejam ótimos para ficar mais perto do público, é preciso estar sempre se adequando à realidade dos clientes.

O feedback é um dos melhores indicativos sobre o que deve ser aprimorado em sua empresa. E, como a maioria das pessoas tem acesso a essa tecnologia, é possível utilizá-la para saber o que estão achando sobre um produto/serviço.

Uma forma de colher depoimentos dos consumidores é realizando uma série de perguntas padronizadas, a partir de mensagens curtas e objetivas. Peça para que a pessoa participe e dê uma opinião sincera sobre a mercadoria consumida, sua qualidade e a experiência vivenciada, em troca de algum benefício.

4. Ofereça um atendimento mais ágil

Como o WhatsApp é uma ferramenta que permite uma comunicação mais rápida, ele acaba se tornando um item essencial nas estratégias de fidelização do cliente, principalmente para sanar as dúvidas dos consumidores de maneira eficiente.

Hoje em dia, como todo mundo está com o seu smartphone em mãos, a agilidade do aplicativo o transforma em um poderoso instrumento de comunicação — inclusive para oferecer um suporte mais personalizado.

Ao receber uma mensagem, procure responder o mais rápido possível, mas sem perder a qualidade do atendimento. Para que a estratégia seja efetiva, é necessário possuir ao menos um colaborador capacitado para disponibilizar esse tipo de interação por meio do aplicativo.

5. Elabore mensagens padronizadas para facilitar o atendimento

A gravação de áudios curtos, com as principais perguntas e respostas sobre um produto ou serviço, agiliza o atendimento realizado pelo aplicativo. A estratégia é ideal para sanar as dúvidas de seus potenciais clientes. Assim, não será necessário enviar mensagens todas as vezes que a mesma interrogação surgir.

Reúna os questionamentos mais comuns sobre a marca e suas mercadorias. A partir desse conteúdo, crie as mensagens padronizadas — em textos, vídeos e áudios — para otimizar o tempo de atendimento.

Dessa maneira, será possível esclarecer todas as possíveis dúvidas de potenciais compradores sem ter que digitar a mesma nota toda vez e, consequentemente, poupar tempo.

6. Crie grupos para aumentar a interação

Os grupos são espaços onde as pessoas estão para reencontrar amigos e conversar com colegas de trabalho, família, parentes etc. Esse recurso possibilita que uma empresa crie ambientes específicos para categorias distintas de clientes.

É possível, por exemplo, criar um grupo que ofereça descontos e promoções para novos consumidores. Outra dica é pensar em um espaço para reunir os VIPs, com aqueles que já conhecem a companhia e têm potencial para se tornar clientes fidelizados.

Porém, é preciso disponibilizar descontos reais e benefícios que façam sentido para essas pessoas. A vantagem para a marca é a segmentação de público por meio dos grupos, possibilitando a comunicação com diferentes perfis de compradores.

7. Melhore o pós-venda de sua empresa

Para muitas empresas, a experiência que o cliente tem com o produto pouco importa, desde que a venda tenha sido concluída. Responder uma dúvida ou demonstrar interesse pela vivência do público é uma forma de se aproximar, estreitar a relação e plantar a semente da fidelização.

É preciso, porém, ter rapidez e disposição para resolver um problema e/ou responder às dúvidas (caso haja alguma).

Depois de fechar a venda, espere um período de 24 horas e mande uma mensagem perguntando o que o comprador achou, como está sendo a experiência com o produto e se há alguma coisa que a marca possa fazer. Ter a certeza da satisfação do consumidor é a garantia de que a companhia está fazendo um ótimo trabalho.

8. Utilize fotos e vídeos para aumentar sua presença digital

Como muitos usuários utilizam o WhatsApp de forma recorrente, as chances de algum conteúdo viralizar são bem grandes. As empresas que estão apostando nesse canal como estratégia de marketing precisam explorar recursos como fotos e vídeos para estimular a divulgação boca a boca de seus produtos.

Uma forma é incentivar seus clientes a tirarem fotos ou gravarem vídeos sobre os produtos, relatando suas experiências e quais as vantagens percebidas por eles.

Dessa forma, além da produção de um conteúdo que pode ser visto e compartilhado por outros usuários, cria-se a possibilidade de novas pessoas se interessarem pelas mercadorias ou pelos serviços comercializados por sua empresa.

9. Envie lembretes de acordo com as preferências do público

Outra estratégia de comunicação que é muito eficaz e pode ser utilizada na ferramenta envolve os lembretes fornecidos. Se você fez uma venda online, é possível enviar informações relacionadas à entrega via WhatsApp.

Caso o cliente esteja com uma conta perto de vencer, um lembrete educado e bem colocado pode agilizar seu pagamento. A ideia é utilizá-lo para alguma finalidade específica — e não para empurrar ofertas e promoções ao público.

Além de melhorar o relacionamento, esse recurso tem o potencial de criar um laço afetivo com o consumidor, aumentando a participação em seu dia a dia. Porém, os lembretes devem ser contextuais e fazer total sentido para quem o estiver lendo.

10. Divulgue vídeos ou imagens sobre o funcionamento dos produtos

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Utilizando essa máxima, é possível divulgar produtos ou serviços oferecidos em sua companhia por meio de fotos e vídeos.

A ideia é mostrar como uma mercadoria é preparada e armazenada (ou como se dá o seu funcionamento), com o sentido de apresentá-la aos clientes.

Os vídeos podem ser mais explicativos, enquanto as imagens serão utilizadas para apresentar detalhes e especificações capazes de agregar valor no momento da compra. Essa estratégia é ideal para lançamentos de produtos ou serviços.

Lembre-se de que os vídeos não podem ser muito extensos, para não saturar o usuário. E as imagens, por sua vez, devem estar em alta qualidade, para que o item não tenha sua divulgação prejudicada.

Bônus: a importância do WhatsApp como ferramenta de marketing

Como o WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas no momento, o aplicativo se tornou um excelente canal para se relacionar com seus clientes. Diferentemente das redes conhecidas, nele é possível adotar uma abordagem mais pessoal e personalizada, para uma aproximação com o público e suas necessidades.

Um exemplo é o emprego da ferramenta como uma forma ágil de fazer contato. Muitos usuários esperam uma resposta rápida quando usam esse meio para relatar um problema ou tirar alguma dúvida. As companhias que conseguirem entregar essa agilidade ganharão o respeito e a atenção do consumidor.

Outro ponto importante é que o aplicativo é totalmente gratuito. Isso quer dizer que não é necessário realizar qualquer investimento para usá-lo. Porém, é preciso criar um planejamento estratégico para poder aproveitar todos os benefícios e recursos da plataforma.

Compras, reservas e pedidos por texto também são muito comuns no Whatsapp. É possível encontrar empresas que só realizam vendas por meio do aplicativo, já que a facilidade de comunicação e a praticidade são os pontos altos da ferramenta.

Ao explorar o WhatsApp e elaborar um plano estratégico que o envolva, você será capaz de enxergar o potencial que o veículo tem na interação com o comprador e no atendimento realizado.

Com tantos usuários ativos, essa é uma prática que vem ganhando mais força no mercado. Seguindo as boas práticas, é possível introduzir a ferramenta em seu negócio e aumentar os resultados, seja em vendas ou na fidelização de clientes.

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